Ir para o conteúdo
Nº1 na oferta de conteúdos sobre Carreiras e Profissões

Pesquisar
guia das profissoes
  • Home
  • Descobre Profissões
  • Testes Vocacionais
  • Como procurar Emprego
  • Sou Estudante
  • De A-Z
Nº1 na oferta de conteúdos sobre Carreiras e Profissões

Pesquisar
guia das profissoes
  • Home
  • Descobre Profissões
  • Testes Vocacionais
  • Como procurar Emprego
  • Sou Estudante
  • De A-Z
Profissões

Técnico de Aeroponia

  • Picture of Susana Valente (Web Copywriter e Jornalista) Susana Valente (Web Copywriter e Jornalista)
  • Susana Valente (Web Copywriter e Jornalista)
  • Deixe um comentário
Técnico de Aeroponia

Um Técnico de Aeroponia dedica-se ao cultivo de plantas e produtos hortícolas de forma suspensa no ar, recorrendo, portanto, à aspersão com água nutrida para garantir o seu crescimento. Faz parte da chamada Agricultura Inteligente. Mas vem saber o que é a Aeroponia e tudo sobre a profissão…

As alterações climáticas estão a acelerar mudanças drásticas no universo agrícola. A gestão eficiente da água é uma das grandes preocupações do setor. Portanto, é aqui que surge a Aeroponia como uma prática alternativa e muito sustentável.

Esta técnica de cultivo mantém as plantas suspensas no ar e assim, apoiadas pelo colo das suas raízes. Trata-se de uma forma de Hidroponia, mas que gasta ainda menos água do que esta forma de cultivar.

Na Aeroponia, as plantas são aspergidas em vez de regadas com uma névoa de água ou com gotículas de uma solução com nutrientes. Assim se garante que têm tudo o que precisam para crescerem saudáveis.

A prática é feita em ambientes interiores e tem um alto potencial de rentabilidade.

Sabias que a NASA recorreu à Aeroponia para cultivar feijão asiático numa estação espacial? Pois é, e o espantoso é que as mudas de feijão cresceram numa solução nutritiva e num ambiente de gravidade zero.

Mas vem daí saber mais sobre esta área tão intrigante…

Começa a tua nova carreira
  • Onde estudar Aeroponia
  • Ofertas de emprego Técnico de Aeroponia

O que é a Aeroponia

Talvez estejas a pensar que a Aeroponia é uma coisa moderna. Mas, na verdade, esta técnica de cultivo surgiu em 1937, nos EUA, e tem como grande vantagem a poupança de água.

Assim, as plantas cultivam-se suspensas no ar, sendo que as suas folhas e raízes podem crescer livremente. As raízes ficam de certa forma fechadas, por exemplo, em caixas ou quadros, onde recebem uma solução de água com nutrientes.

Portanto, os produtos cultivados não precisam de terra, nem de doses generosas de água para crescerem. O seu desenvolvimento faz-se através da aspersão controlada da solução nutritiva, através de nebulizadores ou aspersores.

Desta forma, a produção é mais eficiente e a planta cresce de modo mais controlado e saudável.

Diferença entre Hidroponia e Aeroponia

A principal diferença entre estes dois tipos de cultivo está na água. A Hidroponia requer uma boa dose de água para levar os nutrientes até às plantas.

Mas a Aeroponia depende menos de água, uma vez que a rega com a solução nutritiva é feita através de aspersão ou de gotículas.

De qualquer modo, as duas práticas vão ao encontro do conceito de Agricultura inteligente. Pois são processos muito controlados, quase com rigor científico, e que garantem uma produção mais sustentável.

No Brasil, o sistema aeropónico é usado com sucesso na produção de batatas, mas também pode ser aplicado a outros produtos hortícolas e plantas.

Sistema aeropónico utilizado na produção de batata semente

Confirma, já de seguida, as principais desvantagens e os benefícios deste tipo de cultivo relativamente à agricultura mais tradicional…

Vantagens da Aeroponia

  • Maior produtividade (algumas culturas podem produzir até 5 vezes mais)
  • Precisa de menos espaço
  • Raízes crescem à vontade, o que é bom para as plantas
  • Menor uso de água
  • Exposição ao ar garante melhor oxigenação às plantas
  • Redução de pragas e parasitas.

