Luthier (Violeiro)

Luthier (Violeiro)

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Desenho Geometria Descritiva História da Cultura e das Artes Matemática Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O Luthier, também chamado de violeiro, guitarreiros ou luteiro, é o profissional que constrói e repara instrumentos de cordas com caixa de ressonância. Falamos, portanto, de instrumentos musicais como as violas, violinos, violoncelos, guitarras (incluindo elétricas), bandolins, entre outros.

Para quem quer seguir uma carreira na música, esta pode ser uma profissão muito interessante, até porque é muito valorizada no meio. No entanto, poucas pessoas se lembram de que esta carreira existe.

É por isso que nós, do Guia das Profissões, te trazemos aqui este artigo, para te dar a conhecer a profissão de Luthier, uma das mais valorizadas no mundo da música.

Aqui, vamos mostrar-te o que faz este profissional, quais são as funções que tem no seu dia a dia de trabalho, as saídas profissionais, entre outras informações importantes para que entres nesta carreira com o pé direito.

Vens connosco?

O que faz um Luthier (Violeiro)?

O Luthier, ou violeiro, constrói e faz reparações de instrumentos musicais de cordas, com caixa de ressonância. De entre os vários instrumentos com os quais trabalha, podemos destacar aqui, por exemplo:

  • Violino
  • Violoncelo
  • Contrabaixo
  • Viola
  • Violão
  • Viola da gamba
  • Alaúde
  • Guitarra clássica e acústica
  • Guitarra elétrica
  • Bandolim
  • Tiorba
  • Archilaúde
  • Guitarra portuguesa

À arte de construção destes instrumentos dá-se o nome de violaria, luthieria ou luteria. Sem dúvida, esta é uma arte que envolve muito conhecimento técnico, pois os instrumentos musicais seguem normas rígidas quanto a dimensões, curvaturas, entre outros elementos, para que estes possam ter a sonoridade desejada.

Como tal, o Luthier não é apenas um designer de guitarras, ele é um verdadeiro artista que consegue transformar pedaços de madeira em instrumentos com sonoridades únicas.

Além da construção e reparação de instrumentos de madeira, ele também realiza restauros (estes são trabalhos muito delicados, que exigem muita técnica).

Embora ele seja conhecido por trabalhar com instrumentos de cordas, é possível que o violeiro também fabrique instrumentos de percussão e de sopro.

Quais as suas funções

O Luthier, ou violeiro, tem como principais funções fabricar, reparar e restaurar instrumentos de cordas, com caixa de ressonância. No entanto, ele também pode desenvolver instrumentos de sopro e de percussão.

Além destas tarefas, ele também trabalha na manutenção de instrumentos. Como sabemos, os instrumentos musicais vão sofrendo alterações com o passar do tempo. Por isso, se queremos que um instrumento dure por mais tempo, é importante que passe por um processo de manutenção de tempos em tempos.

Para conseguires desenvolver estas tarefas, é essencial que tenhas gosto e habilidade com trabalhos manuais, principalmente com madeira. Além disso, deves ser um apaixonado por música.

Como qualquer trabalho artesanal, a luteria requer muita paciência. Vais deparar-te com vários problemas durante o processo de construção de um instrumento musical, mas deves ser perseverante e assegurar a qualidade dos instrumentos construídos.

Embora não seja obrigatório saberes tocar nenhum instrumento, a verdade é que, se souberes tocar algum instrumento de cordas, o teu trabalho como violeiro será facilitado.

Ainda não tens certeza se esta é a melhor profissão para ti? Então usa o nosso Simulador e faz os nossos Testes!

Saídas no Mercado de Trabalho

Como Luthier, podes trabalhar em fábricas e lojas de instrumentos musicais, não só na construção, como na manutenção e restauro dos instrumentos.

Além disso, podes tornar-te um profissional autónomo, tendo a tua própria oficina, onde farás a construção, reparação, restauro e manutenção dos instrumentos musicais.

Se optares por trabalhar por conta própria, devemos dizer que este é um caminho difícil, mas que é possível alcançar o sucesso. Existem poucos profissionais que investem numa carreira de violeiro e, por isso, há falta de bons Luthiers.

Sendo assim, se te revelares um excelente violeiro, terás o mundo a teus pés (pelo menos, o mundo dos músicos!). No início, é importante investires na divulgação dos teus serviços, até porque se não te fizeres ouvir, ninguém saberá da tua existência.

Como entrar na carreira de Luthier (Violeiro)?

Uma formação prática é essencial para quem quer seguir esta profissão. Em Portugal, o curso mais conhecido para Luthier é na Academia Nacional de Luthiers. Este não é um curso bastante técnico, onde aprendes as técnicas de construção e restauro dos instrumentos musicais.

No Brasil, encontras já um curso superior, na Universidade Federal do Paraná. Este é um curso gratuito e os alunos com carências financeiras podem candidatar-se a programas institucionais e bolsas para ajudar na aquisição de ferramentas e materiais.

Onde estudar para Luthier (Violeiro)?

Como vimos, construir um instrumento do zero não é uma tarefa simples e requer conhecimentos técnicos específicos. Por isso, ter uma formação na área é importante para que te tornes um Luthier de referência no mercado.

Por isso, deixamos-te aqui alguns cursos bem interessantes. Ora vê!

Portugal:

Brasil:

Gostavas de te tornar Luthier (Violeiro)? Adoravas dar vida a um pedaço de madeira e fazer com que ele se transforme em lindas melodias? Então não deixes de procurar um bom curso para Luthier. Procura também workshops na área, os quais podem ser interessantes para melhorares sempre a cada dia. Nós desejamos-te muito sucesso ao longo da tua carreira.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top