Técnico de Desporto

Técnico de Desporto

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Biologia Educação Física Psicologia Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O Técnico de Desporto dedica-se a planear, organizar e desenvolver o treino desportivo, tanto a nível individual como coletivo. Mas o seu trabalho também pode integrar a prática de atividades de tempos livres e de lazer.

Esta é uma profissão ideal para quem gosta de Desporto e tem interesse em empenhar-se na promoção da saúde e do bem-estar físico.

A área desportiva tem cada vez mais saídas dada a importância que tem ganho. Numa sociedade onde as pessoas passam tantas horas agarradas às tecnologias, as atividades desportivas são essenciais para a saúde pública.

Portanto, o Técnico de Desporto tem um papel importante neste âmbito. E até pode atuar ao nível das iniciativas públicas de Câmaras e empresas municipais, por exemplo.

Mas continua a ler para saberes mais sobre esta profissão.

O que faz um Técnico de Desporto

Este profissional dedica-se a planear a a organizar o treino de modalidades desportivas.

Assim, pode alinhar planos anuais de preparação física, colaborando com outros técnicos de desporto como, por exemplo, o Treinador de Futebol ou o Preparador Físico.

Deste modo, o Técnico de Desporto pode ajudar a preparar e a organizar sessões de treino. Mas também ajuda a desenvolver atividades desportivas individuais e coletivas. Nesses casos, terá como foco aperfeiçoar as capacidades dos Atletas Profissionais ou amadores.

Mas o seu trabalho também passa por uma componente mais de saúde, focada na promoção de hábitos saudáveis.

Neste âmbito, atua ao nível da animação e do lazer junto das comunidades. Portanto, também incentiva e organiza atividades físicas para ocupação dos tempos livres.

Porém, a tarefa tem também uma componente mais burocrática que passa, por exemplo, por manter os dossiês de treino atualizados.

Além disso, o Tecnólogo ou Técnico de Desporto precisa de registar o desempenho dos praticantes, avaliando se estão a ir ao encontro dos objetivos definidos.

Quais as suas funções

As tarefas de um Técnico de Desporto estão ligadas à vertente mais desportiva e física, mas também ao lazer e à animação. Portanto, a área de atuação pode ser ampla, envolvendo desde crianças a idosos, passando por adultos em geral.

Mas, para teres uma ideia mais clara do que este profissional faz, fica com a lista das suas principais competências:

  • Elaborar planos de preparação física
  • Organizar e orientar sessões de treino
  • Aconselhar práticas saudáveis
  • Promover a melhoria da aptidão física
  • Definir programas de ocupação de tempos livres
  • Orientar praticantes para o funcionamento dos equipamentos
  • Organizar competições
  • Fazer a avaliação dos praticantes e das equipas em competição
  • Registar e analisar o desempenho dos praticantes
  • Ajudar a diagnosticar necessidades específicas de Atletas e Equipas.

Quanto ganha um Técnico de Desporto

Os ordenados nesta profissão podem ser bastante variáveis, em função das saídas profissionais.

Repara que o Técnico de Desporto pode trabalhar em locais bastante distintos, desde o setor público ao privado. Portanto, os salários também podem mudar muito. Assim, é difícil definir um valor salarial médio.

Mas, na verdade, o ordenado nem sempre é o aspeto mais importante para quem abraça esta profissão. A paixão pelo Desporto tende a ser o principal aliciante desta atividade.

Saídas no Mercado de Trabalho

Estes profissionais podem trabalhar em diversas áreas no âmbito desportivo e do lazer, e tanto no setor público como no privado. Portanto, pode ser uma boa opção de carreira, com algumas boas oportunidades no mercado de trabalho.

Assim, eis algumas das áreas onde o Técnico de Desporto pode trabalhar:

  • Câmaras Municipais
  • Empresas ou organismos públicos na área desportiva e do lazer
  • Ginásios
  • Associações desportivas e municipais
  • Clubes desportivos
  • Empresas privadas de turismo e de lazer.

Como ser Técnico de Desporto

Para entrar nesta área é preciso fazer formação específica. Sem um curso adequado, não será possível ter uma carreira como Tecnólogo ou Técnico de Desporto. Isto é sobretudo válido para quem quer trabalhar no setor público.

Contudo, não precisa de ser uma formação superior. Há cursos profissionais que são uma boa opção para quem prefere uma formação mais prática e menos académica.

Nesse processo, o Técnico de Desporto precisa de ter conhecimentos que vão da Psicologia do Desporto à saúde e à aptidão física. Mas também tem de dominar saberes da Metodologia de Treino. E ainda precisa de saber de primeiros socorros, fisiologia do exercício e Nutrição, entre outros temas.

Por outro lado, tem ainda uma vertente de Animador Turístico, o que exige boas capacidades de comunicação. Mas também deve conseguir manter boas relações com outras pessoas.

Além disso, o Técnico de Desporto tem de saber adaptar-se a pessoas e a grupos bem diferentes, para poder passar as suas ideias de forma clara.

Saber motivar os demais e gerir conflitos são outras competências importantes. E deve transmitir segurança e ter grande autocontrole, bem como muita disciplina.

Onde estudar para Técnico de Desporto

Há várias possibilidades de formação para quem quer entrar nesta profissão, desde cursos universitários a profissionais.

Nestes casos, falamos de cursos que conferem a graduação secundária e que, ao mesmo tempo, dão acesso ao Ensino Superior. Mas também têm uma formação mais prática e, portanto, são muitas vezes a opção preferida.

Quem gosta desta área desportiva, tende a ter menos paciência para ficar colado aos bancos da escola. Nestes casos, uma formação mais prática é sempre uma melhor opção.

Mas, para te ajudar na tua busca, deixamos-te alguns links que te podem interessar…

Portugal:

Brasil:

Agora que já ficaste a conhecer melhor a profissão de Técnico de Desporto, podes avaliar se tens o que é preciso para entrar nesta área. Mas também deves avaliar se é o que queres para o teu futuro. É este o caminho para a tua felicidade? Se estás certo disso, torcemos pelo teu sucesso!

Contudo, se continuas com dúvidas, faz Testes Vocacionais para encontrares outras profissões adequadas ao teu perfil e ao que gostas de fazer.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top

A tua opinião conta para nós!

Participa no Inquérito de Satisfação do Guia das Profissões e ajuda-nos a melhorar. Responde agora e ganha o e-book “Como organizar o Seu Tempo?”

mulher apontando