Assistente de Animador

assistente de animador

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Matérias relacionadas:

Desenho História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O assistente de animador trabalha com animação e é o braço direito do animador. Além de ajudar no planeamento, também realiza pequenas animações e acrescenta detalhes às animações principais.

Quem quer seguir esta profissão, tem de gostar e ter talento para o desenho. O trabalho envolve, sobretudo, desenhar. Por isso, se existe uma habilidade imprescindível para este trabalho, é a do desenho.

Se esse é o teu caso, então estás no sítio certo! Neste artigo vamos dar-te a conhecer a profissão do assistente de animador. Vais descobrir, por exemplo, o que faz este profissional, as funções que tem no seu dia a dia de trabalho, as possibilidades no mercado de trabalho e o que precisas fazer para seguir esta carreira.

Estás curioso para saber mais? Então continua connosco!

O que faz um Assistente de Animador?

O assistente de animador trabalha com o animador na fase do planeamento de animação, intercalando desenhos e também realiza pequenas animações ou ajustes nas animações realizadas pelo animador.

Podemos dizer, então, que o assistente é o braço direito do animador. Ele está lá para ajudar em todas as fases, desde o planeamento até à produção da animação.

O animador cria, então, uma versão preliminar das cenas (pencil test). Depois esses desenhos são digitalizados ou fotografados.

Entra então o trabalho de sincronização com a trilha sonora. Assim que esse trabalho está terminado, faz-se uma revisão e realizam-se melhorias, sempre que necessárias. Depois é passado o trabalho para o assistente, o qual adiciona detalhes, assim como quadros que possam estar em falta na cena.

Este trabalho é depois revisto e testado, procedendo-se a correções sempre que seja preciso. Aprovado pelo animador, o resultado final é levado até ao diretor e produtor de animação para uma aprovação final.

Quais as suas funções

O assistente de animador é o braço direito do animador. Ele trabalha com o animador na fase do planeamento, assim como na fase da produção, realizando pequenas animações e adicionando elementos às animações.

Em produções pequenas, este trabalho é feito apenas por um assistente. No entanto, em produção maiores, é normal existirem vários animadores e muitos assistentes de animador e assistentes de animação.

Neste último caso, não só vais ter de trabalhar com os vários animadores, como terás de trabalhar com outros assistentes. Por isso, o gosto pelo trabalho em equipa é fundamental.

Saídas no Mercado de Trabalho

Com os avanços tecnológicos e a importância da tecnologia na vida das pessoas em geral, o mercado da animação está muito melhor e hoje encontras trabalho em diferentes setores do mercado de trabalho.

São muitas as vagas de emprego na área da animação, o que prova que este é um setor mais vivo do que nunca e os assistentes de animador são peça essencial numa produção.

O trabalho não se cinge a filmes ou curtas-metragens, hoje encontramos animação em videojogos, séries, vídeos, anúncios de publicidade, GIFs, entre outros. Por isso, não é difícil perceber porque existem tantas ofertas de trabalho na área.

Como assistente de animador, podes atuar em diferentes indústrias e setores do mercado de trabalho, entre os quais podemos destacar, por exemplo:

  • Televisão
  • Produtores para a internet
  • Estúdios de jogos
  • Agências de marketing e publicidade
  • Estúdios de animação
  • Educação

Embora a maior parte dos trabalhos seja por conta de outrem, ou seja, tens um vínculo laboral com uma empresa, existe ainda a possibilidade de trabalhares como freelancer.

Se optares por esta última, vai prestar serviços a empresas e clientes particulares. O trabalho é apenas para um projeto, ou para um grupo de projetos e a ligação de trabalho termina quando esses projetos chegam ao fim.

Como entrar na carreira de Assistente de Animador?

Para seguires a profissão de assistente de animador, tens de ter uma formação em animação. A formação é exatamente a mesma dos animadores, até porque tens de ter os mesmos conhecimentos e habilidades que estes.

Existem cursos técnicos (profissionais) e cursos superiores na área da animação. Como é óbvio, ter um curso superior coloca-te em vantagem perante os candidatos dos cursos técnicos. No entanto, vale lembrar que o mais importante é o teu talento.

Sendo assim, quando fores procurar trabalho, não deixes de ter sempre o teu portfólio contigo. Não há nada melhor que mostrar o que vales com exemplos de trabalhos anteriores. O resultado do teu trabalho é bem mais importante que um diploma.

Mas, tendo em conta que a área da animação está em constante evolução, é importante teres conhecimentos que permitam que te adaptes facilmente às mudanças no trabalho. Daí ser essencial um bom curso.

Além disso, com um curso na área, vais progredir na carreira, se assim o quiseres, e tornar-te animador, produtor ou diretor de animação!

Onde estudar Animação?

Como dissemos, para seres assistente de animador tens de ter a mesma formação que os animadores. Tens a possibilidade de tirar um curso técnico ou um curso superior. Deves escolher aquele que mais se ajusta às tuas necessidades e expectativas.

Aqui deixamos-te alguns exemplos de instituições que oferecem formação em animação.

Portugal:

Brasil:

Queres ser um assistente de animador? O teu sonho é progredir na carreira de animação? Então não deixes de investir numa boa formação. Acredita em ti, nas tuas capacidades, pois o futuro está apenas nas tuas mãos. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top