Torrista (Derrick Man)

Torrista (Derrick Man)

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Educação Física Física Geologia Materiais e Tecnologias Química

Idiomas:

Inglês, Português

O Torrista, também chamado de Derrick Man, atua em plataformas de extração de petróleo e gás natural e é o responsável por arranjar as secções de tubos durante as manobras de descida e/ou retirada de coluna.

Assim como o nome indica, ele fica situado numa torre, num ponto alto e, como tal, não pode ter medo de alturas. É preciso também ter treinamento para trabalhar em altura, até porque é importante ter a capacidade de trabalhar sozinho e em segurança.

Se gostavas de trabalhar numa plataforma de extração de petróleo e gás natural, então esta pode ser uma profissão desafiante. Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para entrares nesta carreira.

Vens connosco?

O que faz um Torrista (Derrick Man)?

O Torrista, conhecido também como Derrick Man, fica no topo da torre de uma plataforma de perfuração e é responsável por ajudar nas operações de tubulação de perfuração, levantamento e afundamento de revestimento, assim como auxilia nas operações de comandos de perfuração.

Ele faz parte da equipa do Sondador e trabalha com o Assistente de Sondador e vários Plataformistas. Atua ainda em equipas de Engenharia de perfuração e completação.

Este profissional é o responsável por guiar os suportes do tubo de perfuração até ao topo da torre. Como tal, o seu trabalho envolve grande perícia e muita responsabilidade, até porque os outros trabalhadores da plataforma podem magoar-se caso algum tubo tombe.

Quais as suas funções

A principal função do Torrista é conduzir os suportes do tubo de perfuração até ao topo da torre da plataforma. É ele que alinha o tubo de perfuração e depois fixa-o e conecta-o aos outros tubos. No entanto, as suas tarefas diárias vão bem além disso. Este profissional atua em operações de sonda e, por isso, trabalha diretamente com o sondador, o seu assistente, assim como outros plataformistas. Além destas funções, os Torristas têm de:

  • Auxiliar nas operações de comandos de perfuração, assim como nas operações de levantamento e afundamento de revestimento
  • Monitorizar o pH, níveis de cálcio, densidade da lama
  • Fazer a monitorização da adição de produtos químicos
  • Assegurar que não existem ferramentas soltas
  • Comunicar equipamentos que precisam de reparação
  • Relatar danos na estrutura da torre
  • Operar motores diesel da plataforma
  • Operar bombas e sistemas de lama
  • Fazer a monitorização de parâmetros como a pressão, densidade, entre outros
  • Assegurar que as bombas de lama, assim como todos os equipamentos usados para o processamento da lama, estão em bom funcionamento
  • Tirar amostras de lama e verificar os seus parâmetros

Saídas no Mercado de Trabalho

O Torrista pode trabalhar em plataformas de extração de petróleo e gás natural, em terra ou no mar (plataformas on-shore e off-shore, respetivamente). Geralmente, as empresas que contratam este profissional são especializadas em perfuração, assim como empresas de serviços de poços que oferecem serviços para empresas operacionais.

Em Portugal, as ofertas de trabalho não existem, pois esta é uma indústria inexistente no país, muito embora já se tenha colocado “em cima da mesa” a possibilidade de começarmos a explorar este setor no Algarve.

O Brasil oferece boas perspetivas quanto ao trabalho neste setor, até porque é um dos maiores produtores e extratores de petróleo.

Como entrar na carreira de Torrista (Derrick Man)?

Regra geral, o profissional entra na plataforma como Roustabout (Homem de Área) e vai subindo na hierarquia, passando, por exemplo, por Roughneck (Plataformista), até chegar a Torrista. Em média, para chegar de Roustabout a Torrista, vais precisar de 5 a 7 anos.

Ter um treinamento de trabalho em altura é fundamental, até porque a queda é precisamente a maior preocupação de Engenheiros e Técnicos de Segurança de uma plataforma de extração de petróleo e gás natural.

Como é mais difícil evitar acidentes de incêndio e de fluxo em altura, é fundamental que este profissional esteja preparado. Para isso, conhecimento e experiência são essenciais. É por essa razão que terás de passar por outras funções antes de chegares a Torrista, pois é o dia a dia numa plataforma que te vai permitir trabalhar com segurança e eficácia.

A maior parte das empresas valoriza, além do 12º ano completo (ensino médio no Brasil), o curso de Engenharia do Petróleo e Gás Natural, assim como outros cursos específicos, entre eles:

  • Well Control
  • Surface Drilling
  • Sistema digital de perfuração NOV e PASON

Onde estudar para Torrista (Derrick Man)?

Como o mercado de trabalho na área da extração de petróleo e gás natural é inexistente em Portugal, antes de tirares um curso, deves pesquisar quais as formações que os países nos quais desejas trabalhar pedem. No entanto, deixamos-te aqui algumas boas opções.

Portugal:

  • Oil & Gas production overview – High Skills
  • Petróleo e Gás – SGS

Brasil:

Se gostavas de trabalhar numa plataforma como Torrista, então procura boas formações na área e, caso queiras realmente investir numa formação superior, procura cursos em outros países. Nós desejamos-te muito sucesso.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top