Operador de Som

operador de som

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Educação Física Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O operador de som é a pessoa que opera os equipamentos de som. No cinema, este profissional é também chamado de microfonista, pois é ele que fica a segurar os microfones para captar os diálogos dos atores. Gostavas de trabalhar com áudio? Então vem connosco à descoberta desta profissão!

Apesar de ser uma profissão muito cansativa, principalmente quando falamos do cargo de microfonista no cinema, a verdade é que esta pode ser uma carreira muito bonita. Para pessoas que gostam de arte e, em particular, o áudio, esta profissão é entusiasmante.

Este profissional é a pessoa que assegura que o som é captado da melhor forma, não só no cinema, mas também na rádio, televisão, espetáculos em recintos fechados e espetáculos ao ar livre.

Já imaginaste viver rodeado de música e arte o dia todo? Pois é! Não podemos dizer que esta profissão é entediante!

Se ficaste interessado em saber mais sobre esta carreira, então continua a ler este artigo. Vamos contar-te o que faz um operador de som, quais as funções que tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho e todos os passos que tens de dar para entrar nesta carreira.

Curioso?

Segue connosco!

O que faz um Operador de Som?

O operador de som trabalha na captação e no registo do som. É ele que manipula e opera todos os equipamentos de som, tanto em espetáculos de música, teatro, cinema, televisão, rádio, entre outras produções audiovisuais. É ele que garante a qualidade do som captado.

Os operadores de som geralmente trabalham com os assistentes de som. Estes profissionais fazem o controlo do som durante os espetáculos ou gravações, assim como nos ensaios.

Qualquer espetáculo tem de ser pensado em cada detalhe. O som é um dos aspetos mais importantes. Embora associemos sempre aos espetáculos de música, a verdade é que qualquer tipo de espetáculo precisa ter atenção à qualidade do som.

Imagina que vais ao teatro e não consegues perceber o que os atores estão a dizer! Pois é! O mesmo podemos dizer de um programa de rádio, de televisão, ou até de um filme!

Ora, os operadores de som são peças essenciais para qualquer produção audiovisual. Sem eles é impossível ter um bom resultado.

Quais as características de um bom operador de som?

Para seres um bom operador de som precisas, antes de mais nada, entender tudo sobre o funcionamento técnico dos equipamentos e aparelhos. Incluem-se, aqui, mesas de mixagem, mesas de som, microfones, entre outros. Além disso, é importante teres bom ouvido e sensibilidade artística.

Tendo em conta que os operadores de som precisam ter domínio de todas as fontes de som, é essencial conheceres o funcionamento de todos os equipamentos, mas sem descurares a arte que se produz. Daí teres de ter uma sensibilidade artística.

Quais as suas funções

O operador de som tem várias funções, sendo que a principal é garantir que o som é captado da melhor forma. Na prática, ele tem de:

  • Operar os equipamentos que registam o som
  • Regular o funcionamento desses equipamentos
  • Selecionar os microfones a serem usados
  • Instalar os microfones
  • Corrigir a posição dos microfones
  • Regular a intensidade e a qualidade do som

Atuando como microfonista, ou seja, como operador de som no cinema, vais ter de segurar as varas de boom para captar o que os atores estão a dizer.

Embora possa parecer uma tarefa simples, a verdade é que 2 minutos depois de estares a segurar a vara já começas a sentir os braços a tremer!

Além disso, é preciso saber onde os microfones devem estar para captar o melhor som. Então, não é algo que qualquer pessoa consiga fazer. Além disso, é preciso conhecer bem as características dos microfones, pois têm captações diferentes.

Saídas no Mercado de Trabalho

O operador de som pode trabalhar em qualquer tipo de produção artística que precise de captação de áudio. Por isso, podes encontrar trabalho na televisão, no cinema, na rádio, no teatro ou na área da música.

Normalmente, os artistas de música contratam empresas de aluguer de som para trabalhar nos seus espetáculos. Os operadores de som geralmente fazem parte das equipas dessas empresas. Então, se queres atuar nesta área, procura empresas que façam aluguer de áudio e luz para espetáculos.

As vagas de trabalho para operadores de som são várias, embora no cinema não sejam muitas. Sendo assim, não terás dificuldade em encontrar trabalho como operador de som.

Como entrar na carreira de Operador de Som?

Apesar de não ser preciso uma formação específica para seres operador de som, vais ter mais vantagens se tirares um curso na área. Um curso de rádio e TV também pode ser muito vantajoso na hora de conseguir um bom emprego.

Existem também vários cursos profissionais que te ensinam, na prática, a captar o som e trabalhar com uma grande variedade de equipamentos de som.

Idealmente, deves ter sempre uma formação de som e áudio, pois já vais ter conhecimentos sobre os equipamentos e sobre a melhor forma de captar o som.

É claro que poderias aprender tudo com a prática. Muitos operadores de som aprenderam no ativo, com outros operadores. Sem dúvida, nós só aprendemos, de facto, a trabalhar no dia a dia.

Mas se já tivermos conhecimentos técnicos e práticos, melhor!

Por isso, vê agora alguns cursos para operador de som que podes tirar!

Onde estudar para Operador de Som?

Portugal:

Brasil:

Gostavas de trabalhar como operador de som? Então não desistas nunca de lutar pelos teus sonhos! Estuda e dedica-te, porque vais ter muitos sucessos! Acredita. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te as maiores felicidades para o futuro!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top