Gestor de Tráfego Pago

Gestor de Tráfego Pago

Conheces a profissão de gestor de tráfego pago? Esta é uma profissão recente, que surgiu com a internet. Este gestor trabalha unicamente com campanhas de média pagas como, por exemplo, campanhas no Facebook Ads e no Google Ads. Hoje em dia, qualquer negócio online precisa deste trabalhador, então é uma das profissões de futuro!

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Teletrabalho, Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1500€ - 2000€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Geometria Descritiva, Materiais e Tecnologias, Multimédia, Psicologia, Sociologia
  • Idiomas: Inglês, Português

Sem dúvida, os gestores de tráfego pago têm um papel central nos negócios atualmente, porque as campanhas pagas nos veículos digitais são essenciais para o sucesso de um negócio.

Além de criar e gerir as campanhas, ele também identifica melhorias a fazer para a conversão. Então, ele consegue aumentar muito o número de vendas de um negócio.

As empresas procuram cada vez mais profissionais qualificados na área. Sem dúvida, as campanhas pagas são excelentes para os negócios conseguirem clientes e leads. Por isso, os gestores de tráfego pago significam um aumento nas vendas. E é por essa razão que eles são tão procurados nos dias de hoje.

Se tu gostas de internet e sonhas trabalhar nos média digitais, então esta pode ser a profissão que tanto procuravas! Além de trabalhares com o meio digital, encontras uma profissão com boa empregabilidade e salários acima da média.

Queres saber mais? Então continua a ler este artigo, porque vamos contar-te tudo o que precisas saber!

Vem connosco!

O que faz um Gestor de Tráfego Pago?

O gestor de tráfego pago cria e faz a gestão de campanhas pagas nos média digitais, como o caso do Google Ads e do Facebook Ads. Ele também faz testes A/B para saber quais as melhorias têm de fazer para aumentar a conversão.

O principal objetivo é conseguir mais clientes e leads para a empresa por meio destas campanhas. Nos últimos meses as empresas têm percebido uma diminuição no alcance orgânico das redes sociais. Nesse sentido, a procura por estes gestores é cada vez maior.

A empresa reserva uma verba mensal para o gestor gerir os anúncios feitos online. Com esse dinheiro, ele cria campanhas pagas, faz a gestão e depois analisa os relatórios dados para perceber se a campanha está a funcionar, ou se precisa de ajustes.

Não adianta fazer campanhas se o retorno para a empresa não é suficiente. Um bom gestor de tráfego pago tem de ter uma capacidade analítica forte para entender se determinada campanha está a dar o retorno esperado.

Caso a campanha não esteja a dar os frutos desejados, o gestor tem de fazer ajustes para melhorar a conversão.

Quais as suas funções

A principal função do gestor de tráfego pago é criar campanhas pagas nas plataformas digitais, mas também em ações na Landing Page, ou no acesso a sites, por exemplo.

Além disso, ele também:

  • Define o orçamento para as campanhas com os diretores e presidentes
  • Administra o orçamento destinado às campanhas de marketing
  • Cria anúncios e campanhas
  • Faz testes A/B nas campanhas
  • Faz relatórios de forma periódica com análise dos resultados
  • Acompanha as taxas de conversão

Saídas no Mercado de Trabalho

Como dissemos, a procura por gestores de tráfego pago é cada vez maior. As redes sociais são cada vez mais importantes para as empresas, até porque as pessoas passam muito tempo nas redes.

Hoje em dia, as empresas conseguem chegar às pessoas mais facilmente através das redes sociais, e o gestor é a pessoa certa para fazer chegar a marca de uma empresa até aos utilizadores das redes sociais.

A vantagem da internet é que permite segmentar o público a quem queremos chegar. Assim, as campanhas aparecem para o público que nós determinamos como alvo, ou seja, com as características correspondentes ao perfil da marca.

Por isso as empresas de médio e grande porte têm nos seus quadros gestores de tráfego pago. No entanto, empresas pequenas e micro-empreendedores também perceberam que as campanhas pagas podem ser uma excelente forma de alavancar as vendas, então contratam serviços temporários.

Sendo assim, podes trabalhar como empregado nos quadros de uma empresa, mas também podes trabalhar como freelancer, fazendo campanhas esporádicas.

Como entrar na carreira de Gestor de Tráfego Pago?

Saber trabalhar com campanhas pagas é essencial para trabalhar como gestor de tráfego pago. Existem cursos dedicados a este tema, e é bom ter um certificado final para encontrares um trabalho mais rápido. Além disso, existem algumas estratégias para conseguir trabalho na área. Ora vê!

Criar um site com dicas sobre anúncios pagos

Uma forma de obter clientes é criando um site onde dás dicas sobre como fazer anúncios pagos. A maioria dos empreendedores encontra os profissionais do tráfego pago ao procurar por informações sobre campanhas.

Muitos empresários querem aprender a fazer esses anúncios. Alguns deles conseguem até fazer essas campanhas e até são bem-sucedidos. No entanto, muitos não obtêm resultados e acabam por procurar os profissionais.

Então, se fizeres conteúdos com dicas sobre campanhas, os empresários vão chegar até ti mais rápido.

Networking

Networking são relações que se estabelecem com outros profissionais da área em que trabalhamos. Estas relações são fundamentais na área dos negócios, ainda mais quando se trata de internet!

Conversa com eles, troca algumas ideias… Podes até desenvolver laços de amizade com alguns! Se tiveres muitos clientes, até podes indicar algum dos teus amigos. E este tipo de indicação é mútua, então só tens a ganhar com isso!

Anúncios pagos

Apesar de trabalharem com anúncios pagos, a verdade é que muitos gestores esquecem de promover o seu trabalho por meios dessas campanhas. Mas esta é uma das formas de chegar aos teus clientes.

Onde estudar Gestão de Tráfego Pago?

Portugal e Brasil (online):

Se queres tornar-te um bom gestor de tráfego pago, não podes deixar de estar sempre a par das últimas tendências na área, assim como das alterações que se vão fazendo ao longo do tempo. Por isso, estuda sempre e informa-te sobre todas as novidades na área no tráfego pago. Sucesso!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima