Locutor

Locutor

Ser locutor é, sem dúvida, o sonho de muitas crianças e jovens que vivem “colados” à rádio e à televisão. Este é um mundo envolto em glamour, até porque temos uma imagem dos locutores ainda muito romantizada, apesar de ser uma profissão que requer muito mais do que aquele momento em que temos um microfone à frente.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Teletrabalho, Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Baixa
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: História da Cultura e das Artes, Línguas, Literatura, Materiais e Tecnologias, Oficina de Artes
  • Idiomas: Inglês, Português

Esta é uma profissão muito antiga, mas que tem-se reinventado nos últimos anos, muito por causa da Internet. Como sabemos, o mundo online veio trazer muitas profissões novas, e fez também com que outras profissões de adaptassem. A locução foi uma das atividades que teve de se adaptar às novas formas de comunicação.

Os podcasts, áudios na Internet, têm ganho cada vez mais destaque entre as pessoas que navegam online. Estes são feitos pelos locutores. Mas não são só os podcasts. Muitos locutores têm hoje os seus programas de rádio e Tv online, e é uma forma de conseguir criar o próprio emprego, mas também é uma forma de conseguir criar o próprio público.

Se gostavas de ser locutor, então estás no sítio certo! Aqui vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para entrar nesta carreira.

Curioso?

Vem connosco!

O que faz um Locutor?

O locutor pode trabalhar na rádio, na televisão, ou em outros meios de comunicação. Ele é a voz por trás dos programas e, por isso, é a pessoa que “dá a cara”. Apesar de associarmos o trabalho dos locutores à hora do programa em si, a verdade é que existe muito trabalho anterior.

Se quiseres seguir esta profissão, vais ter de trabalhar muito na preparação de todos os programas que, sem dúvida, é o que ocupa a maior parte do tempo. Tudo tem de ser pensado com cuidado e rigor, e vais ter de estudar muito para cada programa.

Por exemplo, se tens um trabalho que envolve entrevistas, vais ter de estudar bem o entrevistado e o seu trabalho para poderes fazer as perguntas certas, mas também para conduzir a entrevista caso a conversa “fuja” um pouco ao que tu programaste.

Já se tiveres um programa de comentários de músicas, filmes, desporto, entre outros temas, é importante teres conhecimentos sobre o assunto em causa. Além disso, precisas estar sempre a par das últimas novidades. Ou seja, precisas estar sempre a estudar para dar as informações ao teu público.

Também é possível fazeres a locução das condições de meteorologias e as condições de trânsito. Neste caso, tens de fazer um estudo diário e, no caso do trânsito, tens de ter informações hora a hora, para informar como está o trânsito no momento.

Quais as suas funções

O locutor tem funções diferentes de acordo com o seu trabalho. Por exemplo, se o teu trabalho passa por comentar música, então não vais ter as mesmas funções de outros locutores que comentam as condições de trânsito.

Da mesma forma, se tiveres um programa de entrevistas na rádio, as tuas funções não vão ser as mesmas dos locutores mencionados anteriormente.

No entanto, podemos mencionar aqui algumas das tarefas e funções dos locutores em geral.

  • Ler boletins de notícias
  • Fazer comunicações via rádio / internet / televisão
  • Apresentar e entrevistar artistas e outras personalidades
  • Preparar programas de rádio, internet, entre outros meios de comunicação
  • Estudar informações necessárias para o trabalho
  • Fazer comentários desportivos
  • Fazer comentários de música, arte, entre outros
  • Dar informações meteorológicas
  • Dar informações das condições de trânsito
  • Gravar áudios para publicidades, vídeos para redes sociais, podcasts, entre outros

Podemos perceber que o trabalho de locutor é muito variado, mas o seu campo de atuação é sempre na área da comunicação. A sua voz é a sua ferramenta de trabalho, por isso tem de ter muito cuidado com ela.

É preciso ser um grande intérprete, pois a voz tem de transmitir uma mensagem para o público.

O dia a dia pode ser muito agitado, envolvendo várias tarefas. Desde preparar o conteúdo a ser gravado, a preparar programas, até entrevistar pessoas ou comentar assuntos da atualidade, a rotina é muito corrida.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para os locutores não é o melhor, mas também não é mau. A Internet veio trazer novas oportunidades de trabalho, e hoje consegues criar o teu próprio emprego! Sem dúvida, o mundo digital dá-te a chance de criar o teu próprio canal, no qual fazes o teu trabalho de locutor e podes criar o teu próprio público.

Como é óbvio, criar um público fiel e leal na Internet não é fácil. Quando entramos numa estação de rádio, o nosso programa tem já um público que segue aquela estação de rádio. Mas quando começamos do zero, temos de criar o nosso público. É algo que demora o seu tempo e implica um maior trabalho, não só na preparação do programa, como no marketing.

A boa notícia é que quando tens um programa teu, os teus ganhos podem ser muito maiores do que se estiveres a trabalhar por contrato de trabalho para uma empresa. Ou seja, tens os teus ganhos potencializados.

Como entrar na carreira de Locutor?

Para entrares na carreira de locutor não precisas ter nenhuma formação específica, especialmente se quiseres criar o teu próprio canal de comunicação. No entanto, ter um curso de rádio ou de jornalismo podem, sim, fazer toda a diferença, não só se quiseres trabalhar para outros, como para fazeres um melhor trabalho.

Tens também cursos específicos para locução, que podem dar uma grande ajuda. Vais aprender a colocar a tua voz e a trabalhar com ela da melhor forma, como as diferentes técnicas de narração que existem, e quais as melhores para cada um dos casos.

Onde estudar para Locutor?

Portugal:

Brasil:

Se queres ser locutor, então não desistas dos teus sonhos e investe na tua formação. O teu futuro está apenas nas tuas mãos! Sucesso!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima