Nadador / Natação

Nadador / Natação Profissional

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Educação Física Psicologia

Idiomas:

Inglês, Português

Um Nadador é um profissional de Natação que participa em competições regionais, nacionais e internacionais. O seu objetivo é vencer provas e bater recordes.

A Natação é o mais conhecido e praticado dos desportos aquáticos, sendo uma das mais entusiasmantes modalidades olímpicas. Mas também é um desporto muito exigente, pois requer uma grande preparação física.

O Nadador tem de ter domínio pleno de todos os músculos do corpo mexem enquanto se movimenta na água. Assim, precisa de conhecer e de aplicar técnicas específicas com precisão e agilidade.

Além disso, tem de estar a par das regras específicas para cada estilo de Natação no âmbito das competições oficiais. Repara que há normas apertadas quanto ao tipo de fatos-de-banho e de toucas que podem ser usados, mas até quanto às joias permitidas.

Fica connosco para ficares a saber mais da profissão de Nadador…

O que faz um Profissional de Natação

O trabalho de um Nadador Profissional é treinar e participar em competições de Natação regionais, nacionais e internacionais. A meta, mais do que chegar em primeiro, é sempre melhorar os seus tempos pessoais a cada prova.

Trata-se, portanto, de uma profissão de contínuo aperfeiçoamento. Para isso, o Nadador segue as orientações do Treinador de Natação e trabalha diariamente para fortalecer o corpo e conseguir melhores resultados.

Um profissional de Natação tem de ser fisicamente forte, mas ainda mais forte mentalmente. A força psicológica é essencial para conseguir abordar as provas com detemrinação, atitude e garra.

Como é um bom Nadador Profissional?

A Natação Profissional exige o domínio de uma série de competências e técnicas para garantir o desempenho ideal na piscina. Assim, indicamos aqui algumas delas:

  • Nadar como um peixe na água
  • Excelentes condições físicas
  • Autoconfiança
  • Capacidade de concentração
  • Manter um estilo de vida saudável
  • Perfeccionismo e desejo de ser sempre melhor.

Quais as suas funções

As provas de Natação são, habitualmente, disputadas em piscinas longas de 50 metros, sendo estas as que são usadas nos Jogos Olímpicos. Mas também há provas em piscinas de 25 metros.

Para percorrer estas distâncias, os Nadadores precisam de treinar muito e de ter ótimas condições físicas. À primeira vista, pode parecer fácil atravessar uma piscina. Mas só quem já o fez, tentando nadar à melhor velocidade que pode, é que sabe como é desafiante.

Assim, praticar esta modalidade exige muito treino e preparação física.

Estilos de Natação

Há quatro estilos básicos de Natação que se desdobram nas

  • Livre ou Craw (não se pode nadar por baixo da água e uma parte do corpo tem de estar sempre fora da água)
  • Costas
  • Peito (pernas e braços movem-se em simultâneo na horizontal)
  • Borboleta (ombros ficam alinhados sob a água, com os braços a moverem-se em simultâneo e as pernas também).

Nas competições, há ainda o chamado Medley que mistura os quatro estilos numa prova só.

A maioria dos Nadadores Profissionais especializa-se num destes estilos. Contudo, muitas vezes, sabem praticar os quatro.

As provas podem ser de 50 metros, 100 metros, 200 metros e 400 metros, conforme os estilos. Mas ainda existem os 4×100 metros ou os 4×200 metros, por exemplo.

Além disso, também há a prova de 800 metros no estilo Livre, mas só para mulheres. Neste mesmo estilo, há os 1500 metros, mas só para homens.

Quanto ganha um Nadador

Há uma elite de Atletas Profissionais de Natação que ganham valores muito interessantes. Assim, figuras como Michael Phelps, vencedor de quase 30 medalhas Olímpicas, sendo que mais de 20 são de Ouro, não têm preocupações financeiras.

Contudo, a maioria dos Nadadores ganha valores mais baixos. Aliás, os mais famosos conseguem ótimos rendimentos devido a contratos de patrocínio e de publicidade.

No caso de grande parte dos Profissionais de Natação, podem ter contratos com clubes, o que lhes garante ganhos fixos.

Contudo, alguns também podem receber apoios financeiros de entidades governamentais em forma de bolsas, sobretudo quando são Atletas com mínimos para participar nos Jogos Olímpicos.

Saídas no Mercado de Trabalho

O caminho para entrar no mundo da Natação Profissional não é fácil. Apenas os mais fortes e os mais competitivos conseguem triunfar neste meio. O segredo está em trabalhar muito!

A paixão e o empenho com que se pratica esta modalidade são determinantes para o sucesso. Mas também é importante ter boas infraestruturas, nomeadamente através de piscinas e de Treinadores de Natação de qualidade.

Assim, há alguns clubes e escolas que podem ajudar os Nadadores com mais talento a chegarem longe. Contudo, as ofertas não são tantas assim, por exemplo, se compararmos com as oportunidades que existem no domínio de desportos coletivos como o Futebol, o Andebol ou o Basquetebol.

De qualquer modo, deves seguir o teu sonho e procurar as condições ideais para o cumprires. Com dedicação e uma pitada de sorte, tudo se consegue!

Como entrar na Natação Profissional

Não existe uma formação formal específica para ser Nadador Profissional. Mas para entrar neste desporto é preciso estudar muito, praticar ainda mais e ter um talento natural como Nadador.

Este desporto alia técnica, força e disciplina numa combinação perfeita. Assim, é preciso começar o mais cedo possível na modalidade.

O ideal é ter aulas de Natação em idades jovens, por exemplo, numa escola, academia ou clube local.

Ao longo do tempo, é preciso aperfeiçoar a técnica. Deve, então, tentar-se entrar num clube que aposte na Natação como desporto de competição. Dessa forma, será mais fácil conseguir acesso a um Treinador de Natação especializado, bem como a infraestruturas e à melhor preparação.

Além disso, integrar um clube abre a porta a competições que são essenciais para ganhar mais experiência, e para conseguir construir uma carreira profissional.

De qualquer modo, tens de te preparar para muitas horas de entrega à Natação. Pode até começar como um hobby, mas acabará por ser um dos aspetos mais importantes da tua vida caso desejes ser Nadador Profissional.

Onde estudar Natação

Há diversas estruturas locais onde é possível começar a aprender Natação. Depois de uma base inicial numa escola ou numa academia, será, contudo, necessário procurar clubes que se dediquem à Natação como desporto de competição, para poder aperfeiçoar as técnicas neste âmbito.

Assim, para começares a tua pesquisa, fica com os seguintes links…

Portugal:

Brasil:

Agora que já sabes como é ser Nadador e como funciona este mundo da Natação Profissional, avalia se tens as competências necessárias para seguires esta via. Estás preparado para bater recordes? Ficamos à espera de aplaudir-te na meta!

Contudo, se ainda não sabes bem o que queres fazer da tua vida profissional, espreita o Simulador de Profissões para encontrares outras alternativas adequadas ao teu perfil.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top