Professor de Antropologia

Professor de Antropologia

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Antropologia Filosofia Geografia História História da Cultura e das Artes Psicologia Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O Professor de Antropologia dá aulas aos alunos do ensino secundário no 12º ano que escolham esta disciplina. Pode ainda dar aulas na universidade, no curso de Antropologia, ou então em cursos em que esta disciplina faça parte do programa curricular.

No secundário, esta é uma disciplina opcional e, por isso, as ofertas de emprego não são tantas como aquelas que gostaríamos. Também na faculdade não é fácil conseguir uma colocação, até porque estas são para os alunos que demonstram excelência e relevância na área.

No entanto, não podemos dizer que deves desistir desta carreira, até porque tem a sua importância, assim como qualquer outra. E a verdade é que, quando sonhamos alto e com muita vontade de concretização, não há limites para a nossa força.

Vais ser capaz de ultrapassar todos os obstáculos se focares no teu objetivo e no teu sonho. Então, se queres ser Professor de Antropologia, estás no sítio certo!

Neste artigo vamos mostrar-te o que faz um Professor de Antropologia, as funções que ele tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho, assim como tudo o que precisas fazer para seguir esta profissão.

Estás curioso para saber mais sobre esta carreira?

Então segue connosco!

O que faz um Professor de Antropologia?

O Professor de Antropologia dá aulas desta disciplina aos alunos do secundário que tenham escolhido a Antropologia como disciplina opcional. Como esta é uma disciplina anual, o Professor tem como objetivo introduzir os alunos a esta ciência social.

Como tal, o programa da disciplina aborda diferentes temáticas essenciais da disciplina, como os legados da Antropologia biológica e da Antropologia social e cultural. O objetivo é trazer para a sala de aula questões essenciais na organização da vida humana, não só no passado, mas também no presente.

Esta disciplina está fortemente ligada a outras ciências sociais, como a Sociologia, a História e a Geografia. Por isso, devemos ter em atenção a relação entre a Antropologia e estas ciências sociais, também estudadas pelos alunos do secundário.

Num momento em que o conceito de globalização é tão real e presente, esta disciplina mostra-se muito importante. Não só o termo é abordado em sala de aula, como também se abordam temas relacionados, como, por exemplo, o multiculturalismo.

Quais as suas funções

A principal função do Professor de Antropologia no ensino secundário é introduzir os alunos a esta ciência social. Como esta é uma disciplina de apenas um ano, é importante que os Professores sejam capazes de apresentar a Antropologia como uma ciência poderosa nos tempos modernos.

Os alunos devem ser estimulados a aprender mais, mesmo fora das aulas, e procurar informações mais aprofundadas para que eles possam tornar-se cidadãos do mundo.

O Professor de Antropologia aborda, então, vários temas ao longo do ano letivo, entre os quais podemos mencionar, por exemplo:

  • O que é a Antropologia (o que é, domínios, trabalho de campo, noção holística e comuns de cultura)
  • Natureza e Cultura (animal humano, evolução humana, biologia e cultura, unidade e diversidade dos grupos humanos, construções culturais do corpo, comportamento e desenvolvimento cognitivo e tecnológico, artes do corpo)
  • Sociedades na história e na contemporaneidade (sociedades de caçadores-recoletores, pastoris, agrárias e industriais)
  • Organização social (família, idade, etnicidade e estratificação social)
  • Construção cultural das sociedades (ritual, religião, memória social)
  • Poder, dominação e resistência (formas de poder, sociedades com e sem Estado, dominação, resistência, ideologia, conflitos, movimentos sociais)
  • Diversidade das culturas (diversidade cultural, impacto da dominação colonial, racismo, etnocentrismo, culturas na globalização, universalidade de direitos humanos, multiculturalidade)

Na universidade, os Professores de Antropologia são responsáveis por dar informações aprofundadas sobre esta ciência social. Existem aulas de iniciação também, em cursos onde se inclua esta disciplina, mas também existem outras disciplinas específicas que requerem conhecimentos alargados em Antropologia.

Saídas no Mercado de Trabalho

O Professor de Antropologia pode trabalhar em escolas públicas e privadas do ensino secundário que ofereçam esta disciplina aos seus alunos. Como esta não é uma disciplina de base, algumas escolas não oferecem esta opção aos seus alunos, embora a sua maioria faça questão de dar essa possibilidade aos jovens.

Também poderá trabalhar em universidades, como Professor universitário. Se quiseres seguir este caminho, podes dar aulas no curso de Antropologia, mas também podes dar aulas noutros cursos que ofereçam esta disciplina no seu plano curricular.

Podes também dar aulas particulares a alunos do secundário e universitário que precisem melhorar as suas notas. Esta é uma excelente opção também se quiseres ter um dinheiro extra no fim do mês, até porque podes dar estas aulas nos teus tempos livres.

Como entrar na carreira de Professor de Antropologia?

Para seguires a carreira de Professor de Antropologia terás de fazer um mestrado em ensino da Filosofia. Poderás fazer a licenciatura em Antropologia, mas como precisas de um mestrado em ensino, e olhando para o grupo de recrutamento do secundário (410), a melhor alternativa é o mestrado em ensino da Filosofia. Este mestrado permite-te dar aulas de Antropologia, Sociologia, Psicologia e Filosofia.

No entanto, vale ressaltar que existem já tentativas de mudança neste sentido, pois espera-se que os Professores sejam pessoas da área, e não de outra. Afinal, temos de oferecer o melhor aos nossos alunos, e isso só se consegue quando temos conhecimentos na matéria.

Se quiseres seguir a carreira académica, terás de fazer um doutoramento em Antropologia. Vale dizer, mais uma vez, que é um caminho difícil e só os melhores conseguem ficar a dar aulas na faculdade. Por isso, dedica-te bastante no teu doutoramento e mostra que és uma mais-valia para a instituição.

No Brasil, o Professor de Antropologia só dá aulas na universidade e o requisito é também o doutorado na área ou então, no mínimo, uma pós-graduação.

Onde estudar para ser Professor de Antropologia?

Portugal:

Brasil:

Gostavas de ser Professor de Antropologia? Esta ciência social deixou-te fascinado e queres partilhar essa paixão com os outros? Então não desistas do teu sonho e segue em frente! Nós desejamos-te muito sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top