Professor de Português

Professor de Português

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Antropologia História Línguas Literatura Psicologia Sociologia

Idiomas:

Português

Ser Professor de Português, ou Professor de Língua Portuguesa, é o sonho de muitos. Afinal, são estes professores que fazem com que a Língua de Camões perdure e se eternize. Mais do que uma profissão, é uma missão de vida! Não só estamos a ensinar os mais pequeninos, como formamos uma nação capaz de ler, escrever e falar corretamente a nossa língua.

Esta é uma missão mais do que louvável, ela é essencial para a nossa sociedade. A nossa língua é um dos elementos de pertença mais importantes e, por isso, não conseguiríamos ter uma sociedade unida se não fosse a nossa língua.

Sendo assim, falar e escrever bem em português, assim como entender todos os meandros da nossa língua, torna-se indispensável para sermos pessoas instruídas e capazes de “desbravar o mundo”.

Se gostavas de saber mais sobre a profissão e carreira de Professor de Português, então continua a ler este artigo porque vamos contar-te tudo o que precisas saber.

Vem connosco!

O que faz um Professor de Português?

O Professor de Português dá aulas de Língua Portuguesa. Dependendo do nível de ensino, ele ensina a ler, escrever, interpretar textos, regras gramaticais, desenvolver diferentes tipos de texto, dá a conhecer autores clássicos e as suas obras, assim como autores contemporâneos da Língua Portuguesa, entre tantas outras coisas que o nosso idioma riquíssimo tem para nos oferecer.

Dando aulas para crianças e adolescentes, podendo começar nos 5/6 anos e terminar já na faculdade, o professor tem de ter facilidade em comunicar com os mais novos, usando uma linguagem acessível e que todos entendam, mas também tem de ter muita paciência.

Sem dúvida, os desafios de um professor são muitos, e deves estar consciente disso ao escolheres esta profissão. Não é fácil estar a liderar uma sala de aulas durante 90 minutos com mais de 20 crianças desejosas pela hora do recreio! Estimular a aprendizagem e suscitar a curiosidade dos pequenos é fundamental para conseguires bons resultados.

O trabalho fora da escola é também um desafio, pois são horas e horas a preparar as aulas e os materiais educativos, horas essas que não são contabilizadas no horário laboral.

Se esta é uma profissão fácil? Não é! Mas vais chegar ao fim do dia com o sentimento de dever cumprido.

Quais as suas funções do Professor de Língua Portuguesa?

O Professor de Português, ou Professor de Língua Portuguesa, tem como função principal ensinar os seus alunos a Língua de Camões. O que se ensina e os conhecimentos que se transmitem variam muito do nível de ensino em que está a atuar.

No primeiro ciclo do ensino básico (alunos dos 5/6 até aos 8/9 anos), o professor de português também dá aulas de matemática e ciências experimentais. O foco das aulas de Língua Portuguesa é ensinar a escrever e a ler, assim como compreender textos básicos e regras gramaticais, como conjugação verbal e concordância frásica, por exemplo.

No segundo ciclo do ensino básico (alunos dos 9/10 aos 10/11 anos), o Professor de Língua Portuguesa continua o trabalho desenvolvido no primeiro ciclo, apresentando novos estilos de textos, como a entrevista, a notícia e o texto publicitário, por exemplo. Também se ensinam novas regras gramaticais. Apresentam-se aqui as primeiras obras completas, destinadas aos mais novos.

No terceiro ciclo do ensino básico (alunos dos 11/12 aos 13/14 anos), são apresentadas novas obras literárias, sendo que uma delas é “Os Lusíadas”, de Luís Vaz de Camões. Também continua a ser desenvolvido um trabalho de alargamento de vocabulário, compreensão de textos, assim como a gramática.

No ensino secundário (alunos dos 14/15 aos 16/17 anos), o Professor de Português tem como principal objetivo dar a conhecer aos jovens os autores clássicos e contemporâneos mais importantes, como, por exemplo, Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner, José Saramago, Vergílio Ferreira, entre tantos outros.

Na faculdade, os Professores de Português especializam-se numa área da língua, passando os seus conhecimentos aos alunos.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para quem quer seguir a profissão de Professor de Português é favorável. No entanto, há que lembrar que a vida de um Professor requer flexibilidade. Se queres trabalhar a tempo inteiro, então tens de estar disposto a mudar a tua vida para onde precisam de ti.

Em Portugal, a maior parte das oportunidades de ensino estão no sul do país. Portanto, é provável que tenhas de dar aulas em regiões mais a sul até conseguires ficar no quadro e poderes escolher onde queres dar aulas.

