Figurinista

Figurinista

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1000€ - 1500€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Desenho História História da Cultura e das Artes Literatura Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O figurinista é o profissional que faz os figurinos (roupas) para as personagens (atores), assim como para outros profissionais que estejam a participar em produções artísticas, não só no teatro, mas também no cinema, em televisão, e até na internet.

Este é um trabalho altamente criativo, até porque é este profissional que idealiza e cria a imagem das personagens. Portanto, quem seguir esta profissão, tem de ser alguém capaz de entender aquilo que o texto pede, tem de fazer com que a personagem fique o mais real possível.

Se gostas de produções artísticas e a área da moda te atrai, esta pode ser uma excelente forma de conjugares as duas paixões.

Ficaste curioso para saber mais sobre esta profissão? Então continua a ler este artigo porque vamos contar-te tudo o que precisas saber para entrar nesta carreira com o pé direito.

Vamos?

O que faz um Figurinista?

O figurinista é a pessoa que cria e faz os figurinos, roupas, a serem usados em produções artísticas. Este é um trabalho que é feito no teatro, cinema, televisão, entre outras. Ele é o principal responsável por fazer com que as personagens tenham as características que a peça pede.

Apesar de não ser um dos profissionais mais valorizados, principalmente por parte do público, é muito importante para o resultado final da produção artística. Os figurinos, assim como o cenário e os adereços, são muito importantes para que o público entenda melhor as personagens e consiga “entrar” na história com mais facilidade.

Além disso, estes elementos ajudam muito o trabalho do ator, até porque conseguem fazer com que ele “encarne” a personagem mais facilmente.

Para que os figurinistas façam um bom trabalho, é importante estudarem o roteiro da produção antes de iniciarem o projeto. É preciso entender bem as características e personalidade da personagem, assim como identificar a época e o local onde se passa a ação.

Por isso, é essencial que o figurinista seja uma pessoa com conhecimentos profundos em história, assim como em história da arte e moda.

Quais as suas funções

O figurinista tem como função principal criar e desenvolver os figurinos para as produções artísticas. O dia a dia do trabalho é corrido e pode ser muito stressante, principalmente quando se aproxima a data de estreia.

Quando se inicia um projeto, a primeira coisa a fazer é estudar o roteiro. Este é sempre o primeiro passo para qualquer projeto.

Depois, com base no roteiro, e depois de pesquisar sobre a época retratada, os costumes, assim como todas as características físicas e psicológicas das personagens, e dos próprios atores, começa a trabalhar nos figurinos.

Na produção dos figurinos também é preciso ter em conta outros aspetos, como, por exemplo, a iluminação e o cenário.

Depois de estudar todos estes detalhes, é preciso criar um orçamento de figurino, o qual tem de ser aprovado e validado pelo diretor de arte.

Saídas no Mercado de Trabalho

O figurinista trabalha em vários tipos de produção artística. Embora associemos, à partida, o trabalho dos figurinistas ao teatro e ao cinema, o mercado de trabalho oferece várias possibilidades, como, por exemplo:

  • Anúncios publicitários
  • Programas de televisão
  • Telenovelas
  • Campanhas de vídeo
  • Espetáculos de música
  • Apresentações de dança

Como entrar na carreira de Figurinista?

Se queres entrar na carreira de figurinista, então é importante teres uma formação em Moda, Cinema, ou outras áreas complementares, como, por exemplo, História da Arte e Audiovisual. Esta formação é essencial para entrar no mercado de trabalho, principalmente quando a concorrência é grande.

É normal que tenhas de começar em produções mais pequenas, até para poderes ganhar experiência. É muito importante teres um portfólio que possa, posteriormente, anexar ao currículo.

Mais do que uma formação exemplar, são os resultados já comprovados que fazem com que se abram portas no mercado de trabalho. Por isso, todo e qualquer trabalho que fizeres tem de ser documentado.

Onde estudar para Figurinista?

Como dissemos, ter um curso de Moda, Cinema, ou outras áreas complementares é essencial. Por isso, deixamos aqui algumas opções que podem ser bastante interessantes.

Portugal:

Brasil:

Se ficaste interessado em seguir a profissão de figurinista, então não desistas dos teus sonhos e vai à luta! Acredita, porque todo o esforço vai valer a pena. Estuda bastante, dedica-te em todos os trabalhos, porque o sucesso vai bater-te à porta.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top