Editor Assistente (Assistente de Montagem)

editor assistente

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

História da Cultura e das Artes Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O editor assistente, também chamado de assistente de editor cinematográfico, assistente de edição, assistente de montador ou assistente de montagem, no Brasil, é o braço direito do editor (montador). É um dos profissionais que atuam na produção audiovisual, quando os conteúdos são editados.

O trabalho de edição (montagem) é muito complexo e requer muito trabalho. Por isso, é muito comum que os editores tenham vários assistentes para ajudá-lo nesse processo.

O mundo do cinema e do audiovisual tem atraído vários jovens que procuram trabalhar na área. Sem dúvida, este é um mundo mágico, envolto em glamour. Não é difícil nos apaixonarmos pela 7ª arte e sonharmos em trabalhar com filmes.

Embora a maior parte das pessoas se identifique com atores, roteiristas e realizadores, existem muitas outras profissões por trás de uma produção audiovisual. Uma delas é do assistente de edição.

Neste artigo vamos mostrar-te um pouco mais sobre esta carreira. Vais descobrir o que faz o assistente de editor cinematográfico, as funções que tem no seu dia a dia de trabalho, as saídas no mercado de trabalho e o que precisas fazer para seguir esta profissão.

Vens connosco?

O que faz um Editor Assistente?

O editor assistente é o profissional que seleciona, ordena e ajusta os diferentes planos de uma produção audiovisual. Ele trabalha sob o comando do editor, o que é responsável por fazer a edição do filme ou outro produto audiovisual. O editor trabalha sob a supervisão do realizador (diretor) ou do produtor, garantindo o resultado desejado.

Como as cenas não são gravadas por ordem cronológica, o trabalho de edição tem de ser feito com cuidado. Ele tem de selecionar as cenas que vão ser usadas, ordená-las para que a história seja contada da forma correta, e fazer ajustes aos planos.

Este trabalho é feito na pós-produção, depois que todas as cenas estão gravadas. A edição tem como objetivo, então, transformar partes isoladas num todo que seja coerente.

O assistente de edição ajuda o editor a selecionar, ordenar e ajustar os planos das produções audiovisuais, para que o resultado vá ao encontro da ideia original e para garantir ritmo e qualidade técnica.

Ainda não sabes se esta é a melhor carreira para ti? Então usa o nosso Simulador e faz os nossos Testes!

Quais as suas funções

O assistente de montador, como é chamado no Brasil o editor assistente, tem como principal função ajudar o editor. Sendo assim, ele é responsável por selecionar, ordenar e ajustar os planos das produções audiovisuais.

Ele coordena, classifica e sincroniza a imagem e o som, faz cortes (estes são indicados pelo editor), sincroniza as pistas da trilha sonora, entre outras tarefas.

Embora muitos considerem o trabalho de edição como técnico, a verdade é que se trata, também, de um trabalho criativo, até porque é na edição/montagem que conseguimos montar a história.

O editor, assim como o assistente de editor cinematográfico, trabalha com as imagens em bruto. Depois tem de selecionar as imagens que quer, combinando-as em sequências para formar o filme ou outro produto audiovisual.

Algumas vezes, o editor e seus assistentes podem mesmo reescrever o filme, para criar uma história coesa com os planos que têm em mãos.

Quando falamos de uma grande produção, o editor tem consigo vários assistentes. Nesses casos, os assistentes são divididos e terão responsabilidades diferentes.

Ora vejamos!

  • Primeiro editor assistente – É o responsável pela equipa de assistentes. Embora possa fazer trabalho de edição de imagem, este não é o foco do seu trabalho. Ele está mais focado em coordenar e supervisionar a sua equipa de assistentes.
  • Editor assistente – Realiza trabalhos temporários de efeitos visuais, músicas, sons, entre outros. Além disso, o primeiro editor distribui outras tarefas.
  • Editor aprendiz – Muitas vezes, o editor aprendiz vai ajudar os assistentes de edição. Sem dúvida, esta é uma ótima forma de aprender as habilidades necessárias para a edição de produtos audiovisuais.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho na área da cultura não é muito bom, principalmente na área do cinema. Em Portugal, não existem muitas produções cinematográficas, o que dificulta na hora de conseguires um emprego na 7ª arte.

O Brasil tem mais produções cinematográficas, assim como televisivas, o que faz com que o mercado de trabalho para os assistentes de editor cinematográfico seja melhor.

No entanto, devemos dizer, aqui, que não existem tantas oportunidades de trabalho como aquelas que gostaríamos.

Embora a maior parte dos empregadores dos assistentes, assim como dos editores, seja em emissoras e produtoras de televisão e cinema, hoje temos outras opções. A internet veio, com toda a certeza, trazer oportunidades para estes profissionais.

Por exemplo, o YouTube é hoje uma das maiores redes sociais, no qual se partilham conteúdos diversos. Muitos editores e assistentes de editores conseguem oportunidades de trabalho para YouTubers, principalmente aqueles que já têm um volume de vídeos grande.

Como entrar na carreira de Editor Assistente?

Para seguires a profissão de editor assistente, o ideal é teres um curso em edição. Embora não seja obrigatório teres uma formação, é sempre uma vantagem, principalmente se quiseres crescer e, um dia, tornares-te um editor (montador).

Além de te dar conhecimentos importantes em edição, ao frequentares um curso na área, vais conhecer pessoas que já estão no meio artístico que te podem ajudar a entrar no mercado de trabalho.

Um estágio também é uma excelente oportunidade. Se conseguires mostrar o teu valor no estágio, o editor pode recomendar o teu trabalho noutras produções. Por isso, não deixes de dar sempre o teu melhor. Afinal de contas, nunca sabemos quem nos pode abrir muitas portas e estender-nos a mão.

Onde estudar para Editor Assistente?

Como dissemos, o curso de edição não é obrigatório para quem quer seguir a profissão de editor assistente. No entanto, é sempre bom termos conhecimentos de edição. Por isso, deixamos-te aqui algumas das instituições onde podes estudar.

Portugal:

Brasil:

O teu sonho é ser editor assistente? Queres começar a tua carreira na área da edição? Então não deixes de lutar por aquilo que queres! Sabemos que não vai ser um caminho fácil, mas acredita em ti, nas tuas capacidades, pois vai fazer toda a diferença. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te um futuro brilhante. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top