Engenheiro Florestal

Engenheiro Florestal

O engenheiro florestal é o profissional que trabalha na exploração dos recursos naturais da floresta de forma sustentável. Num momento em que o mundo se preocupa, cada vez mais, com o meio ambiente, e numa altura em que todos estão de olhos voltados para as florestas, então é fundamental que existam pessoas formadas e qualificadas em engenharia ambiental!

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: 1500€ - 2000€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Biologia, Geologia, Matemática
  • Idiomas: Inglês, Português

A exploração de madeira, resinas, óleos, entre outros recursos florestais, foi, sem dúvida, durante muito tempo, uma atividade sem qualquer tipo de cuidado ou travão. Por isso, o que assistimos hoje é a uma desflorestação enorme, causando vários tipos de problemas.

É por isso que estes profissionais são tão necessários para toda a humanidade. Não só ele garante que a exploração é feita de forma consciente e organizada, como garante a segurança de todos, ao evitar problemas maiores, como deslizamentos de terras, por exemplo.

Sendo assim, este profissional atua na reflorestação, mas também na fiscalização do trabalho de companhias extrativas de recursos florestais, como siderurgias ou termoelétricas, por exemplo.

Se gosta da natureza, se tem um especial interesse pela floresta e pelo meio ambiente em geral, então continue a ler este artigo e descubra o que faz um engenheiro florestal, quais as funções que desempenha nas diferentes áreas de atuação, quais são as saídas no mercado de trabalho e o que precisa fazer para poder entrar nesta carreira. Confira!

O que faz um Engenheiro Florestal?

O Engenheiro Florestal é o profissional que “protege” as florestas, garantindo que os seus recursos naturais são preservados e usados com o devido planeamento. É ele que se dedica à reflorestação de áreas que foram devastadas nos seus recursos naturais, assim como fiscaliza as empresas que trabalham com esses recursos.

Além disso, é o profissional formado em engenharia florestal que ajuda na administração de reservas florestais, assim como em parques ecológicos.

Os engenheiros florestais também podem atuar na área da genética, estudando as sementes para melhorá-las geneticamente.

É ainda a sua responsabilidade promover a educação ambiental, com o intuito de preservar a flora e a fauna. O crescimento do ecoturismo nos últimos anos também veio trazer desafios para este profissional, o qual é responsável por preservar o ambiente nos locais em que o turismo é incentivado.

O profissional de engenharia florestal também é aquele que aperfeiçoa as tecnologias usadas na extração dos recursos florestais.

Quais as suas funções

O engenheiro florestal desempenha várias funções, as quais veriam de acordo com a área de atuação. Independentemente do seu cargo, ele é sempre responsável por cuidar e preservar as florestas e os seus recursos naturais.

De entre as funções e tarefas mais comuns, destacamos:

  • Desenvolve planos de preservação e manutenção de florestas
  • Faz a gestão dos recursos florestais durante a exploração comercial
  • Fiscaliza a extração dos recursos naturais da floresta
  • Faz a gestão do espaço, tendo em conta as espécies lá existentes, tanto vegetais, como animais
  • Desenvolve planos de prevenção no que diz respeito a doenças, pragas e incêndios
  • Faz a gestão de todas as atividades que possam interferir com os recursos florestais, como a silvo-pastorícia, a caça ou a apicultura

Para poder desempenhar as suas funções de forma eficiente, este profissional precisa ter conhecimentos sólidos acerca dos ecossistemas da floresta. Deve, ainda, ter uma boa capacidade de administração e gestão, assim como relacional e comunicativa, tendo em conta que o seu trabalho é feito em equipa e terá de lidar com muitas pessoas, de várias áreas e setores da economia.

Saídas no Mercado de Trabalho

As saídas no mercado de trabalho para o engenheiro florestal são amplas, tendo em conta que poderá trabalhar em diversas áreas.

Tanto em Portugal, como no Brasil, as perspetivas de emprego são muito favoráveis, pois antevê-se um grande aumento na procura destes profissionais, muito pela crescente preocupação com a preservação do meio ambiente, assim como a sustentabilidade dos recursos naturais.

Poderá trabalhar em organismos públicos, na Administração central e local, assim como em institutos de pesquisa e universidades, efetuando investigações e também dando aulas para os alunos universitários.

Existem, ainda, cargos relevantes em associações de produtores e várias indústrias, como a da celulose, madeira, cortiça, entre outras.

A área da agricultura também tem procurado bastante pelo engenheiro florestal, o qual leva a cabo planos de reflorestação, utilização adequada de recursos hídricos e melhoria de sementes.

Se quiser seguir uma carreira autónoma, é possível trabalhar como consultor ou projetista.

Como entrar na carreira de Engenheiro Florestal

Para entrar na carreira de Engenheiro Florestal necessita ter o diploma de formação em Engenharia Florestal. Em Portugal, tem disponível a licenciatura, mas também existem várias conferências, ações de formação e cursos que poderão ser uma mais-valia na aquisição de conhecimentos específicos e sólidos.

No Brasil, o curso está disponível na modalidade de bacharelado, o qual tem duração de cinco anos, em média. É obrigatório fazer um estágio supervisionado no final do curso, assim como o famoso TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Durante o curso, os alunos deverão adquirir conhecimentos sólidos de biologia celular, botânica, silvicultura, tecnologia de madeira, florestas e recursos florestais, legislação ambiental, meteorologia, impactos ambientais, matemática, física, entre outras disciplinas.

Onde estudar Engenharia Florestal

Portugal:

Brasil:

Gosta do meio ambiente e da floresta? Preocupa-se com o futuro dos recursos florestais? Então a carreira de engenheiro florestal pode, com toda a certeza, ser a escolha da sua vida! Invista no curso superior e não deixe de fazer cursos e assistir a palestras e conferências. Lembre-se que esta é uma área em constante evolução e precisa estar sempre a par das novidades!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima