Técnico de Atendimento Público

Técnico de Atendimento Público

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Baixa

Disciplinas do secundario:

Materiais e Tecnologias Psicologia Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O técnico de atendimento público é a pessoa que faz com que os espectadores sejam bem acolhidos no recinto de espetáculos. Esta profissão não é a mais valorizada, mas, sem dúvida, é muito importante para garantir o bom funcionamento do espetáculo. 

Qualquer pessoa que trabalhe no recinto dos espetáculos é essencial para o seu bom funcionamento. Embora olhemos para os artistas como as peças mais importantes, a verdade é que todos têm o seu papel e não podemos negar a sua importância.

Neste artigo vamos conhecer melhor a profissão de técnico de atendimento público. Se estás interessado em trabalhar nos “bastidores” dos espetáculos, então esta carreira pode ser boa para ti. 

Aqui vais descobrir o que faz este profissional, quais as suas funções no dia a dia de trabalho, as saídas profissionais possíveis e o que precisas fazer para entrar nesta carreira. 

Vamos?

O que faz um Técnico de Atendimento Público?

O técnico de atendimento público é aquele que recebe o público e o leva até à sala de espetáculos. Por isso, ele é uma peça essencial para o bom funcionamento do espetáculo, principalmente no que diz respeito ao acolhimento dos espectadores na sala. 

Este profissional pode estar responsável pela venda de bilhetes do espetáculo, de encaminhar as pessoas desde a entrada até à sala de espetáculos, assim como pela arrumação da entrada do recinto. 

Em alguns casos, ele também pode estar a fazer funções de porteiro, embora seja mais comum, atualmente, os porteiros serem seguranças

Quais as suas funções

O técnico de atendimento público tem diferentes tarefas a seu cargo, dependendo sempre muito do local onde trabalha, assim como do contrato que assina. 

Por exemplo, ele pode ficar só encarregue de vender bilhetes para o espetáculo, mas também pode ficar encarregue de arrumar e limpar a área da entrada, ou então levar os espectadores até ao recinto, ou sala da apresentação. Em alguns casos, também pode ter de executar tarefas de porteiro

Quando está na bilheteira, o técnico de atendimento público vende bilhetes às pessoas que querem assistir ao espetáculo, efetuam reservas e trocas de bilhetes. 

Ao fazerem esta tarefa, os técnicos de atendimento público precisam ter muita atenção, pois lidam com dinheiro. Além disso, é preciso ser bem-educado e saber falar. Mostrar aos clientes que está disponível para resolver todas as questões é essencial para ser-se bom nesta tarefa. 

A organização e limpeza do espaço da bilheteira normalmente fica a cargo do técnico também. Portanto, se quiseres seguir esta profissão, tens de ser uma pessoa com sentido de responsabilidade, muito organizado e empenhado. 

Se estiveres encarregue de orientar as pessoas da entrada ao recinto da apresentação, terás de acompanhá-las e orientá-las até à sala onde se vai realizar o espetáculo.

Se estiveres a exercer a função de porteiro, a tua função é assegurar que os espectadores do espetáculo são bem-recebidos. Em eventos com lista de reservas, vais fazer a filtragem das entradas, pois podem aparecer pessoas sem convite ou sem reserva feita. 

Neste caso, é importante que sejas uma pessoa persuasiva e com boa capacidade de gestão de conflitos. 

Saídas no Mercado de Trabalho

O técnico de atendimento público pode trabalhar em diferentes recintos de eventos. Sempre que haja a necessidade de vender bilhetes, fazer reservas de lugares, ou encaminhar as pessoas desde a entrada até ao recinto do espetáculo, é preciso a presença dos técnicos de atendimento público. 

Sendo assim, podes trabalhar em:

  • Teatros
  • Coliseus
  • Circos
  • Eventos ao ar livre com bilheteira (entrada mediante o pagamento de bilhetes)

No caso dos teatros, coliseus e circos, és contratado diretamente para assumir o posto de trabalho. No entanto, quando falamos de eventos ao ar livre, por se tratarem de eventos esporádicos e não constantes, é normal que sejas contratado como freelancer. 

Como entrar na carreira de Técnico de Atendimento Público?

Se queres seguir a carreira de técnico de atendimento público, então o mais importante é gostares de lidar com pessoas. Vais ser a primeira, ou das primeiras pessoas, que o cliente vê. Por isso, ser uma pessoa agradável e comunicativa é imprescindível para o teu sucesso.

Apesar de não ser obrigatório, existem cursos de atendimento ao público que te preparam para esta função. Vais aprender várias técnicas que te permitem lidar melhor com todo o tipo de situações.

Podem existir conflitos, atrasos, constrangimentos e vais ter de estar preparado para eles. Portanto, se quiseres estar bem preparado para entrar nesta carreira, o melhor é fazeres um dos cursos que te apresentamos agora. 

Onde estudar para Técnico de Atendimento Público?

Portugal: 

Brasil:

Gostavas de trabalhar num ambiente artístico e querias estar na porta da frente? Então a profissão de técnico de atendimento público encaixa-te na perfeição. Pode não ser um caminho fácil, mas acredita que vai valer a pena todos os esforços. Nós, do Guia das Profissões, desejamos que tenhas muito sucesso!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top