Ilustrador / Desenhador

Ilustrador - Desenhador

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1000€ - 1500€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Desenho História da Cultura e das Artes Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O Ilustrador ou Desenhador é uma pessoa criativa que se dedica a fazer ilustrações, sejam elas desenhos, gravuras, animações ou outro tipo de ideias criativas. Portanto, esse profissional pode trabalhar para diversas áreas e precisa de ter um pendor artístico. Mas vem saber tudo sobre essa profissão…

A evolução dos softwares de imagens poderia ter ameaçado a profissão de Ilustrador ou Desenhador. Mas, pelo contrário, veio dar um empurrão à profissão!

O que mudou é que, agora, os profissionais desse setor têm de ter outras competências para lá de saberem usar com mestria o lápis no papel.

A procura por Ilustradores tem aumentado, pois o poder da imagem nunca foi tão importante como nestes tempos dominados pelas redes sociais. Portanto, se queres uma carreira com futuro, essa é uma boa opção.

O Desenhador tem de ter um espírito muito criativo e uma veia artística. Assim, precisa de se inspirar para criar os mais diversos elementos gráficos, por exemplo, para embalagens e rótulos, mas também para revistas e jornais.

Contudo, ainda pode criar personagens de desenhos animados e de videojogos.

Como vês, há um leque grande de opções para quem quer seguir essa profissão. Mas vem saber tudo do que é preciso para a exercer…

O que faz um Ilustrador

O Ilustrador ou Desenhador pode trabalhar para áreas muito distintas, desde a Publicidade ao Marketing, passando pela Indústria Alimentar ao Design Gráfico.

Repara que esse profissional tanto pode contribuir para campanhas publicitárias como para a criação de rótulos de vinhos ou para o desenvolvimento das ilustrações de embalagens de leite ou outro tipo de produtos.

Assim, é importante que o Desenhador tenha uma boa capacidade de adaptação às situações. Mas também precisa de saber ler muito bem o cliente, pois tem de entender claramente o que deseja.

Mas algumas das atividades que um Ilustrador pode fazer são as seguintes:

  • Ilustrações (por exemplo, para revistas e videojogos)
  • Elementos gráficos
  • Identidades visuais de marcas
  • Storyboards
  • Criação de cenários
  • Desenvolver personagens para animações
  • Pintura digital de imagens
  • Animações 2D e 3D
  • Fotomontagens.

Nesse âmbito, o/a Desenhador/a tem de ser capaz de inovar de forma constante. Além disso precisa de diferenciar o produto ou projeto que tem em mãos. Mas igualmente é importante é conseguir passar claramente a mensagem desejada.

Portanto, esse profissional acumula conhecimentos de comunicação visual com saberes técnicos, pois precisa de dominar softwares de ilustração e de edição de imagens, como, por exemplo, o Adobe Photoshop e o Illustrator, entre outros.

Mas se souber trabalhar edição de vídeo (por exemplo, o After Effects ou o Animate) é uma mais-valia.

Porém, dentro da área da Ilustração há algumas vertentes muito específicas. Vamos abordar duas das áreas mais interessantes já de seguida…

Ilustração Infantil

O mercado dos livros infantis é um setor comercial muito interessante. Assim, é uma área onde os Desenhadores podem afirmar-se com sucesso.

Mas para entrar nesse mundo é preciso ter uma grande capacidade de imaginação – de, realmente, buscar a criança que todos temos dentro para encontrar inspiração.

Contudo, é um tipo de trabalho que também tem de saber interpretar em imagens as palavras do escritor da história. Muitas vezes, esse processo pode acontecer ao contrário, ou seja, surgindo primeiro as imagens.

Porém, na maioria das vezes, o Ilustrador surge no quadro já depois de a história infantil estar escrita.

Ilustração para videogames e animação

Outra área com muito potencial é a dos videogames ou videojogos e da animação. Para começar, é um setor que continua em crescimento e que procura sempre por novos criativos para desenvolver cenários e ilustrações originais.

Esse trabalho passa por desenvolver personagens ou locações, mas também adereços e texturas, bem como cenários.

O profissional tem de trabalhar em parceria com o Diretor de Cinema e com o Diretor de Arte. Mas é, sem dúvida, um desafio constante e com um elevado grau de exigência.

Mas vem daí saber mais sobre o trabalho do Desenhador…

Quais as suas funções

Há quem acredita que o trabalho de um Ilustrador é só desenhar, seja à mão, seja através de softwares adequados. Mas esse é um grande engano! A profissão vai muito para lá disso.

