Secretário Teatral

Secretário Teatral

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1000€ - 1500€

Empregabilidade:

Baixa

Disciplinas do secundario:

Economia Matemática

Idiomas:

Inglês, Português

O secretário teatral é a pessoa que trata da organização e administração da organização/instituição teatral. Esta profissão é de muita responsabilidade e exige conhecimentos de administração e gestão.

O trabalho numa companhia de teatro é muito mais do que atuações e ensaios de atores. Existe todo um trabalho burocrático, de gestão e administração que é preciso ser feito.

Embora não seja reconhecido, o secretário teatral é essencial para que as companhias de teatro esteja com tudo legal e em ordem.

Se és uma pessoa que gosta de lidar com papeis, se adoras trabalhar com rigor e disciplina, então esta pode ser a profissão que tanto procuravas.

Neste artigo vamos mostrar-te o que faz um secretário teatral, quais as funções que tem no seu dia a dia, as possíveis saídas no mercado de trabalho e como podes entrar nesta carreira.

Vem connosco!

O que faz um Secretário Teatral?

O secretário teatral trata da administração e da organização da empresa do setor do teatro. Se seguires esta profissão, vais ser o responsável por assegurar a disciplina e a coordenação da produção teatral, assim como toda a atividade desenvolvida na companhia (tanto dentro, como fora da organização).

Além disso, os secretários teatrais ficam com o trabalho burocrático, como tratar da documentação legal, fazer pagamentos, fiscalizar a bilheteira, entre outras funções similares de gestão e administração.

Quais as suas funções

O secretário teatral tem como principal função manter a companhia teatral bem administrada e organizada, seguindo todas as normas e regras legais e fiscais.

Além disso, ele também tem de:

  • Coordenar a produção teatral
  • Assegurar a disciplina dentro da companhia
  • Tratar de documentação da companhia
  • Tratar de documentação da produção teatral
  • Fiscalizar a bilheteira
  • Fazer pagamentos
  • Controlar folhas de horas

Como vês, este é um trabalho de secretária, lidando com papeis e burocracias constantemente. Por isso, para fazeres bem este trabalho, precisas ser uma pessoa muito organizada, regrada e disciplinada.

Manter o local de trabalho limpo e organizado é essencial para que tudo seja feito corretamente.

Saídas no Mercado de Trabalho

O secretário teatral, como o próprio nome indica, trabalha em companhias de teatro. Todas as companhias precisam ter alguém que faça este trabalho mais burocrático e administrativo. Portanto, poderás encontrar uma oportunidade de trabalho em todas elas.

No entanto, o mercado de trabalho não oferece assim tantas vagas de emprego quanto aquelas que gostaríamos.

A cultura, e em particular o teatro, sofre de grandes carências económicas. Isso faz com que não existam assim tantas companhias de teatro. Por isso, a quantidade de ofertas é muito pouca.

Apesar do mercado de trabalho no teatro não ser favorável, com a formação em administração consegues trabalhar em diferentes locais, como, por exemplo:

  • Empresas públicas
  • Empresas privadas
  • ONG’s (Organizações não Governamentais)

Como entrar na carreira de Secretário Teatral?

Se queres seguir a carreira de secretário teatral, tens de fazer uma formação em Administração, até porque a maior parte das tarefas diz respeito a esta área de atuação. Podes optar por um curso técnico de Administração ou por um curso superior em Administração Pública.

Podes também escolher um curso de gestão, pois faz parte das tuas tarefas fazer a gestão da companhia teatral e da produção.

As três hipóteses permitem-te trabalhar como secretário teatral. No entanto, vale lembrar que o curso em Administração Pública abre-te mais portas para o futuro, caso não encontres uma vaga de trabalho numa companhia teatral.

Sabendo que o mercado de trabalho no teatro não é muito bom, é essencial pensar em alternativas enquanto não surge uma boa oportunidade.

Onde estudar para Secretário Teatral?

Portugal:

Brasil:

Gostavas de trabalhar como secretário teatral? Adoras estar rodeado de papeis e não suportas desorganização? Então não podias ter feito melhor escolha. Esta profissão encaixa-te como uma luva! Por isso, estuda e luta pelos teus sonhos. Acredita no futuro, porque tudo é possível quando se gosta mesmo do que se faz. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top