Equilibrista

equilibrista

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Educação Física Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O equilibrista é um artista de circo que faz grandes exibições demonstrando a destreza que tem e o seu equilíbrio acrobático. Podemos dizer que ele é, também, um acrobata. Os seus números podem ser feitos em cima de cordas, arames, bicicletas, animais, entre outros.

O mundo do circo é cheio de magia e mistério e, por isso mesmo, atrai os olhares de todos os que amam artes. Para aqueles que têm prazer em fazer exercício físico e têm domínio do seu corpo, estas artes são ainda mais fascinantes.

O equilibrismo é uma das artes circenses que mais atrai os olhares do público. Existe sempre um misto de sensações: fascínio e medo. É impossível não ficar maravilhado ao ver a destreza dos equilibristas, mas também é difícil controlar aquela sensação de medo que o artista caia e se magoa a sério.

É esta adrenalina que faz o dia a dia destes artistas.

Se estás a pensar seguir uma profissão artística e o circo te atrai, então não deixes de ler este artigo, pois vamos dar-te a conhecer a profissão de equilibrista.

Vais descobrir o que ele faz no seu dia a dia, quais as funções que desempenha, quais são as possibilidades no mercado de trabalho e o que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Vens connosco?

O que faz um Equilibrista?

O equilibrista faz apresentações artísticas nas quais mostra a grande destreza que tem, assim como o seu equilíbrio acrobático. Os seus números são verdadeiras acrobacias em cima de arames, cordas, bicicletas, cavalos, entre outros objetos, geralmente a grandes altitudes.

É possível que este artista use outros objetos durante os seus números, como malabares, arcos, entre outros. A manipulação destes objetos faz com que os números de equilibrismo sejam mais difíceis de executar, mas também os tornam mais emocionantes e belos aos olhos do público.

Os equilibristas são capazes de manter o equilíbrio nas posições mais difíceis, parecendo quase que impossíveis aos olhos dos “comuns mortais”.

Quais as suas funções

O principal objetivo dos números de equilibrismo é entreter o público. O equilibrista, como qualquer artista, quer ver os olhos das pessoas brilharem, suspirarem, vibrarem com cada manobra que fazem.

Para ser um bom profissional, não basta ter técnica e talento. Não basta ter disciplina corporal, nem treino. Antes de qualquer outra coisa, é preciso ter coragem para executar estes números.

Os equilibristas são uns aventureiros, que se desafiam a eles mesmos diariamente. Os limites existem para serem quebrados, sem medos.

Tratando-se de exibições com um certo risco envolvido, estes artistas nunca seriam capazes de os realizar se não fossem corajosos.

É claro que o treino é essencial. O equilibrista treina todos os dias, entre 6 a 8 horas. É uma rotina muito complicada, mas vale a pena. É uma profissão com muitos riscos, mas admirável, acima de tudo.

Se estás decidido a seguir esta profissão, então tens de trabalhar muito o teu foco e concentração, além das técnicas próprias do equilibrismo.

Saídas no Mercado de Trabalho

Os equilibristas são artistas que trabalham, na sua maioria, em circos. Sendo o equilibrismo uma das artes circenses mais admiradas e conhecidas, é normal que a maior parte das oportunidades de trabalho sejam no mundo do circo.

Existem também algumas oportunidades em eventos, mas estes são serviços freelancers e não acontecem com muita regularidade.

Sendo assim, se quiseres tornar-te equilibrista, a melhor escolha é conseguires um emprego numa companhia circense.

Como entrar na carreira de Equilibrista?

Se queres seguir a carreira de equilibrista, antes de mais nada tens de treinar bastante o teu corpo. Entrar numa escola de circo é indispensável. Vais aprender as melhores técnicas de equilibrismo, além de outros números, como malabarismo, por exemplo.

Treinar todos os dias é o segredo para te tornares um bom profissional. Por isso, tens de estar bastante focado e determinado.

Não é um caminho fácil, vai haver dias em que a tua vontade é desistir de tudo. Mas quando a paixão por uma arte é grande, as forças nascem de um lugar que não sabemos onde é.

Portanto, não desanimes. Pensa que o teu futuro está nas tuas mãos e só depende de ti conseguires aquilo que tanto queres.

Onde estudar Equilibrismo?

Portugal:

Brasil:

Estás à espera do quê para te inscreveres numa destas escolas de circo? Com toda a certeza, vais aprender tudo o que precisas para te tornares um grande equilibrista. Nós, do Guia das Profissões, desejamos que o teu futuro seja brilhante e cheio de sucesso.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top