Estucador

estucador

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Alta

Disciplinas do secundario:

Desenho Educação Física Geometria Descritiva Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Português

O estucador é um profissional da construção civil que é responsável por fazer os acabamentos com argamassa de gesso ou estuque. Os estucadores podem ainda especializar-se em estucagem artística tradicional e restauro.

Podemos dizer que este profissional faz obras em estuque ou gesso, de uma forma geral. Além disso, faz o revestimento para o suporte do estuque, colunas, beirais, entre outros.

É um trabalho físico que envolve muito esforço ao longo do dia, assim como a maioria dos trabalhos da construção civil.

Se estás a pensar seguir esta carreira, então estás no sítio certo! Nós vamos mostrar-te tudo o que precisas fazer para seres um estucador de sucesso. E podemos adiantar já que é uma excelente escolha, até porque a construção civil está em alta e atualmente é um trabalho procurado por poucas pessoas.

Estás curioso para saber mais, não é verdade?

Então continua a ler este artigo!

O que faz um Estucador?

O estucador aplica várias camadas de estuque, ou gesso, nos tetos, paredes e divisórias. Estas camadas podem ter objetivos funcionais ou decorativos. Para este último, normalmente contratam-se estucadores especializados em estucagem artística tradicional. Quando se trata de um restauro, também é normal dar-se prioridade àqueles que se especializaram na área.

Regra geral, os estucadores começam o seu trabalho com a limpeza e a preparação das superfícies que vão estucar. Depois pregam uma malha de arame de forma que o estuque, ou o gesso, se fixe melhor.

Só depois destas tarefas concluídas é que ele começa a trabalhar o gesso ou o estuque. Ele faz a mistura do gesso e do estuque para que fique com a consistência certa e aplica no local desejado com uma espátula, pistola ou escova. Normalmente é preciso aplicar entre duas e três camadas.

Depois de aplicadas as camadas de gesso e estuque, o estucador desbasta a superfície com um arranhão. Este passo é essencial para que o acabamento fique bem fixo.

Só depois é que se criam as texturas decorativas. Para isso, usamos espátulas, pincéis, pedras, entre outros elementos, dependendo da decoração pretendida.

No fim, aplicam-se ceras ou selantes para que o acabamento fique protegido, e também para tornar a limpeza mais simples.

A aplicação de gesso em paredes e tetos interiores é uma excelente opção para que as superfícies isolem o som e também para que sejam resistentes ao fogo. Em alguns casos, os estucadores também podem instalar sistemas de isolamento externos.

Ainda não sabes se esta é a profissão certa para ti? Então experimenta os nossos testes vocacionais!

Quais as suas funções

O estucador tem como principal função fazer revestimentos em estuque ou gesso (argamassa com base de cal e areia, também chamado de reboco). Além disso, este profissional pode ser especializado em estucagem artística. Neste caso, podemos dizer que este profissional é um artista, até porque é ele quem faz todos os ornamentos artísticos das construções.

O estucador tem também outras tarefas ao longo do dia, como:

  • Medir, fazer marcações e instalar painéis ornamentais
  • Fixar os painéis a tetos, paredes e batentes
  • Cobrir buracos e juntas
  • Aplicar revestimentos de proteção no exterior da construção
  • Analisar desenhos e outros relatórios descritivos
  • Restaurar ornamentos
  • Montar divisórias, tetos falsos e pré-fabricados de gesso

Este é um trabalho muito exigente ao nível físico, tal como muitas outras profissões da área da construção civil. Para teres uma ideia, estes profissionais ficam quase o dia todo em pé, a maior parte do tempo curvados ou agachados para colocar o estuque.

Numa mão têm uma placa com um suporte na parte inferior, na qual se coloca o gesso. Como o gesso pode ser pesado, o facto de ter de estar a segurar na placa exige muita resistência muscular no braço.

O ambiente de trabalho também pode ser sujo e poeirento (é assim na maior parte das vezes), podendo causar irritações oculares e de pele. Irritações pulmonares também podem ocorrer. Por isso, é fundamental que uses sempre óculos, luvas de proteção e máscara.

Descobre também a profissão de Desenhador da Construção Civil

Saídas no Mercado de Trabalho

A maior parte dos estucadores encontram-se a trabalhar na indústria de empreiteiros especializados, na área da construção civil. Como a construção civil é uma área que está em crescimento, existem excelentes oportunidades de trabalho.

No entanto, vale lembrar que a construção civil é o setor que primeiro dá sinais de queda em momentos de crise económica. Mas também é verdade que é o primeiro a dar sinais quando a economia começa a “levantar”. Deves ter este aspeto em consideração na hora de decidires.

Embora a maior parte dos estucadores estejam na indústria de empreiteiros especializados, existe a possibilidade de trabalhares como autónomo, fazendo trabalhos esporádicos para empresas ou particulares.

Como entrar na carreira de Estucador?

Embora não seja obrigatório ter um curso especializado para exerceres as funções de estucador, a equipa do Guia das Profissões aconselha sempre a que faças uma formação antes de entrares no mercado de trabalho.

Estes cursos são práticos e preparam-te para o dia a dia de trabalho. Além disso, se quiseres trabalhar com estucagem artística ou restauro, este curso é obrigatório. Ninguém te irá contratar se não tiveres uma formação séria que te dê competências nestas áreas.

Em Portugal, este curso não tem uma duração inferior a 900 horas, mas vai valer a pena o esforço. Este curso tem uma parte prática muito forte, mas também integra uma componente teórica.

Este curso enquadra-se no nível 2 de qualificação da União Europeia, o que te permite trabalhar em qualquer país da UE.

No Brasil, existe também o curso de Conservação e Restauro de estuque. Este curso é essencial para quem quiser trabalhar com a preservação do património cultural, mas também para todos os que trabalhem na área da construção civil ou até para aqueles que estão a tirar o curso de arquitetura, edificações ou engenharia.

Onde estudar para Estucador?

Portugal:

Brasil:

Gostavas de seguir a profissão de estucador? Então não penses duas vezes e procura um curso que vá de encontro com as orientações que te passamos. Vai valer a pena o esforço. Acredita!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top