Professor de Português Adaptado a Alunos com Deficiência Auditiva

Professor de Português Adaptado a Alunos com Deficiência Auditiva

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

História Línguas Literatura

Idiomas:

Português

O Professor de Português Adaptado a Alunos com Deficiência Auditiva dá aulas de Português a alunos do ensino secundário que tenham deficiência auditiva. Esta profissão tem como objetivo adaptar o programa de Português, de forma a que os alunos surdos tenham os mesmos conhecimentos da Língua que os alunos ouvintes.

Sem dúvida, os estes Professores são peças centrais na garantia da igualdade de oportunidades. Sem eles, os alunos que sofrem de deficiência auditiva seriam incapazes de se integrarem numa sociedade cada vez mais competitiva.

Por isso, a equipa do Guia das Profissões deixa claro, aqui, o imenso orgulho nestes profissionais. Mais do que uma simples profissão, é uma missão de vida que agrega valor ético e moral a toda a nossa sociedade.

Se sentes que esta profissão é a certa para ti, se prezas pela igualdade de oportunidades e fazes disso bandeira, então estás no sítio certo!

Neste artigo vamos mostrar-te o que faz um Professor de Português Adaptado a Alunos com Deficiência Auditiva, quais as funções que tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho, assim como o percurso que tens de fazer para entrar nesta carreira.

Vens connosco?

O que faz um Professor de Português Adaptado a Alunos com Deficiência Auditiva ?

O Professor de Português Adaptado a Alunos com Deficiência Auditiva dá aulas de Português a alunos surdos no secundário. Sabendo que estes alunos não aprenderam a falar de forma natural, como acontece com os alunos ouvintes, então o Professor deve levar em conta as diferentes capacidades individuais.

Para os alunos surdos, a sua primeira Língua é a Língua Gestual Portuguesa. É essa que eles usam para se comunicarem. Por isso, esta deve ser o meio privilegiado para a transmissão das informações em sala de aula.

A Língua Portuguesa é, então, para eles, a sua segunda Língua, ou Língua não materna. A aprendizagem desta Língua é feita desde cedo, com o acompanhamento do Professor de Português L2 para surdos e devem ser usadas metodologias de ensino de segunda língua.

Como tal, o Professor de Português Adaptado a Alunos com Deficiência Auditiva usa a Língua Gestual Portuguesa para se comunicar, ao mesmo tempo que inclui o Português escrito, assim como faz uso, sempre que possível, de imagens que possam ajudar a explicar o conteúdo.

Quais as suas funções

O Professor de Português Adaptado a Alunos com Deficiência Auditiva tem como principal função formar os seus alunos em Língua Portuguesa. É importante referir que os conteúdos a estudar devem aproximar-se, o máximo possível, dos conteúdos dos alunos ouvintes.

No entanto, há que ter em consideração as capacidades de cada um dos alunos, adaptando o programa da melhor forma.

Regra geral, os Professores de Português Adaptado a Alunos com Deficiência Auditiva trabalham no desenvolvimento de processos cognitivos e linguísticos para que os seus alunos sejam capazes de compreender o que está escrito, mas que também sejam capazes de escrever.

Também dão ferramentas para que os alunos sejam capazes de interpretar textos escritos, assim como imagens, com dimensão simbólica.

Os alunos devem também aprender sobre, por exemplo:

  • Funcionamento da Língua
  • Gramática
  • Modo de estruturação de textos
  • Métodos de pesquisa, métodos e técnicas de registo e tratamento de dados (TIC)

Nas aulas, são apresentados autores contemporâneos, na sua maioria, tanto da literatura portuguesa, quanto da literatura universal. No entanto, também se abordam autores clássicos da literatura portuguesa. Ora vejamos!

  • Camões lírico
  • Sermão de Santo António aos Peixes, de Padre António Vieira
  • Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett
  • Poetas do século XX (Eugénio de Andrade, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner Andersen, Florbela Espanca e António Gedeão)
  • Textos dos media (crónicas, crónicas literárias, entre outros)
  • Contos/Novelas de autores do século XX (José Gomes Ferreira, Sophia de Mello Breyner Andersen, Luís Sepúlveda, Mário Dionísio, José Rodrigues Miguéis)
  • Conto de Eça de Queirós
  • Poesia de Cesário Verde
  • Fernando Pessoa (ortónimo e heterónimos)
  • A Mensagem, de Fernando Pessoa
  • Felizmente há luar, de Luís de Sttau Monteiro

Saídas no Mercado de Trabalho

O Professor de Português Adaptado a Alunos com Deficiência Auditiva pode trabalhar em escolas do ensino secundário, tanto no ensino público, como no privado. As vagas de trabalho não são muitas, até porque falamos de um número de turmas muito reduzido. No entanto, a vantagem é que também não existem assim tantas pessoas a concorrer às vagas.

As aulas individuais também são uma opção, pois existem muitos alunos que gostam de ter melhores rendimentos escolares e procuram ajuda extra. É uma boa oportunidade também para ganhares um dinheiro extra.

Podes, ainda, dar aulas na universidade, mas as vagas são muito poucas e a concorrência é forte.

Como entrar na carreira de Professor de Português Adaptado a Alunos com Deficiência Auditiva?

Se queres seguir a profissão de Professor de Português Adaptado a Alunos Surdos em Portugal, tens de fazer o Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos.

Já se quiseres dar aulas na universidade, terás de concluir o doutoramento na área. Como dissemos, a concorrência para estas vagas é muito alta. Por isso, só os melhores conseguem uma colocação. Se esse é o teu sonho, então dedica-te nos teus anos de estudo.

Onde estudar para Professor de Português Adaptado a Alunos com Deficiência Auditiva?

Portugal:

Queres ser Professor de Português Adaptado a Alunos com Deficiência Auditiva? Se sentes, de verdade, que essa é a profissão certa para ti, então investe na tua formação, pois vai valer a pena todo o esforço. Nós desejamos-te muito sucesso.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top