Diretor de Dobragem (Dublagem)

diretor de dobragem (dublagem)

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

História da Cultura e das Artes Línguas Literatura Oficina de Artes

Idiomas:

Francês, Inglês, Português

O diretor de dobragem é o profissional que sugere o elenco que vai fazer a dobragem (dublagem) de um filme e coordena todo esse trabalho.

Embora, em Portugal, haja ainda uma certa resistência à dobragem de filmes, existem indústrias que não podemos fugir, como é o caso da animação, por exemplo. Afinal de contas, as crianças pequeninas não conseguem ler legendas, e a verdade é que as legendas acabam por “distrair” os pequenos de toda a magia do filme.

Portanto, e apesar da resistência, temos assistido a uma “quebra” no preconceito e temos hoje um mercado nesta área mais ampla.

Se o mundo do cinema te atrai, e se gostavas de trabalhar com dobragem, então estás non sítio certo. Aqui, vamos mostrar-te o que faz um diretor de dobragem, quais as funções que tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho, assim como outras informações importantes para entrares nesta carreira com o pé direito.

Vamos?

O que faz um Diretor de Dobragem (Dublagem)?

O diretor de dobragem é o profissional que sugere o melhor elenco para estar à frente da dobragem do filme. É ele, também, que trata de todo esse processo.

A dobragem em Portugal tem vindo a evoluir bastante nos últimos anos, e temo-nos aproximado da indústria da restante Europa. O grande problema das dobragens portuguesas é que adaptavam tudo. Nos restantes países, havia uma tentativa de aproximação ao máximo do original.

Atualmente, estamos a seguir nesse sentido. Sem dúvida, esse é o caminho certo. A dobragem nada mais é do que uma tradução audiovisual na qual a faixa de som é traduzida e esta vai substituir o original.

Tratando-se, então, de uma tradução, esta tem de ser fiel ao original. Por isso, a imagem e o som têm de estar em perfeita harmonia.

Conhece também a profissão de Assistente de Produtor Cinematográfico

Quais as suas funções

O diretor de dobragem tem como função estar à frente de todo o processo de dobragem. Sendo assim, é ele que:

  • Sugere o elenco para trabalhar na dobragem de um determinado filme
  • Esquematiza a produção
  • Orienta a interpretação dos dobradores (dubladores) / atores
  • Programa horários de trabalho
  • Orienta o sincronismo dos dobradores
  • Distribui tarefas entre os diferentes membros da equipa
  • Assegura a qualidade da dobragem

O processo da dobragem começa assim que os ficheiros e guiões chegam à empresa de dobragem. Estes são enviados aos tradutores, para que estes façam a tradução dos mesmos para português.

Assim que a tradução está concluída, é enviada para o estúdio. É aí que começa o trabalho do adaptador, o qual vai adaptar as falas das personagens à imagem, assim como irá dirigir a série.

O diretor de dobragem faz o casting para escolher o elenco que dará voz às personagens do filme. Depois que o elenco está escolhido, cada um dos atores/dobradores gravam a dobragem.

O diretor, à medida que se vai fazendo a dobragem, orienta os profissionais para que estes se mantenham fiéis à personagem que estão a dar voz. A verdade é que não se trata de uma representação como no teatro ou TV, pois não há uma total liberdade.

Faz os nossos Testes para descobrir as profissões que encaixam no teu perfil!

Saídas no Mercado de Trabalho

Embora, nos primórdios do cinema, tenha havido uma grande rejeição das dobragens em Portugal, hoje evoluímos bastante e temos assistido a uma abertura maior por parte do público.

Podemos dizer que a indústria de dobragens tem hoje alguma força e relevo, o que torna o mercado de trabalho para o diretor de dobragem mais favorável.

Talvez o facto de, após a Segunda Guerra Mundial, o Estado Novo ter proibido a dobragem dos filmes em Portugal, tenha ajudado à rejeição desta indústria, assim como a falta de qualidade das mesmas.

No Brasil, as dublagens sempre foram mais bem aceites pelo público em geral, o que faz com que existam mais oportunidades de trabalho.

Se queres trabalhar como diretor de dobragens (dublagens), encontras trabalho em empresas que se dediquem a essa indústria. Não são assim tantas ofertas, mas com certeza vais conseguir uma oportunidade.

Como entrar na carreira de Diretor de Dobragem (Dublagem)?

Para seguires a profissão de diretor de dobragem, embora não precises de uma formação, o ideal é que entendas como a indústria funciona. Afinal, se queremos dirigir uma equipa de dobradores, temos de saber como é esse trabalho.

Por isso, se queres entrar nesta carreira com o pé direito, o melhor que tens a fazer é procurar um curso em dobragem e locução. Além de te permitir fazer um bom trabalho como diretor, vai abrir-te portas para trabalhar como dobrador de filmes.

A verdade é que o mais comum é que comeces a trabalhar como dobrador. São raríssimos os casos em que começam a atuar logo como diretor.

Para te ajudarmos, reunimos aqui alguns cursos que te podem interessar para aprenderes esta arte.

Vamos?

Onde estudar para Diretor de Dobragem (Dublagem)?

Portugal:

Brasil:

Queres tornar-te um diretor de dobragem (dublagem) de sucesso? Então não deixes de investir na tua formação e procura sempre mais conhecimentos para evoluíres como profissional. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top