Assistente de Atendimento ao Cliente

Assistente de Atendimento ao Cliente

Resumo da profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

Informática Línguas Psicologia

Idiomas:

Inglês, Português

O assistente de atendimento ao cliente é o profissional que está sempre em contacto com os clientes e estabelece a “ponte” entre estes, a empresa e os fornecedores.

Embora possa ser olhado como um profissional “menor”, ele desempenha um papel muito importante dentro de qualquer empresa. Antes de qualquer coisa, ele é que mantém os clientes informados sobre os produtos e serviços prestados pela organização, mas também é responsável por tratar reclamações.

Se és uma pessoa comunicativa e adoras lidar com público, então esta pode ser a profissão que tanto procuravas.

Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre a carreira de assistente de atendimento ao cliente.

Vens connosco?

O que faz um Assistente de Atendimento ao Cliente?

O assistente de atendimento ao cliente contacta e atende os clientes, retirando dúvidas, prestando informações sobre os serviços e produtos, assim como tratando reclamações. Ele é o grande responsável por negociar com clientes e informar sobre o estado de encomendas e pedidos.

Este profissional tem um papel estratégico dentro de uma empresa. Antes de mais nada, ele é a pessoa que mantém os níveis de satisfação dos clientes alto, estabelecendo uma comunicação próxima com os clientes.

É fundamental que estes profissionais sejam comunicativos e prestativos, com vontade de ajudar os clientes e a empresa.

Uma das suas responsabilidades é, sem dúvida, atender às perguntas e dúvidas dos clientes ou potenciais clientes. Esta é uma etapa muito importante na venda e na pós-venda. Clientes informados dos produtos e serviços que contratam, dificilmente quebram contratos ou fazem devoluções.

Por isso, é indispensável que este profissional seja honesto, objetivo e claro na hora de falar com os clientes.

Manter os antigos clientes satisfeitos é também fundamental para qualquer empresa. Nesse sentido, o assistente de atendimento ao cliente pode contactá-los a informar novas promoções ou novos serviços/produtos.

Conhece também a profissão de Operador de Telemarketing

Quais as suas funções

O assistente de atendimento ao cliente tem como principal função estabelecer a “ponte” entre a empresa e os clientes. De entre as várias tarefas que ele desempenha ao longo do seu dia de trabalho, podemos destacar, por exemplo:

  • Tratar reclamações de clientes – Reclamações sempre existem, por muito bom que seja o produto ou serviço. Por isso, é importante que o assistente seja capaz de lidar com momentos de tensão e mantenha sempre o tom de voz amigável.
  • Informar sobre prazos de entrega e estado de pedidos
  • Fazer o registo dos clientes – Ter uma base de dados de clientes é fundamental para que a empresa consiga gerir a sua carteira de clientes. Por isso, o assistente tem de fazer o registo de todos os clientes, incluindo várias informações, como o nome, endereço, telefone e encomendas/contratos feitos.
  • Enviar materiais de publicidade e marketing
  • Recolher informações com fornecedores
  • Informar os clientes sobre produtos e serviços
  • Tirar dúvidas de clientes (geralmente pelo telefone)
  • Desenvolver relatórios de acordo com as interações com clientes – Nestes relatórios devemos incluir, por exemplo, dados sobre os produtos contratados, quais as necessidades sentidas pelos clientes, quais os processos adotados ao longo da interação.

Saídas no Mercado de Trabalho

O assistente de atendimento ao cliente pode trabalhar em qualquer empresa que tenha um departamento de vendas e de atendimento ao cliente. Assim, podes trabalhar em indústrias, comércio, hotelaria, empresas de varejo e atacado, negócios online, entre tantos outros.

Sem dúvida, este é um departamento central em qualquer empresa que queira manter-se firme num mercado globalizado e cada vez mais competitivo. Por isso, não terás dificuldade em encontrar ofertas de trabalho na área.

No entanto, devemos alertar para o facto de haver muita concorrência para o cargo. São muitos os jovens e adultos que procuram uma oportunidade como assistentes de atendimento. Por isso, deves munir-te do máximo de conhecimentos possível para que o teu currículo se destaque aos olhos do empregador.

Ainda não sabes se esta profissão é a melhor para ti? Então usa o nosso Simulador e faz os nossos Testes!

Como entrar na carreira de Assistente de Atendimento ao Cliente?

Não se exige nenhuma formação específica para a profissão de assistente de atendimento ao cliente. No entanto, tendo em conta que a concorrência para este posto é grande, é importante investires em formações que te possam valorizar o currículo.

Um curso em atendimento ao cliente e gestão de reclamações pode ser muito valorizado pelos empregadores. Sem dúvida, saber comunicar de forma eficiente com os clientes é indispensável neste cargo. Portanto, se já tiveres boas bases nesse sentido, com toda a certeza, vais ganhar muitos pontos a teu favor.

Embora possa parecer simples, lidar com o público não é uma tarefa fácil. Ninguém que ocupa este cargo te dirá que é uma rotina fácil e tranquila. No entanto, com as habilidades e competências certas, conseguirás bons resultados.

Onde estudar para Assistente de Atendimento ao Cliente?

Se queres seguir a profissão de assistente de atendimento ao cliente, então deves procurar uma formação de atendimento ao cliente e gestão de reclamações. Embora esta formação não seja exigida, é importante para destacares o teu currículo.

Por isso, nós reunimos aqui algumas instituições que oferecem uma formação nessa área. Ora espreita!

Portugal:

Brasil:

Gostavas de ser assistente de atendimento ao cliente? Então não deixes de procurar uma formação que enriqueça o teu currículo e te dê boas ferramentas para desempenhares um bom trabalho. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top