Xadrezista (Jogador de Xadrez)

xadrezista (jogador de xadrez)

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Matemática

Idiomas:

Inglês, Português

O xadrezista, também chamado de enxadrista ou escaquista (palavra com origem no catalão), é um jogador de xadrez profissional. Embora o xadrez seja olhado apenas como um passatempo, há quem viva exclusivamente de jogar xadrez.

Se este é um jogo que adoras e se contas as horas para poderes jogar novamente, então a profissão de xadrezista pode ser perfeita para ti.

É certo que não é uma carreira fácil, principalmente em países como Portugal e Brasil, onde este jogo não é muito popular. No entanto, se é o teu sonho, luta por ele!

Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre a profissão de jogador de xadrez e o que tens de fazer para seguir esta carreira.

Vens connosco?

O que faz um Xadrezista (Jogador de Xadrez)?

O xadrezista, ou enxadrista, escaquista (termo mais usado em Portugal), ou simplesmente jogador de xadrez profissional, é o profissional que vive profissionalmente de jogar xadrez. Este atleta do desporto intelectual faz uma carreira como tal, obtendo rendimentos do xadrez.

Os jogadores de xadrez profissional podem participar em:

  • Torneios regionais, nacionais e mundiais
  • Competições regionais, nacionais e mundiais
  • Apresentações simultâneas – Partidas em que um mestre de xadrez joga contra vários adversários ao mesmo tempo
  • Xadrez vendado, ou xadrez às cegas – Partidas em que os jogadores estão vendados (esta modalidade foi banida das apresentações oficiais da Fédération Internationale des Éches – FIDE)

Quais as suas funções

O enxadrista tem como principal função participar de torneios e competições de xadrez. Para conseguir fazer carreira nesta área, é necessário estudo diário e muito treino. Não é raro ouvirmos os grandes xadrezistas dizerem que treinam entre 8 e 16 horas por dia. Portanto, se o teu sonho é ser jogador de xadrez profissional, prepara-te para muitas horas de estudo durante toda a tua carreira.

Como viver exclusivamente das competições e torneios de xadrez é muito difícil, então é comum que os escaquistas também atuem como treinadores ou instrutores de xadrez, ensinando crianças e jovens a jogar xadrez.

Também podem escrever para jornais ou trabalhar para rádios e televisões, fazendo comentários de jogos que estejam a decorrer.

Além disso, ainda podem desenvolver problemas de xadrez para outros xadrezistas solucionarem, ou escrever livros sobre técnicas e estratégias de jogo.

Saídas no Mercado de Trabalho

Com toda a certeza, ser xadrezista em Portugal e no Brasil não é fácil. Como este é um desporto intelectual não valorizado, não existem competições e torneios muito fortes, tornando difícil obter rendimentos suficientes.

No entanto, os melhores dos melhores conseguem patrocinadores que lhes garantem rendimentos anuais, além de patrocinarem as viagens e estadias em outros países, nos quais se realizam as competições mais importantes.

Esta é uma profissão liberal e, assim sendo, não tens um rendimento fixo nem as regalias sociais advindas de um contrato de trabalho. No entanto, podes conjugar esta carreira com outra profissão, como a de instrutor de xadrez, por exemplo.

Como o Jogador de Xadrez ganha dinheiro?

Um xadrezista, ou jogador de xadrez profissional, ganha dinheiro ao participar de torneios e competições. Também ganha dinheiro ao participar em jogos de clubes, realizar apresentações pessoais, ou escrevendo livros sobre o jogo. Além disso, ele pode conseguir patrocinadores, os quais lhe garantem um rendimento para que possa dedicar-se em exclusivo ao xadrez.

O dinheiro que um enxadrista ganha vai depender muito dos seus resultados. Vê aqui uma média dos rendimentos.

ClassificaçõesRendimentos
Top 3 jogadores>1 milhão de dólares / ano
Top 50>100 mil dólares / ano
Top 100Entre 50 mil e 70 mil dólares / ano

Apesar dos rendimentos dos jogadores entre o Top 100 serem muito bons, devemos dizer que a maior parte dos profissionais não consegue sustentar-se exclusivamente com o xadrez, principalmente em países em que esta modalidade não é valorizada (como em Portugal e no Brasil).

Como entrar na carreira de Xadrezista (Jogador de Xadrez)?

Se queres seguir a profissão de xadrezista, então tens de aprender a jogar xadrez em primeiro lugar. Não basta saberes como se movimentam as peças. É fundamental que desenvolvas o teu raciocínio lógico, antevendo jogadas do adversário (e tuas também), para fazeres o xeque-mate (quando o rei adversário não se consegue movimentar mais).

Estudar táticas de jogo (aberturas, finalizações, meio-jogos), ler livros de xadrez, assim como assistir a jogos profissionais também faz parte da rotina de alguém que quer tornar-se enxadrista profissional. Existem também problemas de xadrez que podes resolver, sendo excelentes para desenvolveres o teu raciocínio.

A prática é, sem dúvida, uma das melhores formas de aprendermos e evoluirmos. Sempre que possível, grava os jogos ou anota as jogadas para depois conseguires rever o que fizeste e aprenderes com os erros.

É importante teres em mente que esta é uma profissão como outra qualquer e, sendo assim, deves dedicar, pelo menos, 4 horas por dia a esta atividade.

Sem dúvida, uma forma de aprenderes com mais rapidez e eficiência é contratando os serviços de um instrutor de xadrez ou técnico de xadrez, dependendo do teu nível de conhecimento. Caso queiras iniciar neste mundo, procura um instrutor. No entanto, se já tens muitos conhecimentos e queres evoluir, opta por um técnico.

Caso não tenhas possibilidade para contratar um profissional, então entra num clube de xadrez próximo da tua região. Estes clubes geralmente têm torneios e campeonatos que te vão preparar para a profissão.

Onde estudar para Xadrezista (Jogador de Xadrez)?

A maior parte dos mestres de xadrez estudaram com treinadores de xadrez (sendo estes também grandes mestres e referências neste desporto intelectual). No entanto, nem todos temos capacidades para contratar os serviços de um profissional.

Fazer parte de clubes de xadrez é uma opção, principalmente no início. Alguns clubes têm instrutores de xadrez, os quais dão uma formação inicial.

Fazer um curso de treinador de xadrez é também uma opção. Vê aqui algumas opções de onde encontras esta formação.

Portugal:

Brasil:

Gostavas de te tornar um grande xadrezista? O teu sonho é viver do xadrez? Então estuda muito, dedica-te em aprender e evoluir, pois esse caminho é essencial para o teu sucesso como jogador de xadrez profissional. Nós desejamos-te muito sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top