Técnico de Emissões de Rádio

técnico de emissões de rádio

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Matemática Materiais e Tecnologias Multimédia

Idiomas:

Português

O técnico de emissões de rádio é o profissional responsável por assegurar que a aparelhagem usada no estúdio de radiodifusão funcione corretamente e que não haja imprevistos durante as emissões de rádio.

Este profissional faz um pouco de tudo dentro de um estúdio de radiodifusão e, por isso, tem de ser uma pessoa dinâmica, com grande capacidade de aprendizagem e proativa.

Se adoravas trabalhar em rádio e se sentiste identificado com o perfil que descrevemos, então esta pode ser a profissão que tanto procuravas.

Neste artigo, vamos mostrar-te tudo sobre a profissão de técnico de emissões de rádio e vamos passar-te informações úteis para entrares nesta carreira com o pé direito.

Vens connosco?

O que faz um Técnico de Emissões de Rádio?

O técnico de emissões de rádio é o responsável por verificar se todos os materiais e equipamentos estão em perfeito estado de funcionamento para as emissões. Assim, ele verifica o estado da aparelhagem do estúdio, dos discos, gravações, cabos, leitores de CD, entre outros equipamentos.

Uma emissão de rádio não pode correr o risco de ser parada do nada por causa de um CD que estava riscado ou porque a aparelhagem “bloqueou”. Se é verdade que imprevistos acontecem, também é verdade que os riscos podem ser minimizados se houver uma constante atenção por parte dos técnicos de emissões de rádio.

Sendo assim, estes técnicos tornam-se indispensáveis para garantir que todas as emissões de rádio correm fluentemente, sem problemas.

Ainda não sabes se esta é a profissão certa para ti? Então faz os nossos Testes e usa o nosso Simulador!

Quais as suas funções

O técnico de emissões de rádio é responsável por garantir que todos os equipamentos do estúdio de radiodifusão estão em pleno funcionamento. Nesse sentido, ele desempenha uma série de tarefas ao longo do seu dia de trabalho. De entre as suas várias funções, destacamos aqui, por exemplo:

  • Verificar se a aparelhagem do estúdio está a funcionar corretamente e providenciar uma reparação/manutenção sempre que necessário
  • Preparar leitores de CD, microfones, gravadores, entre outros equipamentos a serem usados na emissão
  • Assegurar que todas as gravações e discos que serão transmitidos durante a emissão estão em perfeitas condições
  • Estudar a programação da emissão
  • Regular os aparelhos usados durante a emissão, assegurando a qualidade de som, assim como ajustando o volume
  • Acompanhar a emissão do programa de rádio e selecionar as fontes de som a serem transmitidas

Saídas no Mercado de Trabalho

O técnico de emissões de rádio pode encontrar trabalho em estações de radiodifusão. Atualmente, com as rádios online, as oportunidades de trabalho são ainda maiores, embora os salários oferecidos não sejam altos.

É importante dizer que a rádio tradicional perdeu força nas últimas décadas, não só pela força da televisão, como pela crescente adesão à internet, que permite que as pessoas ouçam as músicas que desejam no Youtube e outras plataformas de música.

No entanto, as rádios (tradicionais e online) têm procurado trazer alguma inovação, com programas de humor e de comentários políticos, culturais, etc. Essa inovação tem conquistados mais ouvintes nos últimos anos e esse é o segredo para que mais pessoas se sintam atraídas pela rádio.

Nesse sentido, e embora não encontremos muitas vagas para técnicos de emissões de rádio, ainda existe espaço para quem quer entrar nesta carreira.

Como entrar na carreira de Técnico de Emissões de Rádio?

Não é preciso ter uma formação específica para seres técnico de emissões de rádio. No entanto, se tiveres conhecimentos de aparelhagens e equipamentos de som, vais ter muitos pontos a teu favor na hora de conseguires uma vaga de trabalho.

Como as vagas de emprego não são muitas, o nosso conselho é que procures fazer uma formação como técnico de som ou uma formação na área da radiodifusão, como o curso de locução de rádio, por exemplo, a qual te abre mais portas para trabalhares nesta área.

Sem dúvida, entrares na carreira como técnico pode ser apenas uma porta de entrada para uma grande carreira na rádio.

Por isso, se a tua ideia é, um dia, seres locutor de rádio ou até apresentador de TV, a profissão de técnico de emissão de rádio pode ser uma excelente oportunidade para entrares no mundo da comunicação.

Onde estudar para Técnico de Emissões de Rádio?

Como dissemos, não é exigida nenhuma formação aos técnicos de emissões de rádio. No entanto, se tiveres conhecimentos sobre aparelhagens e equipamentos de estúdio e de som, terás muito mais chances de conseguir uma colocação.

Por isso, nós reunimos aqui alguns cursos que podem ser valorizados e que te podem interessar. Ora espreita!

Portugal:

Brasil:

Gostavas de trabalhar como técnico de emissões de rádio? Então investe numa formação na área do som e rádio, pois vai valer a pena. Com toda a certeza, vais conquistar tudo aquilo que desejas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top