Modelador 3D

Modelador 3D

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

Biologia Desenho Geometria Descritiva Informática Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O modelador 3D, também chamado de 3D artist, é um profissional da área da animação que domina a técnica da modelagem 3D. Sem dúvida, a modelagem 3D veio trazer muitas oportunidades para quem quer trabalhar na área.

Para quem adora animações, cinema, mas é apaixonado por computadores e videojogos, esta profissão pode ser bastante interessante. Afinal, quem não gostaria de trabalhar com os seus hobbies?!

Se te identificas com os interesses mencionados, então não podias estar em lugar melhor! Neste artigo vamos dar-te a conhecer a profissão de modelador 3D e vamos mostrar-te o que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Vens connosco?

O que é a Modelagem 3D?

A modelagem 3D consiste na criação de um modelo de um objeto tridimensional, usando um software próprio. O objetivo é criar um objeto sólido, tendo como base a representação matemática do objeto, ou então de uma superfície, com volume.

Os modelos criados são representações de objetos ou superfícies sem volume e estes têm texturas e faces sólidas. Estes modelos vão ser usados para compor os diferentes elementos das cenas, como as casas, estradas, personagens, animações, entre outros.

O que faz um Modelador 3D?

O modelador 3D é um artista que domina a arte da modelagem 3D. Ele cria diferentes objetos sólidos, a partir de modelos construídos num software próprio. Esta técnica veio apoiar diferentes áreas e, sem dúvida, o artista 3D é peça central.

Por exemplo, em arquitetura e no design industrial, ele desenvolve o CAD (Computer Aided Design). Este consiste em criar modelos 3D de objetos sólidos e ambientes.

Com a modelagem 3D, conseguimos ver os projetos de design e de arquitetura em 3D e é possível, também realizar diferentes testes, como, por exemplo, a resistência dos materiais e construções a humidade, gravidade e diferenças de temperatura.

Já na impressão 3D, o modelador desenvolve, do zero, o projeto. Existe uma impressora que vai imprimir o objeto em diferentes camadas. O modelo é feito de filamentos de plástico, os quais são derretidos pela impressora e colocados na plataforma de impressão, desenvolvendo, assim, o objeto pretendido.

Se ainda não sabes a profissão certa para ti, então experimenta o nosso Simulador!

Quais as suas funções

O modelador 3D é o profissional que desenvolve os projetos 3D. Ele cria os modelos num software próprio, os quais dizem respeito a objetos sólidos. Este processo envolve duas etapas diferentes: a construção e a renderização dos modelos 3D.

Para entenderes melhor o trabalho deste profissional, vamos ver no que consistem estas duas etapas.

Construção de Modelos 3D

O primeiro passo é desenvolver um modelo 3D simplificado (low poly). Usamos, para isso, vértices, arestas, faces, polígonos e superfícies. Depois de construído este modelo, vamos “desconstruí-lo”, ou seja, cortamos as arestas para que o objeto fique planificado. Chamamos a este processo de desconstrução de mapeamento.

Concluído o mapeamento, fazemos simulações dos efeitos de sombra, luz, cor, e vamos modificando a claridade, saturação e contraste.

Podemos, ainda, adicionar LODs (Level of Detail), os quais têm intuito de tornar o nosso modelo mais real.

Renderização de Modelos 3D

Durante a renderização, vamos processar todos os dados que foram construídos até aqui, resultando numa imagem ou várias imagens.

No caso da animação, a renderização resulta num vídeo, ou então em várias imagens (as quais serão editadas posteriormente).

Saídas no Mercado de Trabalho

O modelador 3D pode atuar em diversas áreas do mercado de trabalho. Se seguires esta profissão, vais poder trabalhar em animação, videojogos, cinema, arquitetura, design de interiores, design industrial, publicidade e marketing, entre outras áreas.

Como vês, as saídas profissionais são muitas, o que te abre muitas portas para entrares no mercado de trabalho facilmente.

No caso particular da animação, temos de dizer que esta área tem crescido muito nos últimos tempos. Por isso, se tens interesse em trabalhar em animação, tens hoje muito mais possibilidades do que há uns anos.

Além de poderes trabalhar para uma empresa em particular, podes realizar trabalhos como profissional autónomo. Neste caso, vais trabalhar num projeto único, com prazos definidos.

É importante que, se optares por uma carreira freelancer, tenhas consciência da grande responsabilidade que terás. Além de maiores encargos financeiros, tens de ter uma boa capacidade de gestão do teu próprio dinheiro. Ou seja, terás de administrar o dinheiro ao longo do ano de forma inteligente.

Vão existir meses em que vais ganhar muito dinheiro, mas também terás outros de pouco trabalho. Por isso, deves gerir o dinheiro de forma a que os ganhos de meses bons compensem os meses piores.

Ainda tens dúvidas quanto à melhor carreira para ti? Então faz os nossos Testes Vocacionais!

Como entrar na carreira de Modelador 3D?

Se queres seguir a profissão de modelador 3D, então é importante teres conhecimentos suficientes para conseguires trabalhar com softwares de modelagem 3D. Os mais usados são:

  • Maya
  • Autodesk 3Ds max
  • Blender
  • Mudbox
  • ZBrush

Conhecimentos de mecânica e anatomia também se mostram importantes, até para que consigamos desenvolver modelos muito próximos da perfeição.

Apesar de não haver um curso superior na área, existem outros cursos que ensinam a usar os softwares de modelagem 3D, como, por exemplo, arquitetura e engenharia.

Já nos cursos de design de animação e jogos digitais, conseguimos maiores conhecimentos do processo de modelagem 3D.

Tens ainda a possibilidade de fazer um curso profissional ou formação em desenho e modelagem 3D. Sem dúvida, estas formações são importantes para entenderes todo o processo e aprenderes, na prática, como desenvolver estes modelos 3D.

Onde estudar para Modelador 3D?

Como dissemos, não precisas obrigatoriamente de uma formação para seguires a profissão de modelador 3D. No entanto, algumas formações podem ser muito interessantes para aprenderes esta arte.

Aqui selecionamos algumas opções que te podem interessar. Ora dá uma vista de olhos!

Portugal:

Brasil:

Se ficaste interessado em seguir a profissão de modelador 3D, então procura um curso que te dê boas ferramentas para entrares no mercado de trabalho com o pé direito. Com toda a certeza, vais conseguir tudo aquilo que desejas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top