Host / Hostess

Host Hostess

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Educação Física Línguas Psicologia

Idiomas:

Inglês, Português

O host (ou hostess, no feminino) é o profissional que recebe os clientes em bares, restaurantes, festas e outros eventos. Ele é o responsável por garantir que os serviços prestados têm um alto nível de qualidade e mantêm a fila de espera organizada.

Este rececionista, ou anfitrião, como também pode ser chamado, é a primeira pessoa que os clientes vão ver. Por isso, ele desempenha um papel importante em qualquer restaurante, bar ou evento.

Como costumamos dizer, a primeira impressão é a que fica. Então, se o anfitrião não passa uma boa imagem, pode prejudicar toda a organização.

Se gostas de lidar com o público e adoras trabalhos de relações públicas e similares, então este artigo foi feito para ti. Vamos dar-te a conhecer tudo o que precisas saber sobre a profissão de host / hostess.

Vens connosco?

O que faz um Host / Hostess?

O host, ou hostess (no caso das mulheres) recebe e encaminha os clientes em bares, restaurantes, festas e outros eventos. Ele é o grande responsável por manter a fila de espera organizada, assim como é a “cara” da empresa (pois é a primeira pessoa que os clientes vão ver).

Como sabemos, a primeira impressão conta muito. Mesmo que a comida servida num restaurante seja divinal, se o serviço do anfitrião for péssimo, dificilmente os clientes vão voltar. Afinal, ninguém quer ser recebido num local por alguém mal-educado e de “cara fechada”.

Apesar de parecer uma tarefa muito simples, a verdade é que esta é uma profissão que requer muito esmero e cuidado. A imagem tem de ser muito cuidada e o sorriso tem de estar sempre estampado no rosto. Ser educado e agir com calma é fundamental para que o host ou a hostess consiga bons resultados.

O objetivo é que os clientes e os convidados se sintam bem acolhidos e recebidos, ou seja, é fundamental que eles se sintam importantes e valorizados.

Conhece também a profissão de Recepcionista de Hotel

Quais as suas funções

O host, ou a hostess, tem como principal função receber os clientes ou convidados em bares, restaurantes, festas e outros eventos. Além de recebê-los, tem também de os encaminhar aos seus lugares, organizar e coordenar a fila de espera, verificar a lista de reservas (ou lista de convidados), retirar dúvidas e gerir conflitos.

Ele também faz os agendamentos e reservas por telefone ou por email (embora também o posso fazer presencialmente) e tira dúvidas acerca do espaço ou evento.

Como podemos perceber, estas são funções de grande responsabilidade num estabelecimento. É graças ao anfitrião, ou anfitriã, que o ambiente do estabelecimento se mantém tranquilo e organizado.

Como é ele o primeiro contacto dos clientes com a empresa, é fundamental que preste um bom atendimento, sempre com um sorriso no rosto, vestido impecavelmente e com muito gentileza.

Assim, ter conhecimento de boas maneiras e etiqueta é muito importante para quem quer seguir esta carreira. Conhecer o espaço onde trabalha é também essencial, para encaminhas os clientes / convidados aos lugares corretos.

Trabalhando em restaurantes e bares, este profissional também tem de conhecer bem todos os pratos e bebidas servidos. Ter conhecimento sobre a confeção dos pratos é também importante, para poder tirar dúvidas aos clientes ou para apresentar sugestões.

Antes de ires, espreita a carreira de Chefe de Recepção / Gerente de Recepção

Saídas no Mercado de Trabalho

O host, ou hostess, pode trabalhar em restaurantes, bares, teatros, salas de espetáculos e recintos de eventos. No caso dos bares, restaurantes e teatros, estes profissionais costumam ser contratados mensalmente. No entanto, quando os estabelecimentos só fazem eventos de forma esporádica, estes profissionais costumam ser contratados como freelancers.  

Se atuares como profissional autónomo, vais ganhar por hora (o valor varia muito de estabelecimento para estabelecimento, assim como de acordo com o tipo de evento).

Como entrar na carreira de Host / Hostess?

Se queres seguir a profissão de host / hostess, então é importante que tenhas uma imagem cuidada e que trabalhes as boas maneiras e a etiqueta. Se não sabes as regras de etiqueta básicas, o nosso conselho é que procures um curso rápido ou workshops que possam passar-te esses fundamentos.

A maior parte dos estabelecimentos exige que o anfitrião tenha a escolaridade mínima obrigatória. Além disso, em regiões onde existe mais turismo, os conhecimentos em línguas também são valorizados. Embora o inglês seja quase que obrigatório, também se valorizam profissionais que falem francês e espanhol, por exemplo.

Ter experiência com atendimento ao público também é importante. Por isso, é comum que antes de te tornares anfitrião, ou anfitriã, passes por outras experiências profissionais que envolvam o contacto com o público, como, por exemplo, rececionista de hotel.

Onde estudar para Host / Hostess?

Para te tornares host / hostess, o mais importante é que saibas lidar com pessoas e que tenhas boas maneiras. No entanto, alguns cursos podem ajudar bastante na hora de conseguires uma colocação numa entrevista de emprego.

Ora vê!

Portugal:

Brasil:

Queres tornar-te host, ou hostess, então pondera fazer um curso de receção em restaurantes e eventos, pois pode fazer toda a diferença. Nós temos a certeza que vais conquistar tudo aquilo a que te propuseres. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top