Desvantagens da Aeroponia

  • Elevado investimento inicial
  • Requer trabalhadores qualificados
  • Precisa de sistema alternativo em caso de falha de energia
  • Controle da solução nutritiva tem de ser rigoroso.

Fica connosco para saberes mais sobre o trabalho nesta área…

O que faz um Técnico de Aeroponia

A manutenção de um sistema aeropónico requer uma atenção continuada, uma vez que é preciso assegurar que todos os processos decorrem sem falhas.

Assim, este tipo de cultura centra-se no processo de alimentação das plantas através da aspersão da solução nutritiva. Mas este é também o procedimento mais desafiante de todos.

Deste modo, o principal papel do Técnico de Aeroponia é assegurar que as plantas recebem os nutrientes de que precisam na medida certa.

Contudo, o trabalho destes profissionais passa ainda por controlar outros aspetos fundamentais, como por exemplo a qualidade do ar e a humidade do espaço. Portanto, é preciso que todos os padrões estejam dentro do ideal.

Uma boa nova para os profissionais de Aeroponia é que este tipo de cultivo é pouco propenso a pragas. Assim, será menos uma preocupação com que lidar.

Mas, conforme os sistemas aeropónicos usados, o trabalho pode implicar mais ou menos funções como vais já confirmar…

Quais as suas funções

Manter um sistema aeropónico exige uma boa dose de conhecimentos técnicos. Portanto, é preciso saber muito do processo e das tecnologias usadas.

Assim, o Técnico de Aeroponia tem de acumular saberes agrícolas, tecnológicos e até de química, pois o controle da solução nutritiva é essencial.

Contudo, muito do seu trabalho vai depender sistema aeropónico que utilizar. Por isso, vamos falar um pouco disso já de seguida…

Que sistema de Aeroponia escolher?

A escolha do sistema aeropónico é um passo essencial nesta atividade, pois isso vai determinar todo o processo de cultivo.

Assim, há sistemas de Aeroponia que exigem a aspersão manual das plantas com solução nutritiva, ao longo do dia e da noite, em intervalos definidos.

Contudo, os sistemas aeropónicos mais modernos têm bombas que fazem esse trabalha de forma automática. Neste caso, a vida do Técnico de Aeroponia é bem mais relaxada.

Porém, será sempre preciso manter atenção constante à evolução das plantas.

Tipos de Aeroponia

Além da aspersão das plantas, também é preciso perceber que os sistemas de Aeroponia se podem dividir em função da forma como a estrutura é disposta.

Assim, podemos ter uma Aeroponia vertical ou horizontal. Mas vem entender um pouco melhor esses conceitos…

Aeroponia Vertical

Neste caso, usam-se, por norma, tubos de PVC perfurados para receberem as mudas das plantas. Portanto, estes tubos colocam-se na vertical, em paralelo e em grupo, com espaços entre eles.

A estruturas são dispostas de modo a garantir que as plantas recebem a luz e a temperatura ideais.

Na Aeroponia vertical, a solução nutritiva é aspergida por um sistema composto por uma bomba, um timer e um reservatório.

Aeroponia Horizontal

Este sistema de Aeroponia usa também tubos de PVC perfurados, onde se colocam as mudas das plantas. Mas a disposição dos mesmos é feita na horizontal.

Assim, a disposição dos tubos é o grande ponto de diferença, mantendo-se o espaçamento e a importância da luz e da temperatura.

Vem agora perceber como é o mercado de trabalho neste setor…  

Saídas no Mercado de Trabalho

A Aeroponia é uma atividade agrícola de grande potencial. Além de ser muito rentável, pois a produção pode ser três vezes mais do que na agricultura tradicional, também permite economia de recursos.

Portanto, com poupanças na água e em fertilizantes, podem aumentar-se os ganhos. Até porque as plantas podem crescer mais e num espaço mais reduzido, uma vez que a produção pode ser feita na vertical.

Desta forma, este tipo de smart farming, ou Agricultura inteligente, pode garantir bons lucros.

Contudo, iniciar a Aeroponia exige uma boa dose de tecnologia. Assim, também precisa de um bom investimento para começar. Portanto, é preciso fazer bem as contas.

