Fundidor Moldador

Fundidor Moldador

O fundidor moldador, ou simplesmente fundidor, é o trabalhador que faz a fundição de metais para produzir peças em metal a partir de um molde. Embora esta não seja uma profissão muito procurada pelos mais jovens, é uma oportunidade para aqueles que ainda não sabem o que escolher, porque a verdade é que existe falta destes profissionais no mercado de trabalho.

Outros nomes para esta profissão: Fundidor

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: Mínimo - 1000€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Educação Física, Materiais e Tecnologias
  • Idiomas: Português

As profissões ligadas à fundição não são muito desejadas, até porque o ambiente numa fundição não é dos mais agradáveis. Em contrapartida, as oportunidades de emprego são muitas, e são muitas as áreas em que se pode atuar.

Sendo assim, podemos dizer que os fundidores têm um futuro de trabalho garantido, seguro e estável. E, verdade seja dita, não podemos negar a importância que isto tem nos dias de hoje, em que nenhum emprego é para a vida!

Se estás interessado nesta área, ou se ainda não sabes bem o que fazer no teu futuro, então não poderias estar em lugar melhor!

Aqui vamos mostrar-te tudo sobre a profissão de fundidor moldador! Curioso para saber mais? Então vem connosco!

O que faz um Fundidor Moldador?

O fundidor moldador leva a cabo processos de fundição. Ele trabalha com uma máquina injetável para fazer a fundição dos metais. Ele também faz a modelagem das peças, fundição de metais para produzir lingotes e reparações de panela de vazamento de metal líquido.

Os moldes são feitos a partir de desenhos e documentos técnicos dados, normalmente, pelos engenheiros. É importante saber as normas técnicas e a legislação vigente para que tudo se faça dentro delas.

Durante a fundição, o fundidor moldador tem de garantir a qualidade das peças, mas tem de fazê-lo em segurança, cumprindo com todas as normas do setor.

Ele sabe como usar de forma correta e segura os equipamentos de fundição, sabe exatamente que temperaturas usar para fundir os diferentes materiais, e durante quanto tempo.

Se quiseres seguir esta profissão, tens de saber trabalhar em equipa. Vais ter de trabalhar com outros fundidores, mas também com outros profissionais da metalúrgica, metalomecânica, entre outras indústrias.

Além disso, precisas de ser uma pessoa detalhista e atenta, e deves procurar fazer tudo com qualidade. Ter noções de segurança no trabalho é fundamental, e tens de ser uma pessoa que respeita as normas e as regras.

Quais as suas funções

O fundidor moldador é o profissional que faz a fundição de metais para diversos fins. Como a fundição está envolvida em muitas áreas, o fundidor pode atuar em muitas indústrias. No entanto, a indústria metalúrgica e metalomecânica é a que mais representação tem.

De entre as variadas funções que desempenha, podemos falar aqui, por exemplo, de:

  • Fabricar e fundir medalhas
  • Fazer o acabamento de peças de metais
  • Fundir peças em moldes
  • Reparar peças de metal
  • Fundir peças de metal e alumínio
  • Lavar peças no gesso
  • Organizar todos os materiais usados no trabalho e fazer a sua manutenção
  • Derreter o metal nos fornos metalúrgicos e despejá-los em moldes para fazer peças

O fundidor moldador também pode trabalhar em diferentes áreas de atuação, o que implica funções distintas no seu dia a dia. Ora vejamos!

  • Preparador de areias para fundição – Atuando nesta área, vais controlar o funcionamento da instalação para preparar areias que serão usadas para fazer moldes
  • Fundidor moldador manual – Vais fazer os moldes em areia que serão usados para o vazamento das ligas metálicas em fusão
  • Macheiro manual – Nesta área, vais fazer machos manualmente para depois serem colocados nos moldes. Os machos são peças em areia que são usados para fazer as partes interiores e exteriores das peças.
  • Operador de máquinas de moldar – Ficando nesta função, vais operar as máquinas que fabricam os moldes em areia. Também vais fazer a regulação das máquinas e vigiar o funcionamento delas.
  • Vazador – Vais vazar os metais já fundidos para os moldes.
  • Encarregado de fundição – Como encarregado de fundição vais ter de coordenar todas as tarefas e a produção da secção de fabrico de moldes.

Saídas no Mercado de Trabalho

A maioria das vagas de trabalho para fundidor moldador é na indústria metalúrgica. Sem dúvida, esta é uma indústria que precisa de muitos profissionais da área da fundição, mas não é a única.

Também podes trabalhar na indústria:

  • Metalomecânica
  • Naval
  • Produção de Máquinas e equipamentos
  • Petróleo e gás
  • Fabricação de componentes e peças metálicos

Como já dissemos, esta é uma área muito pouco procurada pelos mais jovens. Sendo assim, encontrar trabalho na área não é nada difícil. Sem dúvida, existe uma maior procura de profissionais do que oferta, o que faz com que o desemprego seja praticamente inexistente.

Então, se procuras uma profissão que te ofereça garantias de trabalho, esta é uma boa escolha.

Como entrar na carreira de Fundidor Moldador

Para seres fundidor moldador, não é obrigatória nenhuma formação, mas é bom que tenhas. Hoje em dia, a formação profissional é essencial para conseguires trabalho. Então, vale a pena tirares um curso, pelo menos de nível II, para conseguires emprego como fundidor.

Escolhe um curso que te ofereça um certificado profissional depois da conclusão.

Onde estudar Fundição

Portugal:

Brasil:

Há profissões que todos os jovens sonham em seguir, mas outras acabam esquecidas. Esta é uma delas. De facto, trabalhar numa fundição pode não ser muito atrativo. No entanto, não podemos negar que é uma área em crescimento e com muito potencial. Por isso, é uma boa escolha para as pessoas que estão à procura de uma profissão mais física e que lhes dê alguma segurança.

Se este é o teu caso, então pensa seguir a profissão de fundidor moldador. Com toda a certeza vais encontrar uma vaga boa e podes crescer bastante na profissão ao longo do tempo!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima