Técnico de Som

Técnico de Som

O técnico de som, também chamado de técnico de áudio, é a pessoa que fica responsável por operar a mesa de som, mas também por criar os projetos de sistemas se gravação e sonorização. Se gostas de trabalhar com áudio e querias atuar na área artística, esta profissão pode ser aquela que tanto procuras!

Outros nomes para esta profissão: Técnico de Áudio

  • Modalidades: Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Alta
  • Tipo de trabalho: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Educação Física, Materiais e Tecnologias, Multimédia, Oficina de Artes
  • Idiomas: Inglês, Português

Sabes aquela frase célebre da música dos Queen; “The show must go on”? Pois é! É uma frase muito associada aos artistas, que têm de continuar a fazer o espetáculo, por muitos percalços que tenham acontecido. No entanto, esta frase não faria nenhum sentido se faltasse o técnico de áudio.

Nenhum espetáculo continua se o técnico de som não estiver a fazer o seu trabalho corretamente, ou se ele não estiver no recinto. Ele é o braço direito de qualquer artista.

Um mau trabalho pode colocar em causa a carreira de um artista, assim como um bom trabalho faz valorizar as qualidades dele. Por isso é uma peça tão importante em qualquer produção.

Se gostas da área artística e tens uma aptidão para o áudio, esta profissão é uma das mais aliciantes e entusiasmantes de todas!

Queres saber mais sobre ela? Então continua a ler este artigo porque vamos contar-te tudo o que precisas saber!

Vem connosco!

O que faz um Técnico de Som?

O técnico de som cria projetos de sistemas de gravação e sonorização. Ele está à frente de todo o sistema de sonorização em eventos musicais, cénicos, gravações, entre outros projetos audiovisuais. Ele é a pessoa que vemos sempre na mesa de som.

O técnico de áudio prepara os equipamentos de áudio, garantindo que tudo corre sem percalços. É ele, também, que instala e desinstala os equipamentos e os acessórios de áudio, com a ajuda de outros técnicos, como o operador de som.

Quando um equipamento de áudio não está a funcionar bem, é o técnico de áudio que faz a sua reparação. Como ele está à frente de todo o processo de áudio, ele tem de dar manutenção ao equipamento. Geralmente, este é um trabalho feito em armazém, antes dos eventos.

O técnico de som precisa sempre estar alinhado com a direção do espetáculo, filme, ou outras produções audiovisuais. É preciso saber as orientações dos diretores, produtores, para saber exatamente o que deve fazer.

Em trabalhos de estúdio, ele tem de tratar do sistema de gravação. Isto incluiu a instalação dos sistemas, a configuração do mesmo, assim como a monitorização.

Quais as suas funções

O técnico de som tem várias funções, sendo que a principal é assegurar que o áudio do evento é perfeito. De entre as várias tarefas do técnico de áudio podemos destacar, aqui, por exemplo:

  • Verificar a energia
  • Instalar o sistema de sonorização
  • Fazer testes de segurança
  • Dar suporte técnico
  • Acompanhar e dar suporte nos ensaios
  • Acompanhar as reuniões de briefing

O trabalho do técnico de áudio é de grande responsabilidade. Sem dúvida, estar no comando da mesa de som não é para todos. Nessa mesa está toda a informação sonora que vai ser reproduzida no evento. Isso quer dizer que qualquer coisa que fique desconfigurada, vai prejudicar o espetáculo.

Não existe margem para erro. É certo que imprevistos acontecem, mas o técnico de som deve estar precavido sempre. Portanto, se queres seguir esta profissão, aprende desde já que deves estar preparado para resolver qualquer tipo de problema.

Outro aspeto importante na hora da montagem, ou instalação, é assegurar a segurança de todos. Um sistema de som mal fixado ou mal posicionado pode acarretar riscos para os técnicos que estão a montar, mas também para o público.

Fazer testes de segurança permitem detetar falhas e, por isso, deves sempre fazê-los atempadamente, de forma a poderes corrigir os problemas antes do espetáculo.

Saídas no Mercado de Trabalho

Existem muitas oportunidades para os técnicos de som no mercado de trabalho. Esta é uma profissão seguida por poucos, mas essencial para qualquer tipo de produção. Embora muitas empresas procurem por técnicos de som, apenas algumas oferecem contrato de trabalho.

Em Portugal, a maioria das empresas contrata os técnicos ao serviço (por espetáculo ou evento). Ou seja, grande parte dos técnicos de som trabalham a recibos verdes.

No Brasil existem também muitas oportunidades como técnico de som. A maioria das vagas de trabalho são na área da música, mas também encontra trabalho na TV, rádio e cinema.

Como entrar na carreira de Técnico de Som?

Embora muitos técnicos de som tenham aprendido a trabalhar como autodidatas, hoje em dia, se queres entrar para a carreira de técnico de áudio, é muito importante teres um curso especializado. Existem vários cursos que te preparam bem para o dia a dia no “terreno”.

A maioria dos cursos profissionais são bem completos e englobam tudo o que diz respeito ao trabalho, como, por exemplo:

  • Postura correta a adotar no trabalho
  • Como se relacionar com outros profissionais
  • Como operar os equipamentos de sonorização
  • Testes de segurança

Existem também cursos de nível superior (universitário) para aqueles que querem ter mais conhecimentos.

Apesar de ser bom ter um curso, não podemos esquecer que o que te vai distinguir dos outros é o teu portfólio. Os trabalhos que fizeres vão fazer toda a diferença e se conseguires um bom evento para fazer, acredita que muitas portas se vão abrir!

Onde estudar para Técnico de Som?

Portugal:

Brasil:

Sempre sonhaste em andar na estrada com uma banda? Ou então trabalhar num estúdio de gravação? Ou no cinema? Pois bem! Ser técnico de som não é fácil, mas se esse é o teu sonho, não desistas. Nós, da equipa do Guia das profissões, desejamos-te todo o sucesso do mundo!

Partilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top