Professor de Geologia

Professor de Geologia

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Biologia Física Geologia Materiais e Tecnologias Química

Idiomas:

Inglês, Português

O Professor de Geologia dá aulas desta ciência a alunos do 12º ano do curso de Ciências e Tecnologias que escolham esta disciplina. A Geologia é uma disciplina opcional e de apenas um ano. Por isso, o Professor aprofunda os conhecimentos dos alunos que tiveram Biologia e Geologia no 10º e 11º anos.

Embora a maior parte dos alunos escolha a disciplina de Biologia no 12º ano, o estudo da Geologia é essencial para quem quer saber mais sobre a Terra e o seu funcionamento.

Neste artigo vais descobrir o que faz um Professor de Geologia, quais as funções que tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho, e o percurso que tens de fazer para entrar nesta carreira.

Vamos?

O que faz um Professor de Geologia?

O Professor de Geologia dá aulas a alunos de Ciências e Tecnologias do 12º ano. Como é uma disciplina de “continuação”, o Professor aprofunda os conhecimentos na área da Geologia.

Assim como qualquer ciência, também a Geologia está em constante evolução. Por isso, o Professor tem de ser capaz de mostrar aos seus alunos que nenhum conhecimento é estanque. Vamos sempre descobrindo coisas novas, e o Professor tem de passar essa visão aos seus alunos.

Além disso, este Professor trabalha para que os seus alunos conheçam o objeto de estudo da Geologia, assim como as metodologias usadas.

De entre os muitos temas abordados nas aulas, podemos destacar aqui, por exemplo:

  • Teoria da Deriva Continental de Wegener
  • Topografia dos fundos oceânicos
  • Dinâmica da litosfera
  • Teoria da Tectónica de Placas
  • Tempo geológico
  • Perfis topográficos, geológicos, assim como blocos-diagrama
  • Evolução paleogeográfica
  • Cartas geológicas
  • Paleoclimas e mudanças ambientais

Quais as suas funções

A principal função do Professor de Geologia é ensinar esta ciência aos alunos do curso de Ciências e Tecnologias do 12º ano que tenham escolhido esta disciplina. Embora opcional, a disciplina de Geologia deve ser ensinada com a mesma seriedade que as demais.

Muitos alunos que escolhem a disciplina querem seguir esta área no futuro e, por isso, os Professores de Geologia têm de garantir a sua formação com qualidade.

Por isso, existem algumas tarefas que os Professores têm ao longo do ano letivo. A preparação e organização das aulas é uma das tarefas mais importantes, embora a maior parte das pessoas não faça ideia de que esta faz parte do dia a dia do Professor.

Para se ter bons resultados, é preciso avaliar os conhecimentos dos alunos no início do ano. Desta forma conseguimos perceber como agir perante a turma. Como os alunos estão em patamares diferentes, então é preciso avaliar o estágio da turma para preparar a melhor estratégia de ensino.

Os Professores têm ainda de preparar vários materiais didáticos para dar aos alunos nas aulas e preparar também os diferentes testes de avaliação. Corrigir os testes e fazer a avaliação no final de cada período letivo também fazem parte das funções do Professor de geologia.

Em alguns casos, pode ser pertinente organizar uma visita de estudo com os alunos. Não é comum, mas podem sempre surgir oportunidades interessantes de levar os jovens ao terreno.

Saídas no Mercado de Trabalho

O Professor de Geologia dá aulas em escolas do ensino secundário do ensino público, assim como do ensino privado. Pode também dar aulas na universidade, no curso de Geologia, entre outros cursos que incluam esta área do saber na sua grade curricular.

No Brasil, esta disciplina não faz parte do ensino médio. Então, o Professor de Geologia só dá aulas na universidade.

Existe ainda a possibilidade de trabalhar em centros de estudo e de explicações que precisem de Professores de Biologia e Geologia.

As aulas particulares são, também, uma opção para quem quer ser Professor de Geologia. Podes dar aulas a alunos do secundário que tenham dificuldades nesta matéria, assim como para alunos da universidade com dificuldades em algumas matérias.

Como entrar na carreira de Professor de Geologia?

Para seguires a carreira de Professor de Geologia no ensino secundário, tens de concluir o mestrado em ensino de Biologia e Geologia. Este mestrado permite-te dar aulas tanto de Geologia no 12º ano, assim como aulas de Biologia e Geologia (10º e 11º anos) e Biologia no 12º ano.

Se quiseres tornar-te professor universitário, então deves primeiro fazer o doutoramento. Escolhe uma especialização que realmente gostes e investe todo o teu esforço nele. Lembra-te que só os melhores dos melhores vão conseguir uma vaga como professor universitário.

No Brasil, o Professor de Geologia só dá aulas na universidade. Sendo assim, se esse é o objetivo, é preciso fazer o doutorado em Geologia.

Onde estudar para Professor de Geologia?

Portugal:

Brasil:

Neste artigo mostramos-te como é ser Professor de Geologia em Portugal e no Brasil. Se esse é o teu sonho, se essa é a escolha que fizeste para a tua vida, então não deixes de estudar e investe muito na tua formação. Acredita em ti, no teu potencial, e vai em frente. Nós desejamos-te muito sucesso para o teu futuro profissional.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top