Na sua essência, o Desenhador é um artista que usa a sua criatividade em prol de um dado objetivo. Portanto, cria ilustrações com uma meta no horizonte. Não se trata de desenhar pura e simplesmente.

Assim, a sua missão é representar por via de um desenho ou de uma ilustração uma marca, um produto ou um projeto.

Mas essa atividade é, por vezes, confundida com a de Designer Gráfico. Por isso, vamos já tirar dúvidas…

Diferença entre Ilustrador e Designer Gráfico

Há pontos em comum entre as duas profissões. Contudo, estamos perante carreiras distintas.

Assim, o Designer Gráfico está mais focado no grafismo e na mensagem e menos na arte em si. Já o papel do Ilustrador envolve uma veia mais criativa.

Se ambos os profissionais querem transmitir uma mensagem de forma original e única, é preciso sublinhar que o Ilustrador tem maior campo de criação. Aliás, exige-se que seja mais artístico.

Contudo, é preciso assumir que são áreas interligadas.

Quanto ganha um Desenhador

A Ilustração pode ser uma profissão muito bem paga. Mas isso nem sempre se aplica. Repara que, nos projetos de menor dimensão ou de empresas mais pequenas, os ganhos serão sempre inferiores.

Contudo, na área dos videogames, por exemplo, pode haver valores muito interessantes em jogo.

Porém, tudo depende também da experiência do profissional. Os Ilustradores Seniores serão, necessariamente, mais bem pagos. O saber acumulado recompensa-se.

Mas, na verdade, quem abraça essa profissão fá-lo sobretudo por paixão. Portanto, se é o teu sonho, segue em frente!

Saídas no Mercado de Trabalho

A profissão de Ilustrador tem várias saídas possíveis em áreas bem diversas. Mas a área da Ilustração Digital é uma das mais promissoras, com várias oportunidades.

Portanto, a indústria de games e os grandes estúdios de animação, dentro e fora do país, são hipóteses bem interessantes, até em termos de salários.

Contudo, esses profissionais podem trabalhar em agências de publicidade e Marketing ou na ilustração de revistas, blogs e jornais. Mas também podem criar embalagens para a indústria ou os visuais para concertos de música e espetáculos.

Para lá disso, podem fazer storyboards para televisão e cinema ou ainda trabalhar para editoras. Nesse campo, podem ilustrar livros infantis, mas também obras didáticas e capas de livros.

Porém, trabalhar como freelancer também pode ser vantajoso, sobretudo para um Ilustrador 3D, uma área com boa remuneração.

Como entrar na carreira de Ilustrador

A entrada nessa área não exige uma formação académica. Contudo, precisas de ter bons conhecimentos de artes, de comunicação visual e de design.

Assim, há Ilustradores que são autodidatas e que aprenderam o ofício praticando. Mas, nesses casos, para seres um candidato válido a empregos na área, tens de ter um bom portefólio, recheado de trabalhos criativos.

Por outro lado, ter um curso de Design pode ser suficiente para trabalhar como Ilustrador. Porém, será preciso apresentar trunfos para assegurar uma vaga nesse âmbito.

Como ser um Ilustrador de Sucesso

Se houvesse um a fórmula para o êxito, seria tudo mais fácil. Mas não existe, nem tão pouco há um caminho certo.

Assim, só podes seguir o teu instinto e aproveitar algumas destas dicas para triunfares como Ilustrador:

  • Estuda muito e prepara-te bem, atualizando os teus conhecimentos
  • Pratica mais (desenhar, desenhar e desenhar) para ficares cada vez melhor
  • Recolhe referências que elogiem o teu trabalho.

Mas claro que esses são apenas indicadores do que podes fazer. Cada pessoa deve trilhar a sua jornada, pois não há o certo, nem o errado.

Portanto, sê autêntico e deixa transparecer todo o teu talento. Esse é o melhor conselho que te podemos dar.

Onde estudar para Ilustrador

Há cada vez mais cursos de Ilustração, e muitos focados na área dos videogames e da animação. Mas nem precisas de estudar especificamente essa área para fazeres carreira como Ilustrador, embora seja o ideal.

Assim, cursos de Arquitetura, de Artes Visuais, de Desenho Industrial, de Design Gráfico e de Produto podem ser boas escolhas para quem sonha ser Ilustrador.

Contudo, deixamos-te alguns links de formações na área da Ilustração propriamente dita…

Portugal:

Brasil:

Já ficaste esclarecido/a quanto ao que faz e ao que é um Ilustrador ou Desenhador? É uma profissão para artistas da criação e pessoas sem medo de arrojar, mas sempre com os pés na terra. Estás pronto/a para o desafio? Estamos a torcer pelo teu sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top