Pintor (Construção Civil)

pintor (construção civil)

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Alta

Disciplinas do secundario:

Educação Física Materiais e Tecnologias Oficina de Artes Química

Idiomas:

Português

O pintor da construção civil, ou decoração, é a pessoa que trata da pintura de paredes, tetos, portas, janelas e outros elementos, exteriores ou interiores, de edifícios. A aplicação de tinta não só deixa o ambiente decorado (objetivo puramente estético), como também protege os materiais da humidade, corrosão, fungos e insetos.

A profissão de pintor é hoje muito valorizada e o mercado de trabalho mostra-se bastante “quente”. Portanto, se esta é uma carreira que te agrada, sabe que terás boas oportunidades de trabalho.

Neste artigo vamos mostrar-te tudo sobre esta profissão. Vais descobrir como é o trabalho deste profissional no dia a dia, quais as funções que tem, quais as possíveis saídas no mercado de trabalho e o que terás de fazer para entrar nesta carreira.

Vamos?

O que faz um Pintor (Construção Civil)?

O pintor da construção civil é responsável por aplicar tinta em paredes, tetos, portas, janelas, portões, rodapés, móveis, entre outros elementos que sejam necessários proteger ou decorar com tinta. Podem executar pintura de exteriores, interiores, ou pintura decorativa.

Engana-se quem pensa que o trabalho do pintor é apenas aplicar a tinta. O trabalho envolve também lixar e uniformizar paredes, avaliar o estado da parede e outros elementos a pintar, fazer texturas, entre tantas outras funções.

Como podes perceber, não é um trabalho assim tão simples quanto possa parecer à primeira vista.

Regra geral, os pintores trabalham com um ajudante de pintor, o qual ajuda na preparação da superfície que será pintada, na organização dos materiais, isolamento do espaço e na limpeza do espaço no final do dia.

Podes também assistir este vídeo para conheceres um pouco melhor a profissão de pintor de construção civil. Embora seja direcionado para o mercado brasileiro, podemos também fazer uma correlação com o mercado português (até porque o setor da construção civil também está em alta), e as técnicas de trabalho são exatamente as mesmas.

Quais as suas funções

O pintor de construção civil tem como principal função realizar pinturas residenciais, prédios e apartamentos, escritórios, edifícios públicos, entre outros. A tinta e derivados são usados com fins decorativos, mas também como um elemento protetor dos materiais perante elementos corrosivos, água, bolores e insetos.

Além de aplicar a tinta, ele também tem de:

  • Realizar texturas de paredes
  • Fazer pinturas decorativas
  • Aplicar verniz em elementos de madeira, como portas e janelas, por exemplo
  • Avaliar as condições da pintura e o estado da parede, portas, janelas, entre outros
  • Analisar planos de execução da obra
  • Fazer a medição do local a ser pintado
  • Determinar o melhor tipo de acabamento
  • Fazer maquetes para estudar cores, sombras, formas, planos e efeitos de luz, sempre que for preciso
  • Ajudar na escolha das tintas
  • Fazer orçamentos
  • Preparar o local de trabalho, assim como todos os equipamentos e ferramentas
  • Preparar a superfície da estrutura que vai ser pintada ou envernizada (pode incluir a remoção de tinta e colocação de massas para regularizar a superfície)
  • Fazer misturas do material em proporções corretas (adequa-se a tintas, verniz, secantes, diluentes, massas, óleos, entre outros)

Todo este trabalho deve seguir as normas de segurança, saúde e higiene no trabalho. Embora o trabalho do pintor não seja aquele que mais riscos acarreta na área da construção civil, a verdade é que podem acontecer acidentes.

Por isso, é fundamental usar equipamentos de proteção individual, como luvas, calçado com sola de borracha, viseira, capacete e, quando está a trabalhar em altura, também devemos usar o cinto de segurança.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho na área da construção civil está em crescimento, o que faz com que haja muitas oportunidades de trabalho para quem quer trabalhar no setor. Os pintores de construção civil são uns dos mais requisitados, desde que estes demonstrem qualidade nos seus trabalhos.

Existem ainda muitos pintores que não têm formação ou especialização e, portanto, se demonstrares qualidade e formação atualizada, terás melhores chances de emprego.

Poderás atuar em empresas de construção civil, ou prestar serviços para o Estado, mas também podes trabalhar como profissional autónomo. Neste último caso, terás de trabalhar também a tua rede de contactos. Além de campanhas de marketing, lembra-te que o “boca a boca” é a melhor forma de divulgares o teu trabalho.

Para que as pessoas recomendem o teu trabalho, deves fazer sempre um serviço exemplar. Não inclui apenas a pintura, mas também o cuidado com as instalações e materiais no local. Isola sempre bem tudo antes de trabalhar e deixa sempre o local limpo.

Ainda não tens a certeza se esta é a profissão adequada para ti? Então experimenta os nossos testes vocacionais.

Como entrar na carreira de Pintor (Construção Civil)?

Se queres seguir a profissão de pintor de construção civil, quer seja para trabalhar por conta de outrem, ou por conta própria, então não deixes de pensar em ter uma formação na área. Apesar de não ser obrigatório, um curso pode fazer toda a diferença na hora de te contratarem.

Num curso de pintura para construção civil vais aprender a trabalhar com diferentes tintas, pincéis, rolos, entre outros equipamentos de trabalho.

É importante que te atualizes sempre ao longo da tua carreira. As tecnologias estão sempre a evoluir e, por isso, o trabalho do pintor também vai evoluindo. Por isso, mesmo depois do curso, não deixes de estudar.

Onde estudar para Pintor (Construção Civil)?

Portugal:

Brasil:

Gostavas de ser um pintor da construção civil? Então procura um curso profissional que te dê os conhecimentos necessários para entrares nesta carreira com o pé direito. Com toda a certeza, vais conseguir tudo o que desejas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top