Colocador de Anúncios (Montador de Anúncios)

colocador de anúncios

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Educação Física Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Português

O colocador de anúncios, também chamado de montador de anúncios ou instalador de painéis publicitários, é a pessoa que fixa os anúncios nos painéis publicitários.

Esta é uma profissão que exige boa condição física e não podes ter medo de trabalhar em altura, até porque os outdoors são altos! Por isso, se tens vertigens, esta não é a melhor profissão para ti.

Se, pelo contrário, não tens problemas com altura e estás à procura de uma profissão que fique longe da rotina de um escritório, então estás no sítio certo.

Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para entrar na carreira de colocador de anúncios. Vais descobrir, por exemplo, o que faz este profissional, as funções que tem no dia a dia, as saídas no mercado de trabalho, entre outras informações úteis.

Estás curioso para saber mais? Então segue connosco!

O que faz um Colocador de Anúncios?

O colocador de anúncios, ou instalador de painéis publicitários, fixa os anúncios em outdoors e outras estruturas para anúncios de publicidade. Normalmente, o trabalho envolve a instalação de anúncios em altura. Dependendo da altitude e do tipo de trabalho, podes trabalhar numa escada, plataformas elevatórias ou andaimes.

Além da instalação de anúncios, este profissional também faz a instalação de letreiros luminosos, placas e painéis de identificação.

Como este é um trabalho que envolve alturas, é importante cumprir todas as normas e regras de segurança, higiene e saúde no trabalho. Além disso, o uso dos equipamentos de proteção individual é indispensável.

Se muitos profissionais dispensam estes equipamentos por acharem que nada de mal lhes pode acontecer, a verdade é que existe sempre um risco. Portanto, mais vale prevenir que remediar (como já dizem os nossos avós!).

Ainda não tens certeza se esta é a profissão certa para ti? Então faz os nossos Testes Vocacionais!

Quais as suas funções

O colocador de anúncios tem como função principal fixar anúncios nos locais apropriados. Para executar esta tarefa, o montador de anúncios tem de, primeiro, montar o dispositivo para conseguir alcançar a altura exigida para colocar o anúncio. Pode ser usada uma escada, uma plataforma elevatória ou, quando o trabalho é muito complexo, andaimes.

No caso particular dos andaimes, é possível que a montagem seja feita por um montador de andaimes. Estas estruturas têm de ser seguras e requerem normas específicas. Por isso, é comum que a montagem seja feita por profissionais especializados.

Assim que os dispositivos estejam montados, é hora de instalar e fixar os anúncios. A instalação pode ser feita por meio de colagem, ou por outros processos.

Além disso, o montador de anúncios também é o responsável por fazer a limpeza do painel publicitário.

Não deixes de conhecer a profissão de Limpador de Fachadas

Saídas no Mercado de Trabalho

O colocador de anúncios pode trabalhar em empresas de colocação e instalação de anúncios e painéis publicitários. Também podes atuar como profissional independente. Neste último caso, podes abrir a tua própria empresa, trabalhar sozinho ou com outros funcionários a teu cargo.

Vale lembrar que, se optares por uma trajetória independente, terás encargos extras com impostos, materiais, funcionários, espaço físico, contabilidade, marketing, entre outros fatores.
Sem dúvida, ter um negócio próprio não é tarefa fácil e acarreta responsabilidades extras. Por isso, antes de escolheres trabalhar por conta própria ou por conta de outrem, pondera bem todos estes aspetos que te falamos aqui.

Como entrar na carreira de Colocador de Anúncios?

Para seguires a profissão de colocador de anúncios, ou instalador de painéis publicitários, não precisas de uma formação específica. A maior parte dos profissionais aprende este ofício na prática, ao trabalhar com outros trabalhadores mais experientes.

No entanto, se queres entrar no mercado de trabalho com o pé direito, então aconselhamos-te a que tenhas uma formação em trabalhos em altura (curso de trabalho vertical – NR35 – no Brasil). Estas formações são ótimas para aprenderes a trabalhar em segurança, independentemente se estás em cima de uma escada, andaime, ou até com cordas (alpinismo industrial).

Com este curso, vais encontrar mais facilmente uma oportunidade de trabalho, principalmente se tiveres a formação de alpinismo industrial. Esta técnica é muito usada para a instalação de publicidade nas fachadas de arranha-céus, por exemplo.

Antes de ires, não deixes de conhecer a profissão de Colocador de Telhados e Coberturas (Telhadista)

Onde estudar para Colocador de Anúncios?

Como dissemos, não existe um curso para colocador de anúncios. No entanto, uma formação para trabalho em altura é sempre uma vantagem. Sendo assim, se queres entrar no mercado de trabalho com o pé direito, vê aqui algumas opções de formações. Elas podem ser muito úteis no teu trabalho!

Portugal:

Brasil:

Gostavas de seguir a profissão de colocador de anúncios? Então não deixes de ponderar frequentar uma formação de trabalhos em altura. Com toda a certeza, fará a diferença na hora de conseguires um bom trabalho. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top