Agente Musical

Agente Musical

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

História da Cultura e das Artes Línguas Oficina de Artes Psicologia Sociologia

Idiomas:

Espanhol, Francês, Inglês, Português

O agente musical é a pessoa que consegue organizar espetáculos ao vivo, e é ele o responsável por fazer a agenda dos artistas. Qualquer espetáculo é organizado por um agente, principalmente quando os artistas ainda não têm uma legião de fãs para encher uma sala de um coliseu, ou outra sala de espetáculos.

Os artistas não vivem sem os agentes musicais, da mesma forma que os agentes não vivem sem os artistas. É uma “via mão dupla”, sendo que uns dão de ganhar aos outros. Os agentes conseguem espetáculos para os artistas, mas os agentes só vendem espetáculos se houver artistas para tocar.

Para seres bem-sucedido nesta profissão, tens de ser uma pessoa comunicativa, sociável e com perfil empreendedor e de liderança.

Se achas que preenches estes requisitos, então continua a ler este artigo porque vamos contar-te tudo o que precisas saber sobre esta profissão.

Vamos?

O que faz um agente musical?

O agente musical faz o agenciamento de artistas musicais. É a pessoa que marca concertos para os artistas e bandas, que consegue fazer com que os promotores de eventos queiram fazer um concerto de um artista ou banda, convencendo-os de que eles conseguem encher uma casa de espetáculos.

Tendo em conta que os espetáculos ao vivo são, sem dúvida, o foco de todos os artistas, pois é aí que eles conseguem ganhar realmente dinheiro, os agentes musicais são elementos essenciais nas suas carreiras.

Este profissional ganha uma percentagem do que o artista ou banda recebe pelos espetáculos. Geralmente, varia entre 10 e 20%.

Como é ele que programa as digressões e marca a grande parte dos espetáculos, podemos dizer que é o braço direito dos artistas e bandas que ele representa. Quando os artistas ainda estão no início de carreira, os agentes costumam trabalhar para conseguir a primeira parte de outros artistas já reconhecidos no mercado.

Qualquer agente que queira marcar presença no mercado musical tem de estar muito atento a todas as tendências, àquilo que as pessoas estão à procura, e não pode querer ter um trabalho das 9h às 17h. Nesta profissão não existem horários. Qualquer hora é hora para tentar vender um espetáculo.

Quais as suas funções

O agente musical, também chamado de booking agente, ou booking manager, tem como principal função marcar concertos para as bandas ou artistas. É ele que fala com os programadores ou promotores musicais para vender espetáculos. Para os convencer, ele tem de vender os artistas, para que os promotores sintam que vão conseguir encher a sala de espetáculos.

É também o agente que negoceia o cachet do artista ou banda, assim como todos os detalhes do contrato. Para determinar todos estes itens ele tem de falar diretamente com o manager musical (empresário musical) do artista, ou banda, que ele está a vender.

Quando consegue um, ou mais, espetáculos, ele tem de organizar tudo o que diz respeito ao evento, incluindo a viagem dos elementos, a estadia (caso seja preciso) e as refeições para todos. Sendo assim, ele assume, em parte, a função do road manager.

Se queres ser um bom profissional na área, e destacares-te no mercado de trabalho, é importante que os artistas e bandas sintam que realmente é bom trabalhar contigo. Tens de tornar todo o processo fácil e simples. Como? Fazendo com que os artistas e bandas tenham todas as condições logo à chegada.

É importante que ofereças todas as condições em palco para o soundcheck assim que os músicos chegarem, assim como para o espetáculo.

Saídas no Mercado de Trabalho

O trabalho de um agente musical é independente, ou seja, ele é um trabalhador autónomo. Existem muitas oportunidades para quem quer seguir esta profissão, até porque não existem assim tantas pessoas que queiram entrar neste mercado.

No entanto, tens de saber, desde já, que é um mercado cerrado. Em Portugal, existem mais artistas do que festas e eventos, por isso vais estar a lutar numa verdadeira arena de leões.

No Brasil não é muito diferente. É certo que existem muito mais eventos do que em Portugal, mas também existem muito mais bandas e artistas querendo vencer.

O segredo está em conseguir bons contactos e uma boa rede de conhecimentos.

Existe também a possibilidade de trabalhares numa agência de artistas. Neste caso, tanto podes trabalhar com contrato de trabalho, como a freelancer (recibos verdes).

Como entrar na carreira de Agente Musical?

Se queres começar a trabalhar na área dos agentes de arte, mais especificamente como agente musical, é essencial que tenhas o perfil adequado. Assim, tens de ser uma pessoa comunicativa, com perfil de liderança e, de preferência, com experiência em vendas.

É claro que conhecimento do mercado da música é imprescindível. Este é um mercado muito particular, onde os conhecimentos são muito importantes. Uma referência vale mais do que um currículo de ouro. Por isso, se queres investir nesta profissão, esta na hora de fazeres com que a tua rede de contactos se multiplique.

As agências de artistas também são uma boa opção para quem está a começar. Vamos saber um pouco mais sobre elas?

O que faz uma agência de artistas?

Uma agência de artistas tem um portfólio de cantores a solo e bandas que faz o agenciamento. A agência entra em contacto com vários artistas e bandas com potencial de crescimento e tenta marcar concertos.

Assim que um artista entra para a agência assina um contrato de agenciamento de cantor. Esse contrato estipula todas as regras de relacionamento entre o cantor e a agência, incluindo a percentagem que fica para a agência.

Curso para agente musical

Embora não seja obrigatório, um curso pode ser uma vantagem se queres ter sucesso como agente musical. Em Portugal, encontras muitos cursos profissionais para agentes de arte, ou agentes artísticos. Neles aprendes muito sobre o mercado artístico no país, e as melhores formas de atuar como agente ou manager.

No Brasil também tem vários cursos que ensinam a como gerenciar a carreira de um artista. Pode tirar um curso presencial, mas tem já a possibilidade de achar um curso online (EAD).

Onde estudar para Agente Musical?

Portugal:

Brasil:

Sentes que o teu futuro é fazer o agenciamento de artistas musicais? Então não percas mais tempo e aproveita para fazer um destes cursos para agente musical. Tenho a certeza que vais ter muito sucesso na tua carreira!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top