Técnico de Termalismo e Bem-Estar

técnico de termalismo e bem-estar

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Biologia Educação Física Geologia Psicologia Química

Idiomas:

Inglês, Português

O técnico de termalismo e bem-estar, também chamado de técnico de termalismo ou então técnico superior profissional em termalismo e bem-estar, é o profissional que trabalha em termas e centros de estética e bem-estar. Ele é responsável por gerir e aplicar as técnicas de tratamento de massagem, tratamentos termais e de SPA.

Para quem gosta da área da saúde, mas prefere ficar longe do ambiente hospitalar, esta é uma profissão excelente. Poderás trabalhar em SPAs, termas e centros de bem-estar, locais muito relaxantes e sem o stress vivido em centros hospitalares.

Se estás interessado em saber mais sobre esta profissão, então não podias estar em local mais adequado. Aqui, vamos mostrar-te tudo o que precisas saber esta carreira.

Vens connosco?

O que é Termalismo?

O termalismo é considerado um método de tratamento alternativo à medicina. É um método natural e tem como base as águas termais (águas minerais), as quais ajudam a curar/tratar algumas doenças e feridas, ou então a minimizar as dores e impactos de doenças, ajudando na qualidade de vida dos pacientes.

O uso de águas termais para curar doenças e feridas já vem desde os nossos antepassados. Nas civilizações gregas e romanas, o termalismo fazia parte da rotina dos ricos (em Portugal, por exemplo, ainda temos ruínas das termas romanas) e era muito valorizado para o tratamento de reumatismo, por exemplo.

Na Grécia Antiga, as termas eram chamadas de Asclepias (de Asclépio – Deus da Medicina). Era comum que peregrinos fossem até às termas para tratar e curar doenças. Os sacerdotes faziam uso de técnicas hidroterapêuticas para o tratamento desses peregrinos.

Estas técnicas eram tão valorizadas que até mesmo Hipócrates (fundador da medicina moderna) olhava para a hidroterapia como uma terapia de primeira linha.

Embora o termalismo tenha passado por algumas fases de retrocesso, a partir do século XX, altura em que se fizeram estudos que comprovaram os seus benefícios, esta terapêutica passou a ser uma disciplina de medicina e é recomendada por vários profissionais da saúde.

O que faz um Técnico de Termalismo e Bem-estar?

O técnico de termalismo e bem-estar, também chamado de técnico de termalismo ou técnico superior profissional em termalismo e bem-estar, faz a gestão e a aplicação de técnicas de tratamentos termais, de SPA, assim como de massagens. Por isso, ele também pode ser chamado de técnico de massagem SPA e termalismo.

Estes tratamentos têm como objetivo promover a saúde e o bem-estar, sendo um complemento aos tratamentos da medicina convencional.

Além disso, este profissional também coordena os funcionários responsáveis por fazer a higienização e a manutenção dos equipamentos usados no espaço, assim como de todas as instalações.

O técnico superior profissional em termalismo e bem-estar é também responsável por fazer a gestão dos recursos humanos em unidades termais e SPAs.

Ainda não sabes se esta é a profissão certa para ti? Então faz os nossos Testes e usa o nosso Simulador!

Quais as funções do Técnico Superior Profissional em Termalismo e Bem-Estar?

O técnico superior profissional em termalismo e bem-estar é responsável por planear e coordenar a realização de técnicas e tratamentos termais, estéticos, de bem-estar e massagens.

Assim, ele tem de fazer uma avaliação individual de cada um dos clientes, percebendo quais as suas necessidades e quais os tratamentos mais adequados. É importante, também, que o técnico em termalismo e bem-estar esteja em contacto com os profissionais de saúde, comunicando os tratamentos que serão feitos.

Além disso, este técnico tem de fazer o planeamento dos procedimentos e das técnicas mais adequadas em tratamentos nutricionais, termais, de estética, assim como em massagens. Aconselhar as pessoas para adotarem um estilo de vida saudável também faz parte das suas funções.

Também é da responsabilidade deste profissional fazer a gestão do registo de todas as atividades termais, estéticas e de bem-estar. A partir desse registo, o técnico superior profissional em termalismo e bem-estar é capaz de resolver problemas ou então sugerir soluções para os mesmos.

Este técnico profissional superior também tem de coordenar os funcionários responsáveis pela higienização e manutenção dos equipamentos e instalações, assegurando, assim, boas práticas de higiene e desinfeção.

Sempre que seja necessário, ele também tem de prestar primeiros socorros e prestar cuidados de saúde primários.

Saídas no Mercado de Trabalho

O técnico de termalismo e bem-estar encontra boas oportunidades de trabalho em:

  • SPAs
  • Unidades Termais
  • Clínicas de estética
  • Clínicas de massagem
  • Unidades hoteleiras
  • Clínicas de medicina natural/alternativa
  • Centros de beleza
  • Clubes desportivos e ginásios

Como a procura por serviços de bem-estar tem crescido muito nos últimos anos (muito por causa do ritmo acelerado que a nossa vida tem tomado), existem cada vez mais ofertas de emprego nesta área. Por isso, se procuras uma profissão ligada à saúde e bem-estar, esta pode ser uma excelente hipótese.

Como entrar na carreira de Técnico de Termalismo e Bem-Estar?

Se queres seguir a carreira de técnico de termalismo e bem-estar, então tens de fazer o curso profissional técnico de termalismo. Este curso prepara os profissionais para o dia a dia de trabalho, passando informações úteis sobre os tratamentos, terapias termais, estéticas, assim como informações sobre tratamentos e aconselhamentos nutricionais.

No final do curso, o futuro profissional é capaz de uma série de funções, como, por exemplo:

  • Planear e coordenar os serviços de técnicas termais, massagens, técnicas de bem-estar e estética
  • Gerir terapias de bem-estar
  • Avaliar e aconselhar os pacientes sobre as melhores terapias
  • Coordenar os processos de manutenção e higienização de equipamentos e instalações
  • Fazer primeiros socorros e prestar cuidados de saúde primários

Onde estudar para Técnico de Termalismo e Bem-Estar?

Como vimos, para seguires a profissão de técnico superior profissional em termalismo e bem-estar, tens de ter o curso técnico de termalismo. Este curso permite-te trabalhar em todas as unidades termais, SPA’s, Clínicas de medicina natural, assim como em outros espaços de saúde e bem-estar.

Para te ajudarmos, deixamos aqui algumas escolas que oferecem esta formação. Espreita!

Portugal:

Brasil:

Gostavas de ser técnico de termalismo e bem-estar? Então não deixes de fazer o curso profissional técnico de termalismo. Com toda a certeza, vais conquistar tudo aquilo que desejas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top