O ensino privado é também uma solução para aqueles que estão agora a começar. É mais fácil conseguires uma vaga numa escola privada, até porque a concorrência é muito inferior. Os salários não são tão grandes, mas pode ser a oportunidade de trabalhares perto de casa.

No Brasil, o ensino público carece de muitos meios e recursos. Os professores têm de ultrapassar muitos desafios, como lidar com turmas de mais de 50 alunos ou lidar com a violência dentro da escola e da sala de aula.

O ensino privado é, também, uma hipótese. No entanto, ao contrário de Portugal, a maior parte dos Professores luta por uma vaga no ensino privado, tentando fugir do ensino público. Os salários no Brasil são muito baixos, tanto para os Professores do ensino público como do privado.

Como entrar na carreira de Professor de Português?

Para seguires a profissão de Professor de Português tens de ter um curso superior com vertente de ensino. O ideal é que tenhas o curso de Português (podendo escolher as vertentes de francês, clássicas, literatura, entre outros). O importante é que escolhas sempre uma licenciatura/mestrado que te dê formação em ensino.

No entanto, existem outros cursos que podem assegurar-te uma vaga como Professor de Língua Portuguesa, como, por exemplo:

Nota que deves sempre procurar um curso cujas saídas profissionais incluem a docência. Como varia de faculdade para faculdade, aconselhamos-te a que tires essa dúvida antes de te candidatares.

No Brasil, o curso de Letras é o mais apropriado para quem quer seguir esta belíssima profissão.

Onde estudar para Professor de Português?

Portugal:

Brasil:

Se queres seguir a profissão de Professor de Português, então dedica-te bastante ao estudo e lembra-te que o céu é o limite. Nós desejamos-te muito sucesso na tua carreira.

Partilhar Post

4 comentários em “Professor de Português”

  1. Andréa Gilardoni

    Obrigada pela explanação sobre a profissão. Sou formada em Letras e lecionei por dezenove anos no Brasil. Dediquei-me de corpo e alma, amo a Língua Portuguesa e ter tido a oportunidade de passar o conhecimento a tantos miúdos, isso é gratificante, além da boa relação e comunicação com eles!
    Teria uma pergunta.
    Atualmente moro em Portugal e gostaria de saber como seria a possibilidade de lecionar em aqui com diploma brasileiro?!
    Desde já agradeço!

    1. Guia das Profissões

      Olá Andréa.

      Obrigado pelo testemunho tão enriquecedor sobre esta profissão.

      Quanto à dúvida, o primeiro passo para lecionar em Portugal, qualquer que seja a área, é ter o diploma brasileiro reconhecido. Esse é um processo burocrático que deve ser iniciado online no site da DGES (Direção Geral do Ensino Superior). Neste link, poderás encontrar todos os detalhes sobre o que tens de fazer.

      Contudo, se fizeres algum curso de formação em Portugal, por exemplo, um mestrado ou doutorado, o teu título de professor fica reconhecido e terás logo possibilidades de trabalhar nesta área.

      Após o teu título de professor estar devidamente reconhecido, podes concorrer a vagas de emprego no Ensino privado e até no Ensino público, através dos concursos públicos que todos os anos são abertos para contratar docentes.

      Esperamos ter ajudado e desejamos-te o maior dos sucessos!

  2. Olá!
    Antes de mais muito obrigada pela excelente explicação e pela ótima escolha na linguagem utilizada!
    Tenho uma questão acerca dos cursos do ensino superior e gostaria de perguntar se alguém me saberia responder…
    Não é possível lecionar Português e Francês ao mesmo tempo? Se sim, qual é curso e o mestrado mais apropriado para tal?
    Coloco esta questão porque no site da Direção Geral de Ensino Superior apenas consigo encontrar cursos para dar aulas ao 1° e 2° ciclos.
    Muito obrigada!

    1. Guia das Profissões

      Olá Sara.

      Obrigado pelo testemunho. Temos sempre interesse em receber o feedback dos nossos leitores.

      Quanto à dúvida, habitualmente, um docente é colocado como Professor de Português ou de Francês, só precisando de ter a formação específica para cada uma dessas disciplinas.

      Contudo, face à falta de docentes em várias áreas, a Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) permitiu, em 2020, que professores de Francês pudessem dar aulas de Português desde que tenham “estágio pedagógico habilitante” ou “adequada formação científica” nas duas áreas. A medida aplicou-se também a outras disciplinas e, pelo que sabemos, continua ainda em vigor.

      Contudo, o ideal é que te informes junte das entidades oficiais competentes, nomeadamente a DGAE.

      Esperamos ter ajudado e desejamos-te muito sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top