Vendedor Ambulante de Produtos Alimentares

Vendedor Ambulante de Produtos Alimentares

O vendedor ambulante de produtos alimentares vende comidas e bebidas em espaços públicos. Este tipo de vendas tem de seguir regras muito rigorosas, por se tratarem de produtos alimentares que podem ser prejudiciais à saúde caso não estejam asseguradas as condições de higiene e conservação dos mesmos.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: Mínimo - 1000€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário, Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Educação Física, Psicologia, Sociologia
  • Idiomas: Inglês, Português

Este é um negócio que pode ser feito em diferentes locais, como praias, parques, praças, ruas movimentadas, festas e romarias, mercados, entre outros espaços públicos. Qualquer que seja o local da venda, é preciso assegurar a qualidade dos produtos e estes têm de cumprir todas as exigências da autoridade de fiscalização do setor.

Ao contrário de outros vendedores, os ambulantes não têm um local fixo para fazer as suas vendas. Isso permite procurar os melhores locais para vender, podendo variar durante o dia, semana e mês.

Sem dúvida, esta é uma profissão que não é fácil e são muitos os desafios a enfrentar. No entanto, é uma forma de ter um negócio próprio e garantir o próprio posto de trabalho.

Se estás interessado em ser vendedor ambulante de produtos alimentares, continua a ler este artigo porque vamos contar-te tudo sobre esta profissão e o que precisas fazer para começar a trabalhar!

Vem connosco!

O que faz um Vendedor Ambulante de Produtos Alimentares?

O vendedor ambulante de produtos alimentares vende comidas e bebidas em locais públicos, como, por exemplo, praias, jardins, praças, entre tantos outros.

Ao contrário de outros vendedores ambulantes, aqueles que vendem produtos alimentares precisam ter muito mais cuidados para assegurar a higiene e a segurança do local de venda, das viaturas em que transportam os produtos, assim como para assegurar a conservação dos produtos.

Existem vários vendedores ambulantes que vendem produtos alimentares. Por exemplo, é possível vender produtos na praia, como as famosas Bolas de Berlim. No entanto, é preciso que estejam bem-acondicionados para garantir que não prejudicam a saúde de nenhum cliente.

Devemos referir aqui que um vendedor ambulante não é um feirante. O feirante é uma pessoa que normalmente exerce a atividade de comércio a retalho em feiras, enquanto que o vendedor ambulante, seja ele de produtos alimentares, ou não, exerce a atividade de comércio a retalho de forma itinerante.

Podemos dizer que os vendedores ambulantes são todos aqueles que transportam mercadorias e vendem ao público nos lugares de trânsito, ou seja, em espaços públicos. Podem vender as mercadorias nos próprios veículos de transporte, ou em locais fixos, os quais estão autorizados e fixados pelo município.

Tratando-se de produtos alimentares, é obrigatório manter o local de venda sempre limpo e desinfetado. A banca onde estão expostos os produtos tem de ser feita em material que seja fácil de limpar e sem fendas ou sulcos.

Para embalar ou acondicionar os produtos alimentares, é aconselhado o uso de papel, ou então um material que não tenha pinturas, desenhos, escritos, e que não tenha sido usado antes.

Todos os produtos têm de ter etiquetas ou letreiros com o preço.

Quais as suas funções

O vendedor ambulante de produtos alimentares vende alimentos ou bebidas em locais públicos, como ruas movimentadas, praças, jardins, praia, entre outros.

Além disso, ele tem várias tarefas ao longo do dia, como, por exemplo:

  • Comprar bebidas e alimentos para revender
  • Preparar os alimentos e bebidas para vender (pode fazer na hora ou anteriormente)
  • Rotular e precificar os produtos
  • Carregar os alimentos e bebidas que vai vender em bandejas, cestos, ou em veículos motorizados.
  • Descarregar os alimentos e bebidas para os locais onde vai vender
  • Expor os produtos alimentares
  • Receber pagamentos
  • Emitir faturas
  • Limpar o veículo de transporte
  • Higienizar as bancadas onde os produtos estão expostos
  • Limpar todo o espaço de venda e preparação dos alimentos

Saídas no Mercado de Trabalho

O vendedor ambulante de produtos alimentares é um profissional independente. Isto quer dizer que ele é o seu próprio patrão e o único responsável por garantir o seu salário, assim como proceder ao pagamento das devidas contribuições para a Segurança Social, assim como outros impostos, como o IVA e o IRC / IRS.

Existem algumas vagas de emprego para ser vendedor ambulante de produtos alimentares por conta de outrem, com contrato de trabalho. No entanto, essas vagas são uma pequena parte deste grupo de trabalhadores.

Como entrar na carreira de Vendedor Ambulante de Produtos Alimentares?

Para entrar na carreira de vendedor ambulante de produtos alimentares, não é preciso teres nenhum curso, grau de escolaridade, ou experiência. No entanto, é óbvio que vais ter de aprender um pouco sobre os detalhes do negócio.

Regra geral, os vendedores ambulantes já pertencem a famílias que estão dentro desse negócio, e, assim, todo o conhecimento é passado de geração em geração.

Além disso, os vendedores ambulantes de produtos alimentares precisam ser portadores do boletim de sanidade, assim como do cartão de vendedor ambulante. Este cartão tem de estar sempre atualizado. O cartão de vendedor ambulante é atribuído pela câmara municipal e tem validade de um ano. Para renovar o cartão, é preciso fazer o pedido até 30 dias antes de caducar a validade.

É também obrigatório ter as faturas e outros documentos que comprovem a compra dos produtos que estão a vender ao público.

Onde estudar para Vendedor Ambulante de Produtos Alimentares?

Como dissemos, não é preciso ter nenhum curso ou formação para ser um vendedor ambulante de produtos alimentares. No entanto, ter um curso na área das vendas pode ser uma boa forma de te sentires mais seguro e confiante na profissão.

Portugal:

Brasil:

Se queres realmente ser vendedor ambulante de produtos alimentares, então entra já hoje com o pedido do teu cartão de vendedor ambulante. Luta sempre por aquilo que queres para a tua vida e não desistas, porque vai valer a pena. Sucesso!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima