Concierge de Hotel

Concierge de Hotel

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1500€ - 2000€

Empregabilidade:

Baixa

Disciplinas do secundario:

Línguas Psicologia

Idiomas:

Inglês, Português

O/A Concierge de Hotel é uma figura obrigatória nos grandes hotéis de luxo, pois o seu trabalho é, basicamente, agradar aos hóspedes. Assim, atende as suas necessidades e tenta fazer da sua estadia uma experiência mais agradável.

O termo “Concierge” é francês e significa “porteiro” em português. Contudo, atualmente, o Concierge de Hotel é um pouco mais do que apenas o encarregado de guardar a porta de um espaço destes.

Nos grandes hotéis de luxo, este profissional é figura essencial, pois zela pelo bem-estar dos hóspedes, ajudando-os a resolver problemas e a satisfazer as suas necessidades. Repara que os melhores hotéis do mundo recebem grandes personalidades, como, por exemplo, artistas famosos, presidentes da República e reis.

Assim, estas pessoas com muito dinheiro são muito exigentes. Afinal, o luxo é qualidade! E o trabalho do Concierge de Hotel é garantir que os hóspedes têm tudo aquilo por que pagam.

Portanto, este profissional nunca diz não a um pedido de um hóspede e tenta o impossível para agradar ao cliente. Contudo, muitas vezes, quando é mesmo impossível cumprir o pedido, tem de contornar a situação.

Fica connosco para saber mais sobre esta área tão desafiante!

O que faz um Concierge de Hotel

Além do trabalho tradicional de controlar as entradas e saídas dos hóspedes, o Concierge de Hotel presta serviços personalizados. A sua missão especial é atender os desejos e necessidades dos clientes.

Assim, pode ter de fazer coisas como chamar um táxi, conseguir um bilhete para uma peça de teatro, ou reservar um restaurante ou um automóvel. Mas ainda pode ter de dar informações aos hóspedes, por exemplo, sobre passeios turísticos ou sobre as melhores lojas.

No fundo, o seu papel é ajudar os hóspedes no que eles precisem. Como já dissemos, o serviço de Concierge é habitual nos hotéis mais exclusivos e mais caros. Assim, trata-se de mostrar respeito e plena apreciação pelos hóspedes, ajudando a justificar os altos valores que lhes são cobrados.

Deste modo, deve ser uma pessoa altamente prestável e reverente, bem como muito cordial e simpática.

Quais as suas funções

O papel de um Concierge de Hotel pode confundir-se com o de um Recepcionista. Mas são profissões distintas, embora tenham em comum a tarefa de cumprir as necessidades dos hóspedes.

Vê, contudo, que o Recepcionista de Hotel tem um papel mais administrativo e de gestão. Já o Concierge de Hotel é sobretudo um relações-públicas, alguém que existe para servir e agradar.

Aliás, em algumas situações, os Recepcionistas podem apontar o Concierge como a pessoa mais indicada para resolver certos problemas, ou pedidos, que lhes sejam colocados pelos clientes.

Por outro lado, o Concierge de Hotel pode ter de fazer a “ponte” entre os hóspedes e os vários serviços da unidade. Portanto, é um jogador de equipa também.

Além de ter de falar várias línguas, este profissional hoteleiro precisa de ter excelentes contactos para poder garantir aquela reserva de última hora, mesmo para um espetáculo esgotado, ou para um restaurante da moda que está sempre e cheio.

Assim, é um ofício com funções que podem ser imprevisíveis, perante pedidos estranhos, ou até impossíveis. Mas, nesses casos, é preciso ter imaginação e tacto para deixar sempre o cliente satisfeito.

Quanto ganha um Concierge de Hotel

O salário do Concierge de Hotel depende muito do tipo de hotel onde trabalhe. Vê que em hotéis de luxo, os ordenados podem ser bem generosos, pois a exigência também é maior.

Mas, além dos rendimentos fixos, este profissional também pode receber boas gorjetas, sobretudo se trabalhar em unidades mais caras e com turistas estrangeiros.

Contudo, a sua experiência e formação profissional também influenciam os seus rendimentos.

É preciso, porém, considerar ainda que pode receber comissões de vendas pelo facto de encaminhar hóspedes para certos serviços, como, por exemplo, restaurantes, taxistas e empresas turísticas.

Saídas no Mercado de Trabalho

A função de Concierge de Hotel não é disponibilizada em todos os espaços hoteleiros, pois ainda é associada a um setor de luxo e de gama mais alta. Contudo, vão surgindo sempre oportunidades, até pela necessidade de diferenciar as unidades da concorrência.

Assim, além de hotéis, o Concierge pode ainda trabalhar em resorts ou em condomínios de luxo. Nestes casos, os condóminos podem ter acesso a serviços de Concierge durante 24 horas por dia.

Mas, para lá destas possibilidades óbvias, a experiência como Concierge de Hotel pode abrir outras portas a quem goste de trabalhar com o público. No setor hoteleiro, há sempre ofertas de emprego em várias áreas, sendo o foco sempre nos clientes e na sua satisfação. Portanto, só tens de encontrar o teu lugar ao sol.

Como entrar na carreira de Concierge de Hotel

Não é necessário ter uma formação universitária para entrar nesta área. Contudo, é preferível ter formação específica nas áreas do turismo e/ou da hotelaria.

Repara que estes profissionais precisam de ter formação muito cuidada, pois não são meros Porteiros de um hotel. Portanto, precisam de aprender a agradar aos outros e a responder às suas necessidades. O bom atendimento ao público é um talento natural, mas também uma arte que se pode desenvolver.

Assim, deves procurar uma boa formação, mas também tentar acumular experiência no Atendimento Público na área do turismo. Desse modo, poderás apresentar argumentos quanto concorreres a uma vaga de emprego.

Porém, deves também desenvolver as tuas capacidades humanas, para saberes lidar com pessoas.

Para lá disto, se queres mesmo seguir este caminho, só tens de investir num bom currículo, numa boa Carta de Apresentação, e insistir até agarrares a tua oportunidade.

Onde estudar para Concierge de Hotel

Existem várias escolas e cursos com formações na área do turismo e da gestão hoteleira que podem ser boas escolhas para te tornares Concierge de Hotel. Mas não precisas de tirar um curso superior. Há bons cursos profissionais que te podem abrir portas nesta área.

Assim, fica com as seguintes opções que te podem ajudar a escolher o teu caminho…

Portugal:

Brasil:

Agora que sabes o que faz um Concierge de Hotel e o que tens de fazer para entrar nesta área, só tens de perceber se é mesmo o que queres para o teu futuro. Depois disso, segue em frente e prepara-te para triunfar. Estamos a torcer por ti!  

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top