Peixeira

Peixeira (Vendedor de Peixe)

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Educação Física Matemática Materiais e Tecnologias Psicologia

Idiomas:

Português

O peixeiro, ou peixeira, também chamado de vendedor de peixe, é o profissional que prepara, conserva e vende peixe de água doce e salgada, crustáceos e mariscos. Em Portugal, a vendedora de peixe ambulante é conhecida também, em algumas regiões, como varina.

Podendo trabalhar em supermercados, peixarias, ou como profissional autónomo, este trabalhador lida sempre com o público. Por isso, quem quiser seguir esta profissão, tem de ser uma pessoa comunicativa.

Se gostavas de trabalhar em comércio, esta pode ser uma boa profissão para ti. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre como é a carreira de peixeiro e o que precisas fazer para entrar no mercado de trabalho com o pé direito.

Vamos?

O que faz uma Peixeira?

A peixeira, também conhecida como vendedora de peixe, prepara, conserva e vende peixe (água doce e água salgada), mariscos e crustáceos (frescos, conservados ou congelados). Embora muitos dos profissionais sejam mulheres, os homens também mostram uma presença cada vez mais forte.

Há uns anos, em Portugal, era muito comum vermos mulheres a vender peixe nas ruas. Eram chamadas de varinas. Usavam saias compridas, um lenço na cabeça e traziam a cesta com o peixe, apoiada na cabeça.

Pregoavam nas ruas, logo pela manhã, enquanto passavam pelas ruas, para que as pessoas pudessem vir até à porta de casa e comprar peixe fresco.

Hoje, já são raros os locais em que encontramos estas figuras tão características do nosso país. As pessoas, com as vidas atarefadas, acabam por fazer todas as compras em supermercados e hipermercados, ou então vão a peixarias comprar os peixes e mariscos, o que fez com que estes profissionais fossem “desviados” para esses locais.

Ao trabalhar em supermercados e peixarias, o vendedor de peixe não faz pregões (anúncios em voz alta). Ele espera que os clientes cheguem à sua beira e peçam o que querem. Depois separam o que o cliente escolheu, preparam os produtos e entregam ao cliente.

Ainda não sabes se esta é a profissão certa para ti? Então faz os nossos Testes Vocacionais!

Quais as funções do Peixeiro?

O peixeiro, ou peixeira, tem como principal função vender peixes, crustáceos e mariscos. Ao trabalhar num supermercado ou peixaria como funcionário de outrem, ele tem de:

  • Escolher os produtos
  • Preparar os peixes
  • Conservar os diferentes produtos alimentares de acordo com as necessidades
  • Pesar e fazer o embrulho dos produtos
  • Receber o pagamento e entregar o troco (em peixarias)
  • Limpar e higienizar o espaço
  • Organizar a montra com os diferentes produtos

Quando trabalha por conta própria, vendendo na rua ou sendo proprietário de uma peixaria, o vendedor de peixe tem outras funções, para além daquelas que já dissemos antes.

É ele o grande responsável por garantir e promover as condições de higiene, saúde e segurança no trabalho (fornecendo equipamentos de proteção individual aos funcionários, assim como comprando matérias de limpeza e higienização de qualidade, que não prejudiquem o meio ambiente e que cumpram com os requisitos da legislação).

Outra função é planear as atividades e tarefas do estabelecimento, assim como planear estratégias de marketing (online e offline). Quando tem vários funcionários, ele tem de dividir as tarefas entre todos e organizar horários de trabalho. Tem ainda de tratar de contratos de trabalho e fazer a administração e gestão administrativa e financeira.

Como proprietário e gestor, é ele que tem de contactar fornecedores ou fazer as compras diretamente na lota (local onde o peixe é vendido logo após ser pescado, bem cedo, e principalmente a donos de estabelecimentos comerciais).

Queres saber um pouco mais sobre a carreira? Então espreita este vídeo!

Saídas no Mercado de Trabalho

A peixeira, ou peixeiro, pode trabalhar em supermercados, hipermercados ou então em peixarias. Como dissemos, é possível atuar como profissional independente ou por conta de outrem.

Em Portugal, assim como no Brasil, a procura por estes profissionais tem crescido nos últimos tempos (sendo que no Brasil tem havido um aumento significativo de contratos formais de vendedores de peixe).

Experimenta o nosso Simulador e descobre outras profissões que se enquadram nos teus gostos pessoais!

Como entrar na carreira de Peixeira?

Para seguires a profissão de peixeira, ou peixeiro, deves saber como se faz a conservação e preparação de peixes, mariscos e crustáceos. Não existe um curso que te ensine a trabalhar com estes alimentos, por isso a experiência é fundamental.

Assim sendo, mesmo que o teu objetivo seja abrir uma peixaria, deves trabalhar primeiro para uma empresa, na qual aprendes a arte de trabalhar estes alimentos.

Quando és contratado para este cargo, recebes uma formação inicial, mas os outros funcionários mais antigos vão ajudando e passando o seu conhecimento. Por isso, se queres ter um negócio próprio, deves investir algum tempo a “beber o conhecimento” de profissionais experientes.

Além disso, convém teres conhecimentos de gestão e administração de empresas. Afinal de contas, caberá a ti fazer a administração e gestão financeira do espaço.

Onde estudar para Peixeira (o)?

Como dissemos, não existe um curso para quem quer seguir a profissão de peixeira ou peixeiro. No entanto, se a tua ideia é montar um negócio próprio, deves fazer um curso na área administrativa e de gestão de empresas.

Por isso, reunimos aqui algumas opções que te podem interessar.

Portugal:

Brasil:

Se queres seguir a profissão de peixeira (peixeiro ou vendedor de peixe), então procura um espaço onde possas adquirir conhecimento. Se a tua ideia é montar um negócio, não deixes de tirar um curso na área da gestão, administração ou similar. Vai valer a pena todo o esforço. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top