Mas vê como podes dar os primeiros passos na área…

Como entrar na Aeroponia

A Aeroponia exige mão-de-obra bastante qualificada. Contudo, os empregos nesta área não abundam nesta altura. Pois não há assim tantos negócios nesta área, sendo que os que existem costumam funcionar com trabalhadores da mesma família.

Porém, acredita-se que a área vai desenvolver muito nos próximos tempos. Portanto, devem também aumentar as chances de trabalho.

Mas de qualquer modo, é uma boa atividade para abrir um negócio próprio, pois ainda tem muito potencial para explorar.

Contudo, antes de abrir um negócio, é preciso estudar bem o tema, bem como a região onde se pretende instalar.

Todavia, ainda antes disso, o primeiro passo essencial é procurar formação em Aeroponia. Pois como é uma área muito técnica, não convém abraçar o setor sem a devida preparação.

Onde estudar Aeroponia

Não há cursos profissionais e técnicos sobre Aeroponia. Muitas das vezes, a grade curricular de formações de Hidroponia aborda o tema. Mas também aparecem alguns workshops sobre a prática.

Assim, procura uma formação que responda àquilo que ainda não sabes sobre o assunto, por exemplo abordando os aspetos mais técnicos e complexos.

Mas para te ajudar nesse processo, espreita algumas opções de cursos que têm a Aeroponia no programa…

Portugal:

  • CAP
  • Formação em Hidroponia

Brasil:

  • Produção e Cultivo de Tomate Hidropónico
  • Formação Profissional em Hidroponia

Agora que já percebeste o que é a Aeroponia e o que faz um Técnico nesta área, já podes decidir se é o que queres para o teu futuro. Mas não te esqueças de analisar os prós e os contras para tomares uma decisão consciente. Daqui desejamos-te muito sucesso.

Ofertas de emprego Técnico de Aeroponia

Partilhar artigo:

Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on linkedin

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Profissões

Editor de Notícias - Editor Chefe
Editor Chefe / Edição Jornalística

O Editor Chefe é um Editor de Informação que verifica a qualidade das notícias, avaliando também se os dados estão

Ler mais
Chief Technology Officer (CTO)
Chief Technology Officer (CTO)

O Chief Technology Officer (CTO), também conhecido como Chief Technical Officer ou Chief Technologist (podendo ser traduzido em português como

Ler mais
Professor de Português Língua Não Materna
Professor de Português Língua Não Materna (PLNM)

O Professor de Português Língua não materna (PLNM), ou Professor de Português Língua Estrangeira (PPLE), ensina o idioma português a

Ler mais
Diretor de Fiscalização da Obra (Fiscal de Obras)
Diretor de Fiscalização da Obra (Fiscal de Obras)

O diretor de fiscalização da obra, ou diretor técnico de fiscalização da obra, conhecido também como fiscal de obras, é

Ler mais
Descobrir mais profissões

A Tua Carreira


  • Descobre Profissões
  • De A a Z
  • E-books
  • Últimas Notícias
  • Deixa-nos a tua Sugestão

Testes Vocacionais


  • Teste das Cores
  • Teste das 7 Inteligências
  • Teste Vocacional
  • Teste Psicotécnico de Personalidade
  • Teste Vocacional: Estás na Profissão certa?

Sobre Nós


  • Quem Somos
  • Publicidade e Parcerias
  • Contactos
  • Política de privacidade
  • Utilização de Cookies
  • Termos e Condições

Redes Sociais


Newsletter


Subscrever aqui

Copyright © 2025 Guia das Profissões ® | Todos os direitos reservados

Comece a escrever e pressione Enter para pesquisar

Damos valor à sua privacidade
Os cookies são usados para lhe fornecer uma melhor experiência no nosso site, para fornecer serviços e ferramentas de terceiros, para nos ajudar a compreender e melhorar o funcionamento do site e para publicidade. Recomendamos que mantenha todos os cookies, mas se não concordar, pode alterar facilmente clicando na opção de configurações de cookies abaixo.
Funcional Always active
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu Provedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Manage options Manage services Manage {vendor_count} vendors Read more about these purposes
MAIS OPÇÕES
{title} {title} {title}