Assistente de Agência de Turismo

Assistente de Agência de Turismo

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Geografia História Línguas

Idiomas:

Espanhol, Francês, Inglês, Português

O assistente de agência de turismo é o profissional que atua em agências de viagens e de turismo e apoia nas funções do agente de viagens, principalmente em tarefas mais burocráticas e de apoio ao cliente.

Quando iniciamos a nossa carreira na área do turismo, este é o posto que ocupamos. Por isso, mesmo que queiras ser um agente de viagens, supervisor ou até gestor de uma agência de viagens, primeiro tens de trabalhar como assistente.

Esta é uma carreira perfeita para quem adora viajar e comunicar com outras pessoas. Aconselhar os outros sobre viagens e ajudar no planeamento de umas férias é, sem dúvida, estimulante para amantes de viagens.

Por isso, se esse é o teu caso e procuras profissões ligadas ao turismo, não deixes de ver tudo o que temos para te dizer neste artigo. Aqui, vamos mostrar-te tudo o que faz um assistente de agência de turismo, assim como outras informações úteis para entrares no mercado de trabalho com o pé direito.

Vens connosco?

O que faz um Assistente de Agência de Turismo?

O assistente de agência de turismo dá assistência aos outros profissionais numa agência de viagens. Assim sendo, ele pode desempenhar diversas tarefas ao longo do seu dia. No entanto, o mais comum é que preste apoio ao cliente (presencialmente, por email ou por telefone) e que desempenhe tarefas mais burocráticas.

Ao contrário do agente de viagens, este profissional não faz o planeamento de uma viagem ou excursão. Como este é o primeiro posto ocupado pelo profissional, ou seja, no início da carreira, é importante ganhar experiência e aprender a trabalhar da melhor forma.

Por isso, o assistente vai ficar como um apoio ao trabalho do agente (embora também possa prestar auxílio a outros profissionais, como supervisores, analistas e gestores de agência de turismo).

Quais as suas funções

A função do assistente de agência de turismo é prestar apoio aos outros profissionais de uma agência de viagens, embora a maior parte do tempo esteja a ajudar os agentes de viagens.

Como dissemos, este é o cargo que ocupam aqueles que estão a iniciar a carreira na área do turismo. Portanto, as tarefas que tem no dia a dia não são de responsabilidade máxima, até porque ainda está numa fase de aprendizagem e as suas tarefas são supervisionadas pela agente.

Como assistente dos outros profissionais, ele é responsável por:

  • Fazer a reserva de voos
  • Reservar hotéis
  • Alugar carros no local de destino
  • Preparar a documentação necessária sobre as reservas e alugueres
  • Fazer telefonemas para hotéis, restaurantes, agências de aluguer de carros, companhias aéreas, entre outros, para verificar custos e disponibilidade para as datas escolhidas pelos clientes
  • Realizar pesquisas sobre atrações turísticas, destinos turísticos, entre outras
  • Prestar apoio ao cliente (por email e por telefone, principalmente, embora possa fazê-lo presencialmente, sempre sob supervisão do agente)

Conhece a carreira de Gestão de Turismo

Saídas no Mercado de Trabalho

O assistente de agência de turismo trabalha em agências de viagens, ou agências de turismo. Assim, este é um profissional por conta de outrem, com contrato de trabalho, salário fixo e horário de trabalho definido (tempo parcial ou tempo inteiro).

Também é possível que o assistente trabalhe com um agente de viagens autónomo. Neste caso, pode ter contrato de trabalho, mas também pode trabalhar como profissional liberal, recebendo uma percentagem ou comissão.

Quanto ao estado do mercado de trabalho, Portugal, assim como o Brasil, têm assistido a um aumento de procura do setor do turismo. As pessoas querem viajar cada vez mais, mas também procuram planear as suas viagens para terem a certeza de que têm tudo organizado e que não há riscos durante as suas férias.

Sendo assim, as vagas de trabalho para assistentes de agência de turismo são muitas. Contudo, devemos alertar que esta é uma carreira que muitos jovens procuram (muito pelo gosto das viagens que é crescente).

Ainda não sabes se esta é a melhor profissão para ti? Então faz os nossos Testes e usa o nosso Simulador!

Como entrar na carreira de Assistente de Agência de Turismo?

Como dissemos, muitos jovens procuram seguir a carreira de turismo. Por isso, se queres ter boas oportunidades como assistente de agência de turismo, é fundamental estares bem preparado. Ter uma boa formação em turismo é, assim, indispensável.

Embora o requisito mínimo para conseguires uma vaga seja um curso técnico de turismo, quanto mais conhecimentos tiveres, melhor preparado estarás e, consequentemente, mais facilmente consegues uma vaga de emprego.

Por isso, a equipa do Guia das Profissões aconselha a que invista em conhecimento. Procura uma boa faculdade de Turismo, tira uma licenciatura, mestrado, ou até uma pós-graduação.

Se a tua ideia é progredir na carreira, a formação universitária torna-se ainda mais importante. Além disso, deves também procurar desenvolver as tuas habilidades de vendas (pois os agentes de viagens têm de saber vender os pacotes de viagens).

Embora a fluência em inglês seja imprescindível, devemos dizer que quanto mais idiomas souberes, melhor. Assim, podes também procurar cursos de línguas, como o francês e o espanhol, por exemplo.

Onde estudar para Assistente de Agência de Turismo?

Se queres seguir uma carreira na área do turismo, então deves investir numa boa formação. Por isso, reunimos aqui algumas instituições que oferecem cursos de turismo.

Portugal:

Brasil:

Queres seguir uma profissão ligada ao turismo? Gostaste da carreira de assistente de agência de turismo? Então investe na tua formação e não desistas. Com toda a certeza, vais conseguir tudo aquilo a que te propuseres. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top