Limpador de Fachadas

limpador de fachadas

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Alta

Disciplinas do secundario:

Educação Física Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Português

O limpador de fachadas é o profissional responsável pela limpeza e conservação de fachadas de edifícios, sejam eles baixos, ou arranha-céus, e de diferentes revestimentos, como tijolo, pedra, vidro, entre outros.

Apesar de ser uma profissão menosprezada por muitos na nossa sociedade, estes profissionais são muito importantes. Não só eles trabalham na estética dos edifícios, como eles atuam na conservação das fachadas.

Sendo esta uma profissão que pode envolver o trabalho em alturas, envolve um certo grau de risco. Por isso, se tens medo de alturas ou vertigens, esta pode não ser a melhor carreira para ti.

Além disso, envolve grande esforço físico. Portanto, este ofício é perfeito para pessoas que gostam de se manter ativas durante todo o dia.

Se ficaste interessado nesta carreira, então continua connosco. Neste artigo vamos mostrar-te o que faz um limpador de fachadas, quais as funções que ele tem no seu dia a dia, quais as saídas profissionais e o que tens de fazer para seguir a profissão.

Vamos?

O que faz um Limpador de Fachadas?

O limpador de fachadas trata da limpeza de fachadas de pedra, tijolo, vidro e outros materiais, usando um jato de vapor ou outro material sob pressão. Este é um trabalho que envolve o conhecimento de técnicas de limpeza, equipamentos, assim como de produtos adequados para cada tipo de revestimento.

As fachadas dos edifícios, sejam eles residenciais ou comerciais, são as partes que se encontram mais expostas às variações climáticas. Por essa razão, precisam de limpeza e manutenção de tempos em tempos.

A frequência dos trabalhos depende muito do tipo de material usado no revestimento, assim como a qualidade desses materiais. Por exemplo, edifícios cujas fachadas são em vidro, precisam de limpeza bem mais frequente.

Existem outros fatores que influenciam a necessidade das limpezas, como, por exemplo, o clima, a localização do edifício e a poluição.

O limpador de fachadas, além de fazer a limpeza, também consegue identificar problemas estruturais numa fase inicial, o que faz com que se previnam riscos e reduzam o prejuízo.

Quais as suas funções

O limpador de fachadas tem como função principal fazer a limpeza das fachadas dos edifícios. Para isso, usa um jato a vapor, ou outro equipamento sob pressão. Além disso, determina os melhores produtos a usar para a limpeza.

Uma das vantagens de contratar este profissional com frequência é que permite identificar alguns problemas estruturais ainda em fase inicial. Por isso, se quiseres seguir esta profissão, terás de avaliar a estrutura e relatar qualquer anomalia no edifício, como rachaduras, por exemplo.

Como os edifícios têm características diferentes, é importante avaliar primeiro a melhor forma de fazer a limpeza. Poderão ser precisos andaimes, balancins, ou pode ser ainda necessário o alpinismo industrial (para arranha-céus).

Para definirmos a melhor técnica, devemos ter em conta:

  • Tipo de revestimento
  • Sujidade
  • Altura do edifício
  • Acessibilidade

Os produtos usados para a limpeza vão depender dos materiais usados na fachada. Por exemplo, vidros e placas de alumínio requerem produtos não alcalinos. Já as cerâmicas, por exemplo, precisam de produtos com grande concentração alcalina.

Como, muitas vezes, este ofício envolve o trabalho em alturas, é essencial que todos os trabalhadores cumpram com as normas de higiene, saúde e segurança no trabalho. O uso dos equipamentos de proteção individual é indispensável e estes variam de acordo com as técnicas de limpeza usadas.

Ainda não tens certeza se esta é a profissão certa para ti? Experimenta os nossos Testes Vocacionais!

Saídas no Mercado de Trabalho

O limpador de fachadas normalmente trabalha em empresas especializadas em limpeza de fachadas. No entanto, se resolveres seguir esta carreira, também podes encontrar oportunidades de trabalho em empresas de construção civil.

Podes ainda atuar como profissional autónomo. No entanto, se não tiveres outros profissionais a trabalhar contigo, só vais conseguir fazer a limpeza de edifícios menores.

Se trabalhares por conta própria, vais também ter de preparar orçamentos para dar aos clientes. Além disso, tens de contactar fornecedores para encontrar a melhor relação qualidade/preço.

Existem outras tarefas próprias de quem trabalha por conta própria, como verificar o stock, encomendar produtos, tratar do marketing e das finanças pessoais (ou empresa, caso seja esse o caso).  

Conhece também a profissão de Montador de Andaimes

Como entrar na carreira de Limpador de Fachadas?

Para seguires a profissão de limpador de fachadas em Portugal, precisas ter uma formação para trabalhos em altura. Normalmente esta formação e certificação é dada pela própria empresa. No entanto, se quiseres atuar por conta própria, ou se quiseres ter essa formação antes de entrar no mercado de trabalho, é possível encontrar algumas empresas formadoras na área.

O curso de alpinismo industrial também é importante, até porque é a técnica preferencial para edifícios com mais de 40 metros de altura. Ter uma certificação em alpinismo industrial, assim como de trabalhos em altura, permite-te trabalhar em todo o tipo de edifícios.

No Brasil, é preciso ter um curso de trabalho vertical (NR35), assim como o curso de alpinismo industrial. As empresas também costumam oferecer esta formação e certificação aos seus empregados, mas podes encontrar empresas de formação na área, caso queiras tornar-te um trabalhador autónomo.

Antes de saíres, dá uma olhadela à profissão de Carpinteiro de Limpos

Onde estudar para Limpador de Fachadas?

Portugal:

Brasil:

Gostavas de seguir a profissão de limpador de fachadas? Então está na hora de investires na tua formação. Tira os cursos de trabalhos em altura e de alpinismo industrial, pois são essenciais para o sucesso nesta carreira. Vai em frente e não desistas nunca dos teus sonhos. O teu futuro está nas tuas mãos!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top