Operador de Câmara

Operador de Câmara

O operador de câmara é o profissional que filma programas de televisão, cinema, entre outras produções audiovisuais, mas sempre orientado pelo realizador. É um trabalho em equipa, envolvendo vários profissionais da produção audiovisual.

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: Mínimo - 1000€
  • Empregabilidade: Média
  • Tipo de trabalho: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Geometria Descritiva, Materiais e Tecnologias, Multimédia, Oficina de Artes
  • Idiomas: Inglês, Português

Este profissional pode trabalhar em produções gravadas ou ao vivo, podendo fazer desde filmes, reportagens, programas de televisão, e até vídeos para a internet.

Este trabalho é perfeito para pessoas que adoram imagem e que gostavam de estar perto da movimentação da televisão, cinema, publicidade, entre outras produções idênticas.

Se ficaste interessado em saber mais sobre esta carreira, então continua a ler este artigo porque vamos contar-te tudo o que precisas saber sobre esta profissão. Vais descobrir o que faz um operador de câmara, quais as funções que tem no seu dia a dia, quais são as saídas no mercado de trabalho, assim como tudo o que precisas fazer para seguir esta carreira.

Estás curioso, não é verdade? Então segue connosco!

O que faz um Operador de Câmara?

O operador de câmara é a pessoa responsável por manusear as câmaras de vídeo em cinema, televisão, entre outras produções audiovisuais, mas sempre sob a orientação do realizador (diretor, no Brasil). Com formação em televisão ou cinema, ele consegue captar as imagens nos ângulos certos.

É importante que os operadores de câmara sejam pessoas sensíveis. Se queres ser um bom profissional, então tens de ser capaz de captar, além da ação, as emoções. O que diferencia os bons operadores de câmara é a atenção aos detalhes.

Normalmente, os operadores de câmara não gravam reportagens externas. Este trabalho está destinado ao repórter de imagem, ou cinegrafista.

Além disso, e ao contrário destes dois profissionais, os operadores de câmara não costumam ter liberdade para escolher enquadramentos ou ângulos. Todas estas informações são passadas pelo realizador ou pelo diretor de imagens.

Quais as suas funções

A função do operador de câmara é captar imagens de acordo com as indicações do realizador ou diretor de imagens em programas de televisão, cinema, telejornais, espetáculos (gravados ou transmitidos em direto), entre outras produções audiovisuais.

Este é um trabalho em equipa, exceto os operadores de câmara que estão em funções no vídeo móvel, tanto em reportagens, como em diretos para a televisão.

Geralmente, o operador trabalha em estúdio, mas não é obrigatório. Poderá fazer trabalhos de diferentes áreas, desde informativos, a programas de entretenimento.

Este profissional é essencial para uma estação televisiva, muito embora passe despercebido aos olhos do grande público. A verdade é que, sem ele, não existiria televisão. Por isso, ele não é mais, nem menos, do que qualquer outro profissional de TV.

Para te destacares como operador de câmara é importante teres “bom olho”. Conseguir bons planos, com boa luz, sem descurar a originalidade, marca a diferença.

Vais ter, também, de escolher os elementos que queres focar e fazer com que o público que está a assistir consiga perceber sensações e sentidos.

O trabalho envolve outras funções mais técnicas, como ver se a bateria está carregada, escolher o melhor filtro, verificar os cartões SD e a sua capacidade de gravação, por exemplo.

De entre os deveres do operador de câmara, podemos destacar aqui:

  • Posicionar a câmara no local mais apropriado
  • Compor a imagem
  • Fazer a filmagem da ação / cena

Saídas no Mercado de Trabalho

O operador de câmara trabalha maioritariamente em gravações em estúdio. Sendo assim, a maioria das vagas de trabalho são para a televisão, cinema, e outras produções audiovisuais que requerem a captação de imagem em vídeo, como o caso de anúncios de publicidade.

A internet também veio trazer novas oportunidades de trabalho. Atualmente, são muitos os profissionais que vivem dos seus vídeos na Internet. Como tal, é sempre preciso ter um operador de câmara que consiga fazer bons vídeos. Afinal de contas, tudo é importante para garantir um bom resultado final, incluindo o trabalho dos operadores de câmara.

Sendo assim, não vais ter problemas em conseguir um trabalho. As saídas profissionais são muitas, até em eventos de música, teatro, dança, que queiram fazer uma transmissão em direto ou gravar o espetáculo.

Se ficaste interessado, então vê agora o que tens de fazer para seguir esta profissão.

Como entrar na carreira de Operador de Câmara?

Para seguires esta carreira tens de tirar um curso de operador de câmara e iluminação. Se a ideia é progredir na carreira e, mais tarde, tornares-te um cinegrafista, por exemplo, é importante teres um curso superior em cinema, direcionado para a imagem.

Existem também cursos técnicos de audiovisuais que te formam tanto para imagem, vídeo, como para som. É uma vantagem na hora de entrares no mercado de trabalho, principalmente porque te abre mais portas.

Vamos ver agora algumas instituições que te oferecem formação para operador de câmara. Não deixes de ver as diferentes opções, porque uma pode ser melhor para ti, do que as outras.

Onde estudar para Operador de Câmara?

Portugal:

Brasil:

Gostas da ideia de trabalhar com câmara de vídeo? Sempre gostaste de produções audiovisuais e sentes vontade de participar? Então não deixes de estudar para operador de câmara. Tenho a certeza que vais ter um futuro brilhante pela frente.

Partilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top