O trabalho inclusivo é, cada vez mais, uma exigência para as empresas. Foi a pensar nisso que nasceu a plataforma JustWork, com ofertas de emprego para pessoas com deficiência.
As empresas estão obrigadas a cumprir quotas para pessoas com incapacidades físicas ou mentais, o que valoriza ainda mais a importância do trabalho inclusivo. Contudo, nem sempre é fácil ter acesso a ofertas de emprego para pessoas com deficiência.
É, neste âmbito, do mercado de trabalho inclusivo que surge a plataforma JustWork, um projeto inovador da Comissão para a Pessoa com Deficiência de Cascais.
Apresentada como “uma solução 360º”, esta plataforma de “recrutamento inclusivo” pretende responder a quem procura ofertas de emprego para pessoas com deficiência e às empresas que desejam contratar.
Para isso, conta com parcerias com diversos empregadores, mas também com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). Conta ainda com a colaboração da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Lisboa, da Associação Empresarial de Cascais e do CRID – Centro de Reabilitação e Integração de Deficientes, entre outras entidades.
Nesta fase, o projeto abrange apenas Cascais e Oeiras, mas o objetivo é alargar a plataforma a outras zonas do país.
O que diz a lei sobre trabalho inclusivo?
As pequenas empresas com 75 a 100 trabalhadores estão obrigadas, desde fevereiro de 2024, a incluir 1% de trabalhadores com deficiência nos seus quadros. Essa é uma exigência da lei que já vigora nas médias e grandes empresas desde 2023, onde a quota é de 2%.
A legislação enquadra pessoas com deficiência com um grau de incapacidade igual ou superior a 60%. E as empresas que não cumprirem arriscam multas.
A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) realiza regularmente inspeções para confirmar que a lei está a ser cumprida. Mas também organiza ações de informação junto das entidades empregadoras sobre as normas do mercado de trabalho inclusivo.
Incentivos a empregadores para ofertas de emprego para pessoas com deficiência
O Estado português dá vários incentivos, incluindo apoios financeiros, para os empregadores integrarem pessoas com deficiência nas suas equipas.
Estes programas passam por facultar informação e orientações sobre como iniciar e acompanhar estes processos, mas também ajudam a adaptar os postos de trabalho e a eliminar eventuais barreiras arquitetónicas. Além disso, também fazem acompanhamento pós-colocação do colaborador/colaboradores.
Há ainda outros apoios para o desenvolvimento de competências, com estágios de inserção, contratos Emprego-Inserção e modalidades como “Emprego Protegido” e “Emprego Apoiado em Mercado Aberto”.
E para distinguir as boas práticas em termos de trabalho inclusivo, existe a “Marca Entidade Empregadora Inclusiva”. É atribuída de dois em dois anos às melhores empresas neste âmbito.
A importância da inclusão
A inclusão é um fator cada vez mais importante na nossa sociedade e também no mundo empresarial. Não é apenas uma questão de justiça social. Trata-se também de uma estratégia que pode incentivar a inovação, a satisfação dos colaboradores e melhorar o desempenho no mercado.
Estamos aqui a focar-nos na adaptação dos espaços de trabalho para pessoas com deficiência, por exemplo, em termos de acessibilidade, algo que também está previsto na lei. Mas quando falamos em trabalho inclusivo, é preciso olhar para além disso.
Trata-se, realmente, de implementar medidas e estratégias para melhorar o ambiente de trabalho, para que todos se sintam bem-vindos. Desse modo, toda a equipa poderá contribuir plenamente para o sucesso da empresa.
Como tornar o ambiente de trabalho inclusivo?
Alguns dos passos a dar nesse sentido são os seguintes:
- Promover a diversidade nos processos de recrutamento, abrindo a seleção a candidatos de diversas origens e com variadas capacidades e experiências;
- Incentivar a comunicação aberta, com a partilha transparente e segura de ideias e opiniões;
- Definir políticas para a igualdade de oportunidades e contra a discriminação;
- Formar os colaboradores para a importância da diversidade e da inclusão;
- Desenvolver um ambiente de trabalho respeitoso, seguro e acolhedor para todos, independentemente das suas diferenças;
- Promover a igualdade salarial;
- Dar a todos oportunidades de progressão na carreira;
- Valorizar a pluralidade como uma vantagem competitiva;
- Ajustar as práticas de trabalho para acomodar as necessidades de diferentes colaboradores.
No fundo, tornar o ambiente de trabalho inclusivo pode melhorar o bem-estar de todos os colaboradores, não apenas daqueles com deficiência. Assim, é importante apostar nisso, até porque está alinhado com as boas práticas de responsabilidade social.
As empresas que promovem a inclusão são vistas como mais responsáveis e podem, por isso, atrair clientes e talentos que valorizem a igualdade e a diversidade.
Abrir ofertas de emprego para pessoas com deficiência também incentiva a igualdade de oportunidades. Além disso, ajuda a desafiar e a mudar percepções negativas sobre as capacidades destes trabalhadores.
O trabalho inclusivo pode, portanto, trazer diversos benefícios para as empresas, com reflexos positivos para toda a sociedade.
1 comentário em “Plataforma de trabalho inclusivo tem ofertas de emprego para pessoas com deficiência”
Meu nome é José Antônio, de apelido tonho estou procurando uma empresa que me contrate,queria saber como posso desenvolver meu talento musicista de compor canções, deixo meu telefone a disposição de vcs /telefone fixo (11)2502-0463.Ac.Jose Antônio Galdino. AC.JUSTWORK.deus é bom o tempo todo, todo tempo ele me incluí em seu trabalho de talento e determinação dele de hoje que será o sucesso de amanhã. Obrigada Justwork,fico aguardando e a disposição de vcs com meu saudoso desejo e espera ansiosa da ligação de vocês