Afinador de Máquinas de Injeção

Afinador de Máquinas de Injeção

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Matemática Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Inglês, Português

O Afinador de Máquinas de Injeção trabalha na produção de moldes de plástico ou outros materiais, cabendo-lhe operar e programar este tipo de equipamento. Portanto, participa num processo que é essencial no setor industrial.

A moldagem por injeção é usada para fabricar diversos produtos na indústria, como, por exemplo, embalagens, tampas de garrafas, peças e componentes para automóveis. Mas também pode ser usada para criar brinquedos, pentes de bolso e até instrumentos musicais.

A sua aplicação é muito abrangente, pelo que este é um setor profissional com muita saída, pois há falta de mão de obra no mercado.

Mas continua a ler para saberes tudo sobre a profissão de Afinador de Máquinas de Injeção…

O que faz um Afinador de Máquinas de Injeção

O trabalho deste profissional é operar Máquinas de Injeção de plásticos no âmbito da produção de moldes a nível industrial. Trata-se de uma profissão técnica que passa também pela programação e afinação destes equipamentos.

Além disso, o Afinador de Máquinas de Injeção também acompanha o processo de produção, trabalhando na direta dependência de profissionais como o coordenador de produção e o Engenheiro de Produção.

As suas tarefas passam por planear, programar e gerir todo o processo de moldagem por injeção. Assim, intervém na afinação de parâmetros e na regulação e controlo dos vários tipos de máquinas injetoras.

Mas também atua para detetar defeitos nas peças moldadas, bem como para descobrir o que está na base deles e para aplicar as soluções necessárias de modo a corrigir os problemas.

Contudo, a sua intervenção é também preventiva, pelo que precisa de cuidar da manutenção das máquinas.

Quais as suas funções

O Afinador de Máquinas de Injeção tem, acima de tudo, que ser um perito nesta área, conhecendo os vários tipos de equipamentos existentes, bem como os diversos moldes e os seus elementos.

Na sua rotina de trabalho, precisa de garantir o cumprimento das normas de Segurança do Trabalho, de Saúde e de Higiene, sem esquecer os aspetos de proteção do ambiente.

Mas, para teres uma ideia mais concreta do trabalho em si, espreita aquelas que são as principais funções do Afinador de Máquinas de Injeção:

  • Planear e programar o processo de moldação por injeção
  • Trocar, montar e desmontar moldes
  • Afinar parâmetros e operar as máquinas
  • Supervisionar processo de produção
  • Analisar e resolver problemas técnicos
  • Garantir a qualidade do processo para que as peças finais saiam como esperado
  • Detetar problemas de produtividade e avançar soluções de otimização 
  • Fazer a manutenção das máquinas
  • Interagir com equipamentos robotizados para acabamento e acondicionamento das peças
  • Verificar e analisar documentos técnicos.

Quanto ganha um Afinador de Máquinas de Injeção

Esta é uma daquelas profissões técnicas que não precisa de formação superior, mas que, ainda assim, assegura bons ordenados. Isto deve-se bastante à falta de profissionais qualificados neste setor.

Habitualmente, o Afinador de Máquinas de Injeção recebe um salário base e um subsídio de alimentação. Mas também pode ganhar um subsídio por turno, pois há fábricas que funcionam de forma ininterrupta, com turnos de dia e de noite.

Assim, esse é um setor interessante para quem procura uma boa compensação financeira sem ter que passar por cursos muito teóricos e académicos.

Saídas no Mercado de Trabalho

Há muitos produtos que usamos todos os dias que precisam de usar peças de plástico, desde as embalagens dos alimentos até aos nossos carros, passando por produtos cosméticos e até brinquedos. Portanto, a indústria de injeção de plásticos é uma das quer mais cresce em todo o mundo.

Nos últimos anos, vários Governos de diferentes países, têm aprovado novas leis para limitar o uso dos plásticos. Mas, ainda, assim, continuamos muito dependentes deste tipo de produto, o que é ótimo para quem quer fazer carreira nesta área.

Assim, se queres ser Afinador de Máquinas de Injeção, podes ter a certeza de que terás boas oportunidades no mercado de trabalho. Cabe-te a ti agarrá-las com unhas e dentes!

Como ser Afinador de Máquinas de Injeção

A formação técnica profissional é a melhor forma de chegar a esta área que requer conhecimentos específicos. Repara que há uma grande responsabilidade no trabalho e, portanto, um erro no âmbito das máquinas de injeção pode prejudicar de forma grave a produção.

Assim, o Afinador de Máquinas de Injeção precisa de saber o que está a fazer! Portanto, procurar uma boa qualificação profissional é o primeiro e decisivo passo para entrar nesta área.

A maioria das entidades empregadoras pedem experiência na área. Assim, será boa ideia tentar trabalhar no setor, mesmo que em funções menores, para, pelo menos, ter uma perceção de como tudo funciona.

Também é importante ter alguns conhecimentos de informática mais básicos, para poder trabalhar com um computador.

Além disso, é uma mais-valia ter competências interpessoais como a capacidade de liderança e a responsabilidade. Por outro lado, é preciso saber trabalhar em equipa, ser proativo e dinâmico.

Onde estudar Moldação de Plásticos

A melhor opção para quem se quer formar nesta área é o ensino profissional, pois assenta na prática e na aprendizagem em contexto de trabalho.

Esse dado é importante, pois até pode abrir as portas do mercado de trabalho. Vê que garante um contacto privilegiado com empresas que tenham parcerias com as instituições de ensino dos cursos.

Assim, para começares a procurar a melhor formação para o teu caso, espreita os seguintes links…

Portugal:

Brasil:

Agora que já sabes o que faz um Afinador de Máquinas de Injeção, percebeste que é uma profissão técnica com saída e que pode garantir um salário confortável. Achas que é este o caminho que queres para o teu futuro? Se estás certo disso, torcemos pelo teu sucesso.

Contudo, se continuas com dúvidas, aproveita para fazer Testes Vocacionais e para encontrar outras profissões feitas à medida do teu perfil – e da tua felicidade!

Partilhar Post

1 comentário em “Afinador de Máquinas de Injeção”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top