Treinador de Xadrez

treinador de xadrez

Resumo da profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

Línguas Matemática

Idiomas:

Inglês, Português

O treinador de xadrez é o profissional que dá aulas de xadrez aos xadrezistas (jogadores de xadrez profissionais), aos grandes mestres e a alguns instrutores de xadrez. Sendo assim, o treinador tem de ser, ele próprio, um grande mestre, com experiência como xadrezista de alto nível.

Alcançar este posto é de grande reconhecimento, mas também exige muita responsabilidade e conhecimentos.

Ajudar um xadrezista, um grande mestre do xadrez, a evoluir não é para qualquer um. No mínimo, terás de ser melhor do que ele ou ter habilidades e competências que ele ainda não adquiriu. Assim sendo, podemos falar do topo da carreira no que diz respeito ao mundo do xadrez.

Se gostas de xadrez e gostas de ensinar e ajudar os outros a melhorarem cada vez mais, então esta pode ser uma profissão excelente para ti.

Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta carreira e como podes alcançar este cargo tão importante.

Vem connosco!

O que faz um Treinador de Xadrez?

O treinador de xadrez ajuda jogadores de xadrez profissionais e grandes mestres de xadrez a evoluírem as suas estratégias e técnicas de jogo. Este treinador não ensina as regras ou as bases do xadrez (esse é o papel do instrutor de xadrez). Ele ajuda os jogadores a passarem a outro nível neste desporto intelectual.

Assim, o treinador passa conhecimentos mais avançados aos enxadristas (nome também usado para designar os xadrezistas) e dá-lhes um treino mais avançado, potenciando as habilidades dos jogadores e formando-os grandes mestres.

Portanto, mais do que um professor, este profissional tem de saber otimizar as competências de cada um dos seus treinados e motivá-los a melhorar a cada dia. Assim, podemos dizer que o treinador de xadrez é um inspirador e uma referência para os seus alunos.

Quais as suas funções

O treinador de xadrez tem como principal função acompanhar profissionais e mestres de xadrez no seu desenvolvimento. Ele ajuda-os a evoluírem e a melhorarem, cada vez mais, as suas habilidades e competências.

Assim, ele tem de conhecer bem o mundo das competições e torneios de xadrez, assim como tem de ser um mestre neste desporto intelectual. Conhecer bem estratégias de jogo é fundamental para que o treinador consiga treinar os jogadores. Além disso, ele incentiva os seus alunos a ultrapassarem os seus próprios limites (não só durante as partidas, mas na vida).

É importante que o treinador incentive os seus treinados a terem uma vida ativa e saudável. Embora o xadrez seja um desporto intelectual, a verdade é que manter um estilo de vida ativo e uma alimentação equilibrada é importante para que os jogadores tenham bons resultados.

Então, além de ajudar os jogadores e melhorarem o seu desempenho no xadrez, eles também os incentivam a ter uma vida saudável e feliz. Por isso, os treinadores de xadrez são muito mais do que professores. Eles são inspiradores e motivadores!

Saídas no Mercado de Trabalho

Em Portugal, assim como no Brasil, o xadrez é um desporto muito pouco valorizado e não é popular ao ponto de haver muitos jogadores profissionais que tenham possibilidade de pagar a um treinador de xadrez.

Sendo assim, este é um caminho difícil, longo, e que pode exigir que tenhas de ter uma ocupação paralela para conseguires obter rendimentos suficientes.

A vantagem é que, por não ser um desporto popular, também não existem muitas pessoas a quererem seguir esta carreira. Então, se por um lado as oportunidades de trabalho são poucas, a concorrência também é baixa.

Deves ter em conta, ainda, que esta é uma profissão liberal, ou seja, vais ser um profissional autónomo. Assim, tens de ter muita consciência de que os teus rendimentos tanto podem ser muito bons num ano, como podem ser muito maus no ano a seguir.

Ter organização financeira é, então, essencial para que consigas estabilidade e sucesso na tua vida profissional enquanto treinador de xadrez.

Como entrar na carreira de Treinador de Xadrez?

Para seguires a profissão de treinador de xadrez tens, antes de mais nada, de ter um rating estabelecido da FIDE ou de outra federação de xadrez reconhecida nacionalmente. É este rating que te vai dar credibilidade para que os xadrezistas e mestres de xadrez trabalhem contigo.

Então, antes de pensares em ser treinador, deves investir numa carreira como xadrezista. Participar de torneios e competições é essencial para te desenvolveres e aprenderes a lidar com o stress e a pensar rápido e sob pressão.

É normal que os treinadores de xadrez tenham sido (ou ainda sejam) grandes jogadores, com uma reputação forte. Também é possível que tenham iniciado como instrutores e, ao longo do tempo, com a evolução da carreira e participação em competições e torneios, tenham evoluído ao ponto de se tornarem treinadores.

Além de tudo isto, é importante que concluas o curso de treinadores. Apesar de existirem alguns cursos online, aconselhamos a que completes primeiro o curso da Federação Portuguesa de Xadrez ou o da Confederação Brasileira de Xadrez.

Onde estudar para Treinador de Xadrez?

Para te tornares treinador de xadrez, então deves procurar um curso para ensinares este desporto e acompanhares grandes mestres. O curso de treinador de xadrez é a melhor escolha.

Portugal:

Brasil:

Se gostavas de te tornar treinador de xadrez, então investe numa boa formação e nunca desistas dos teus sonhos. Pode ser um caminho difícil, mas quando gostamos realmente do que fazemos, todas as dificuldades valem a pena.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top