Técnico em Controle Ambiental

Técnico em Controle Ambiental

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Biologia Física Química

Idiomas:

Inglês, Português

O Técnico em Controle Ambiental recolhe, analisa e gere dados ambientais. A sua missão é cuidar do meio ambiente, garantindo um desenvolvimento económico e social sustentável.

O ambiente é um dos nossos bens mais preciosos e é essencial protegê-lo numa altura em que o futuro do planeta está ameaçado. Há várias profissões que intervêm nesse sentido, sendo o Técnico em Controle Ambiental uma delas.

Este profissional atua em vários âmbitos no sentido de proteger a biodiversidade. Mas, ao mesmo tempo, tem preocupações económicas e sociais. Portanto, o seu grande desafio é conseguir o equilíbrio perfeito entre estes diferentes pilares da vida na Terra.

Mas continua a ler para saberes mais sobre esta profissão!

O que faz um Técnico em Controle Ambiental

O foco do Técnico em Controle Ambiental é a preservação do meio ambiente enquanto assegura o desenvolvimento económico e social.

O seu trabalho passa por monitorizar, recolher e analisar dados, por exemplo, em estações de tratamento de águas, esgotos, efluentes industriais e resíduos. Assim, faz análises para detetar eventuais fatores poluentes ou de risco para a saúde humana.

Mas o seu trabalho também envolve minimizar os impactos negativos em áreas afetadas pela poluição, ou ainda reparar zonas já degradadas.

Além disso, atua ao nível dos processos produtivos para conservar espaços naturais, bem como para evitar o desperdício de recursos, por exemplo, os hídricos.

Compete-lhe ainda apresentar soluções para garantir os resultados económicos sem “ferir” o ambiente, ou reduzindo ao mínimo possível os impactos negativos.

O Técnico em Controle Ambiental também garante que as normas e leis em vigor são cumpridas.

Assim, com a sua ação, contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Quais as suas funções

O Técnico em Controle Ambiental pode trabalhar em contacto direto com outros profissionais desta área, como o Gestor Ambiental, o Engenheiro Ambiental ou ainda o Engenheiro Sanitário.

Assim, a sua função é mais operacional, pois realiza no terreno ações no âmbito de planos e objetivos gerais.

Algumas das suas principais funções são as seguintes:

  • Faz análises físico-químicas, biológicas e microbiológicas
  • Realiza testes toxicológicos
  • Controla sistemas de tratamento de águas e efluentes
  • Vigia emissões de gases e resíduos sólidos
  • Cuida da boa gestão dos recursos naturais
  • Colabora na tomada de decisões ambientais
  • Identifica fatores de poluição
  • Promove a redução de energia na produção
  • Gere a reutilização de águas residuais
  • Realiza vistorias ambientas e sanitárias
  • Usa tecnologias de prevenção ambiental
  • Organiza campanhas de educação ambiental.

Quanto ganha um Técnico em Controle Ambiental

Os salários nesta área dependem muito do tipo de empresa, bem como do setor de atividade.

Repara que no setor privado os valores podem ser muito diferentes dos que são pagos nas empresas públicas. Assim, fica difícil determinar um valor médio.

A experiência e a própria formação do Técnico também são relevantes.

Mas, no fim de contas, é uma profissão especializada e que é paga de acordo com isso.

Saídas no Mercado de Trabalho

O Técnico em Controle Ambiental pode trabalhar em empresas e entidades públicas ou no setor privado, como já referimos. Mas até pode exercer funções na área industrial, por exemplo, no controlo dos processos de produção.

Mas o seu trabalho pode ter uma vertente mais burocrática, digamos, relacionada com leis e normais ambientais. Neste caso, pode estar ligado a Câmaras municipais e a outros órgãos públicos, ou ainda a cooperativas e associações.

Noutro âmbito, pode trabalhar em estações de tratamento de águas, esgotos e resíduos, ou em aterros sanitários.

Mas também há lugar para estes profissionais em empresas de serviços, nomeadamente nas que atuam no domínio das licenças ambientais. E ainda pode ter oportunidades em laboratórios e instituições de pesquisa.

As Organizações não governamentais (ONGs) são outra hipótese de saída, no mercado de trabalho, para quem quer seguir esta carreira.

Como ser Técnico em Controle Ambiental

Quem quer entrar neste mundo precisa de ter formação específica na área do ambiente. Contudo, pode ter uma formação de base em ciências como Biologia, Física e Química.

Portanto, não existe uma via única para ser Técnico em Controle Ambiental. Imagina um Biólogo que se interessa por esta área: terá que fazer formação específica na área ambiental para poder abraçar a carreira.

Mas para lá da qualificação certa, é também preciso ter competências como a capacidade investigativa e o pensamento lógico.

Além disso, é uma mais-valia ter conhecimentos sobre as políticas públicas ambientais e de saúde, bem como um amplo saber sobre sustentabilidade e meio ambiente.

Onde estudar para Técnico em Controle Ambiental

Há vários cursos no âmbito do Controle Ambiental e da Qualidade Ambiental que podes fazer para entrar nesta área.

Mas existem ainda formações focadas em áreas concretas, como, por exemplo, a gestão de resíduos e o tratamento de águas e efluentes.

Ou podes ainda fazer cursos de Biologia, Química e Física, juntando a essa formação uma especialização posterior na área ambiental.

Assim, precisas de avaliar qual é a melhor solução para ti. Também deves ponderar se estás interessado num curso mais académico e teórico, ou num mais prático de tipo profissional.

Portanto, analisa as ofertas do mercado, mas avalia também as tuas competências e interesses para tomares uma decisão.

Para te ajudar, vamos deixar-te alguns links por onde podes começar essa tua busca…

Portugal:

Brasil:

Esperamos que este texto te tenha ajudado a perceber quais são os grandes desafios e atrativos de ser Técnico em Controle Ambiental. É uma profissão para quem adora Biologia e se preocupa com o ambiente! Está como peixe na água neste domínio? Se a resposta é sim, segue em frente. Torcemos pelo teu sucesso!

Contudo, se ainda tens dúvidas, espreita o Simulador de Profissões para encontrares outras opções que te assentam que nem uma luva. Estamos certos de que encontrarás a que mais te deixará feliz!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top