Assistente de Animação

Assistente de animação

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

Desenho História da Cultura e das Artes Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O assistente de animação é um profissional da área do audiovisual que trabalha com animação. É ele que transfere os layouts do animador e do assistente de animador para os acetatos.

A animação é, com toda a certeza, uma área fascinante. Dar vida a uma história através de desenhos animados é, sem dúvida, algo mágico. Por isso mesmo, existe um certo encanto nas pessoas que seguem uma carreira neste setor.

Se és um apaixonado também por esta arte e se tens talento para o desenho, então está na hora de conheceres a profissão de assistente de animação.

Neste artigo, vais descobrir, por exemplo, o que faz este profissional, quais as funções que tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho e o que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Estás curioso para saber mais sobre o assunto?

Então segue connosco!

O que faz um Assistente de Animação?

O assistente de animação trabalha com o animador e o assistente de animador. O seu trabalho é transferir os layouts de animação para os acetatos.

Os layouts em animação servem para antever como os elementos se distribuem em cena, assim como o enquadramento e a composição dos elementos. Portanto, estes usam um esboço do cenário como um guia.

Além disso, os layouts incluem áreas sombreadas, posturas das personagens, assim como textos acerca das motivações das personagens em cada cena.

Assim que os layouts são aprovados, o assistente transfere-os para acetato.

Quais as suas funções

Como vimos, o assistente de animação tem como função transferir os layouts para o acetato. Então, ele trabalha em equipa com os animadores e com os assistentes de animador. Os animadores são os responsáveis por desenhar personagens, cenários, entre outros elementos. Os assistentes de animador adicionam pequenos detalhes aos layouts.

Só quando os layouts são aprovados pelo diretor de animação é que estes passam para os assistentes de animação, para serem transferidos para os acetatos.

Embora não haja aqui um trabalho de criatividade, é importante que tenhas talento para o desenho, de forma a conseguirmos um resultado perfeito e fiel ao original.

Ainda não sabes se esta é a profissão certa para ti? Então faz os nossos Testes Vocacionais e usa o nosso Simulador!

Saídas no Mercado de Trabalho

Se, há uns anos, a animação não era uma área favorável para quem procurava trabalho, hoje em dia não é tão verdade. Sem dúvida, os últimos anos foram de crescimento para as carreiras em animação.

O avanço da tecnologia também favoreceu este setor, pois trouxe muita inovação. Assistimos, portanto, a uma transformação constante na área, o que requer que os profissionais estejam sempre atualizados nos seus conhecimentos.

Como a sociedade está cada vez mais tecnológica, as carreiras da área da animação têm encontrado espaço para crescerem. Temos notado um aumento da procura por conteúdos animados, como, por exemplo, imagens, GIFs, desenhos, curtas-metragens, vinhetas, o que faz com que o trabalho em animação encontre um mercado melhor.

Se quiseres seguir a profissão de assistente de animação, podes encontrar trabalho em empresas de diferentes setores do mercado, como, por exemplo:

  • Produtores para a Internet
  • Televisão
  • Agências de marketing e publicidade
  • Educação
  • Estúdios de animação
  • Estúdios de jogos

Além de poderes trabalhar para uma empresa, também podes atuar como profissional autónomo. Podes oferecer os teus serviços a clientes e empresas, mas de forma pontual e momentânea, apenas para realizar um serviço, sem qualquer vínculo.

A tecnologia e a internet trouxeram, ainda, a possibilidade de trabalhar para o estrangeiro de forma remota. Esta é uma excelente oportunidade, principalmente porque os salários costumam ser superiores noutros países da Europa e América do Norte.

Conhece também a profissão de Colorista de Animação

Como entrar na carreira de Assistente de Animação?

Para seguires a profissão de assistente de animação, o ideal é fazeres uma formação em animação. É importante estares a par de todas as técnicas usadas, até porque a evolução da tecnologia transforma o mercado de trabalho de dia para dia.

Sendo assim, o que hoje fazemos de uma forma, amanhã podemos estar a fazer de outra. Por isso, é essencial manteres-te atualizado às novidades na área da animação e procurares workshops e formações constantes. Desta forma, nunca vais ficar para trás no setor.

Além disso, com uma formação na área da animação, vais poder evoluir na carreira, caso queiras. Podes, por exemplo, tornar-te assistente de animador, animador, ou até diretor de animação!

Onde estudar para Assistente de Animação?

Como vimos, o ideal é teres um curso na área da animação. Além de ficares a par das técnicas e métodos usados atualmente no setor, vai dar-te ferramentas para cresceres profissionalmente.

Além disso, nestes cursos vais conhecer pessoas que já atuam no setor, o que te pode abrir muitas portas no mercado de trabalho.

Aqui deixamos-te algumas opções de formações em animação que te podem interessar.

Portugal:

Brasil:

Gostaste da profissão de assistente de animação? É esse o caminho que queres seguir? Então não deixes de procurar uma boa formação que se ajuste às tuas expectativas. Vai fazer toda a diferença no teu futuro. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top