Professor Online

professor online

Uma das profissões de futuro é, sem dúvida, a de professor online. O ensino à distância (EAD) tem vindo a ocupar um espaço muito grande na área da educação, muito pelo avanços das tecnologias e da internet. Se quer garantir um emprego bem remunerado, com qualidade de vida, então esta é uma boa escolha!

Outros nomes para esta profissão: Tutor

  • Modalidades: Teletrabalho
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário, Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Antropologia, Biologia, Economia, Filosofia, Física, Geografia, História, História da Cultura e das Artes, Línguas, Literatura, Matemática, Multimédia, Psicologia, Química, Sociologia
  • Idiomas: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Português

Muitos jovens tentam procurar uma profissão que lhes garanta uma boa carreira. Nos dias atuais, algumas profissões vêm logo à mente, como aquelas ligadas à tecnologia, como, por exemplo, desenvolvedores de software ou creators.

No entanto, existe um mundo novo de oportunidades em todas as áreas de atuação, especialmente porque a Internet veio trazer a oportunidade de desenvolver a maioria das funções profissionais à distância.

Sem dúvida, muitas das profissões que consideramos “tradicionais” podem levar a cabo pela internet, incluindo a de professor. As salas de aula virtuais são, hoje, uma realidade, e são muitas as Universidades que aderem a este tipo de ensino!

Se gosta de ensinar, se tem talento para fazer passar o seu conhecimento aos outros, então ser professor online pode ser a sua profissão de futuro!

Vejamos então agora o que faz um professor de ensino à distância, quais as suas funções, e como ingressar na carreira. Confira!

O que faz um Professor Online?

Assim como o professor no ensino tradicional, o professor online tem como principal objetivo passar o seu conhecimento para os seus alunos. A diferença entre eles é que o professor tradicional dá aulas presenciais (com os alunos em sala de aula), enquanto que o professor do ensino à distância dá aulas pela internet (criando uma sala de aula virtual).

As aulas online podem ser dadas por um professor já formado, mas não é um requisito. Todos aqueles que tenham um conhecimento vasto numa área específica podem dar aulas na internet.

Obviamente que, para dar aulas online por parte de uma instituição de ensino precisar ter formação na área. Mas pode optar por dar aulas particulares pela internet, formar um curso, ou dar aulas para instituições que façam cursos específicos para a sua área de conhecimento.

Quais as suas funções

Se quiser seguir a carreira de professor online, ou tutor, terá de formar os seus alunos na sua área de conhecimento específica. A função principal deste profissional é tornar o entendimento e compreensão das disciplinas lecionadas mais fácil por parte dos alunos.

Para isso, o professor precisa de:

  • Estar disponível para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos
  • Acompanhar os alunos ao longo do curso
  • Incentivar os alunos a progredirem
  • Incentivar a auto-aprendizagem

Para conseguir cumprir os seus objetivos, o professor precisa ser flexível nos seus horários, pois é precisar estar presente em diferentes horas do dia para conseguir responder a todas as solicitações e para manter os seus alunos motivados.

Os contactos podem ser feitos por chat, e-mail, vídeoconferência ou então via outros canais digitais que permitam a interação do professor com os seus alunos.

As aulas podem ser dadas de forma individual, ou em grupo. Independentemente do tipo de aula, o professor tem de estar disponível para tirar dúvidas individuais.

Saídas no Mercado de Trabalho

A Internet veio modificar o mundo em que vivemos. Muitas das profissões que nós conhecíamos sofreram grandes transformações.

No caso do ensino, embora as aulas presenciais ainda sejam a maioria, temos assistido a um aumento das aulas online, tanto ao nível de cursos específicos, como ao nível do curriculum escolar, como Universidades, por exemplo.

Sendo assim, as oportunidades de emprego no ensino à distância são cada vez maiores.

Poderá trabalhar em instituições de ensino que desenvolvam o ensino à distância, ou em instituições que ofereçam cursos específicos, como marketing, coaching, inglês, entre outros.

O professor online pode, também, seguir uma carreira de freelancer. Poderá optar por dar aulas particulares, esclarecendo dúvidas de alunos que estejam a frequentar a escola (colégio) na sua área de conhecimento específico, ou poderá formar um curso próprio.

Como entrar na carreira de Professor Online

Para entrar na carreira de professor online deve, antes de mais, estabelecer contactos com instituições que ofereçam a possibilidade do ensino à distância.

É também uma vantagem estabelecer comunicação com outros profissionais que já estejam no mundo digital. Eles poderão guiá-lo, pois já deram os primeiros passos, e podem, igualmente, indicá-lo para os seus contratantes, caso estejam a necessitar de alguém com o seu perfil.

Se quiser seguir uma carreira independente, deverá:

  • Definir a área de conhecimento / tema a desenvolver no curso (aulas)
  • Traçar o perfil do seu público-alvo, ou seja, definir qual o perfil ideal dos seus alunos, para quem o seu curso / aulas se dirige.
  • Fazer o plano do curso
  • Definir o formato das suas aulas virtuais
  • Gravar os vídeos a serem mostrados durante o curso
  • Desenvolver material didático para entregar à medida do curso
  • Colocar o curso / aulas online

Onde estudar Ensino à Distância

Não existe um curso específico para o ensino à distância. No entanto, se quer ser um professor de ensino à distância numa instituição de ensino, deverá ser formado na sua área de conhecimento, mas sempre optando pela via ensino.

No caso específico dos professores online, poderão fazer uma formação extra para aprenderem os detalhes do ensino à distância.

Vejamos alguns exemplos.

Portugal:

  • Moodle Para Professores (Formação de e-Formadores) – Clickprofessor
  • Formação de professores/formadores – ILearning

Brasil:

Como pudemos ver ao longo de todo o artigo, o professor online é, sem dúvida, uma das profissões de futuro. Comece a estudar ainda hoje e garanta já a sua vaga neste mercado fascinante!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima