Preparador de Elenco

preparador de elenco

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Filosofia História História da Cultura e das Artes Literatura Oficina de Artes Psicologia

Idiomas:

Francês, Inglês, Português

O preparador de elenco é o profissional responsável por treinar o elenco (atores). Ele trabalha diretamente com os atores e realizadores /diretores artísticos. É, portanto, um dos profissionais mais importantes para assegurar a qualidade de uma produção artística.

Para quem gosta de representação, mas prefere trabalhar nos bastidores, esta pode ser uma excelente opção. Além de trabalhar diretamente com os atores, vai ajudá-los no processo de interpretação.

Por isso, se estás à procura de uma profissão na área do teatro, ou da representação, mas preferes ficar longe dos palcos, não podias estar em melhor lugar!

Aqui, vamos dar-te a conhecer a profissão de preparador de elenco. Vais descobrir o que faz este profissional, as saídas no mercado de trabalho, assim como outras informações importantes para entrares nesta carreira com o pé direito.

Vamos?

O que faz um Preparador de Elenco?

O preparador de elenco treina o elenco para assegurar que o projeto tem a qualidade esperada e que os atores encontrem o ponto de atuação pretendido pelo diretor artístico e/ou realizador.

Ele vai trabalhar com os atores, ao ler e estudar o roteiro, para que as gravações/peça estejam de acordo com as aspirações do realizador ou diretor artístico. É, portanto, um trabalho que passa por muito estudo e treinos.

No seu dia a dia, ele vai desenvolver várias atividades com os atores para que estes alcancem o ponto de atuação que o diretor/realizador requer.

Tendo em conta estas funções, o preparador de elenco tem de estar muito familiarizado com interpretação. Tem de ser, ele também, um ator, pois é ele que vai orientar os artistas nos ensaios, para que consigam interpretar a personagem da melhor forma.

É comum que este profissional esteja em constante contacto com o diretor artístico ou realizador, assim como com o diretor de elenco. Estes vão trocar ideias para que as gravações/peça ocorram da melhor forma possível.

Quais as suas funções

O preparador de elenco é o profissional que trabalha com os atores ao longo dos ensaios para assegurar que o resultado obtido na peça ou nas gravações está ao nível do esperado pelo diretor artístico ou realizador.

Quando uma produção não tem o diretor de elenco, é o preparador que ocupa as suas funções e escolhe os atores que vão fazer parte da peça de teatro, série, filme, ou outra produção audiovisual.

Ele vai acompanhar todo o processo de pesquisa e estudo das personagens e do texto, assim como vai ajudar os atores a compreender qual o ponto de atuação esperado.

Quando estamos a interpretar uma personagem, precisamos entrar em contacto com o seu próprio universo. É, precisamente, como viver uma realidade paralela. Para conseguirmos entender esse mundo, o preparador vai ajudar os atores a conhecer o mundo que envolve as personagens, mas também vai ajudá-lo a conhecer a mentalidade da personagem, em todas as suas “camadas”.

Assim, ele vai desconstruir a vida e a personalidade da personagem, descobrindo como ela pensa e age.

Saídas no Mercado de Trabalho

O preparador de elenco vai trabalhar com atores, ao acompanhá-los em todo o processo de estudo da personagem. Sendo assim, ele poderá atuar em diferentes setores, nas quais se façam produções audiovisuais.

Portanto, se quiseres seguir esta profissões, podes encontrar trabalho em:

  • Teatro
  • Televisão
  • Cinema
  • Internet

Atualmente, com a produção de conteúdos para a internet em crescendo, encontramos várias ofertas de trabalho para quem atua no audiovisual, incluindo vagas para preparadores de elenco, principalmente para produções em plataformas de cinema online, como a Netflix ou a GloboPlay, por exemplo.

Como entrar na carreira de Preparador de Elenco?

Como preparador de elenco, tens de ter conhecimentos de representação. Por isso, se queres ter uma boa oportunidade nesta carreira, o ideal é que faças uma formação para ator.

Na verdade, a maior parte das pessoas que seguem esta carreira foram atores, até porque eles têm de orientar o seu trabalho.

Não é difícil perceber o porquê deste caminho. Para conseguirmos orientar um profissional (independentemente da área), precisamos conhecer bem o trabalho dele. Portanto, nada melhor do que profissionais muito experientes como atores para desempenharem as funções de preparador de elenco.

É certo que não precisas atuar como ator para seguires esta carreira. No entanto, deves estar ciente de que atores experientes estarão à tua frente na hora da entrevista de trabalho.

Sendo assim, não deixes de ponderar trabalhar antes como ator, e, claro, não deixes de fazer um bom curso de representação.

Onde estudar para Preparador de Elenco?

Como dissemos, um curso para atores é importante para quem quer seguir a profissão de preparador de elenco. No entanto, uma formação em direção de elenco pode mostrar-se fundamental no mercado de trabalho, principalmente se quiseres progredir na carreira.

Para te ajudarmos, deixamos aqui alguns cursos que podem ser muito interessantes para ti. Ora vê!

Portugal:

Brasil:

Se o teu sonho é seguir a profissão de preparador de elenco, então não deixes de fazer um bom curso, que te prepare para o dia a dia de trabalho. Não vai ser um caminho fácil, mas acredita que vais sentir-te muito realizado. Com toda a certeza, vais conseguir tudo aquilo a que te propões. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top