Acupuntura

acupuntura

A Acupuntura é uma prática chinesa milenar que conquistou o mundo ocidental de há uns anos a esta parte. Esta prática consiste numa série de técnicas terapêuticas que ajudam no alívio de vários sintomas e, por isso, é usada como um complemento à medicina tradicional, proporcionando bem-estar físico aos seus pacientes.

Outros nomes para esta profissão: Acupunctures, Acupunturista

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1500€ - 2000€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário, Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Biologia, Física, Matemática, Química
  • Idiomas: Inglês, Mandarim, Português

O acupunturista usa agulhas fininhas para poder ativar os centros nervosos do corpo e, assim, libertar das dores, melhorar o sistema imunológico e a circulação sanguínea.

Em Portugal, assim como no Brasil, esta prática tem ficado cada vez mais popular. No Brasil, a acupuntura até é oferecida pelo Sistema Único de Saúde, o que mostra a grande integração desta prática na sociedade. Sendo assim, as perspetivas de emprego são muito boas.

Se quer saber mais sobre esta profissão, então continue a ler este artigo e saiba em que consiste o trabalho dos acupunctores, ou acupunturistas, quais as funções que desempenham, as saídas no mercado de trabalho, e como pode entrar nesta carreira. Confira!

O que faz um Acupunturista?

O acupunturista utiliza agulhas muito finas para estimular as terminações nervosas do nosso corpo, ajudando no alívio de muitos sintomas, como, por exemplo, dores de cabeça, dores de costas, ansiedade, ou insónia.

Sem dúvida, já são conhecidas as vantagens desta prática em diversos problemas de saúde, como, por exemplo:

  • Ansiedade e depressão
  • Stress e esgotamento nervoso
  • Cefaleias
  • Asma
  • Gastrites
  • Sinusite e Rinite
  • Dores musculares e esqueléticas
  • Quadros de Paralisia cerebral

Esta prática também se mostra muito eficaz em casos de insónias e dores menstruais. Tem também mostrado bons resultados na diminuição dos efeitos colaterais da radio e quimioterapia.

Para poder ser um bom profissional da área, é essencial que seja uma pessoa que gosta de ajudar o próximo, que seja empático, que consiga comunicar tranquilamente com os pacientes.

Quais as suas funções

O principal objetivo da Acupuntura é de restabelecer o equilíbrio do corpo, diminuindo os sintomas de determinadas patologias e melhorando o sistema imunológico.

No entanto, estes profissionais podem atuar em diferentes frentes, tendo, assim, funções distintas em cada uma delas. Vejamos os diferentes tipos de Acupuntura!

  • Auricular ou Auroculoterapia – Pode usar agulhas, ou sementes de mostarda, e tem como intuito tratar doenças emocionais e físicas. Esta é uma técnica usada unicamente em diferentes pontos das orelhas.
  • Estética – O profissional foca em melhorar a aparência da pele, estimulando a produção de colágeno, a elasticidade, mas também atua na recuperação muscular, na regeneração celular e no combate à obesidade e celulite. Para o efeito, o acupunturista aplica agulhas na região da face, pescoço e cabeça.
  • Eletroacupuntura – O foco é o alívio de dores crónicas, como é o caso da fibromialgia. Pode ser útil também para tratar insónias, ansiedade, stress e depressão. Os profissionais usam agulhas ligadas a elétrodos, os quais enviam impulsos elétricos leves.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho em acupuntura é favorável, havendo inúmeras oportunidades de emprego na área. No Brasil, poderá trabalhar em hospitais e clínicas privadas. Em Portugal, esta prática não é integrada no Sistema Nacional de Saúde, então não é oferecido em hospitais.

Pode atuar como trabalhador independente, prestando serviços em consultório privado.

Alguns SPAS’s e Resorts também já oferecem este serviço para os seus clientes, então também existe a possibilidade de ser contratado para atuar nestes espaços (full ou part-time).

Outra área que tem tido um enorme crescimento é a acupuntura estética. Neste caso, o profissional dedica-se ao tratamento de estrias, obesidade, rugas, celulite, entre outros. Sendo assim, é possível, também, encontrar emprego em centros de estética, por exemplo, ou outros institutos de beleza.

Os profissionais da área da saúde que queiram investir nesta especialização, podem perfeitamente conciliar o seu trabalho como médico, enfermeiro, fisioterapeuta, ou outra, com a profissão de acupunturista, ou num consultório privado, ou então optando por consultas ao domicílio.

No Brasil, tem ainda a possibilidade de trabalhar para o SUS (Serviço Único de Saúde), que incluiu recentemente a acupuntura em vários estados do país.

Como entrar na carreira de Acupuntura

Para entrar na carreira de Acupuntura em Portugal é necessário ter um curso na área, assim como ter a carteira profissional dada pela Administração Central do Sistema de Saúde.

É muito comum os profissionais tenham uma licenciatura em Medicina Chinesa, mas não é exclusivo a eles. Por isso, vemos um número crescente de outros profissionais de saúde, como enfermeiros, por exemplo, a seguirem também esta carreira.

Os Médicos são os únicos profissionais aptos para praticar Acupuntura Médica, mas é necessário que tirem uma especialização nessa área.

No Brasil, a acupuntura é uma especialidade da Medicina. No entanto, a legislação em vigor não obriga que os acupunturistas sejam médicos. Existem muitos profissionais de saúde a atuarem na área, como biomédicos, fisioterapeutas, entre outros.

De fato, qualquer profissional que seja da área da saúde pode atuar na área, desde que tenha conhecimentos em fisiologia e anatomia. Para poder ser aceite como acupunturista, é necessário tirar um curso de especialização de Acupuntura.

O curso deverá ser concluído numa instituição de ensino que seja de referência, autorizado pelo Ministério da Educação.

Se não tem tempo para frequentar as aulas, existem várias instituições que dão a possibilidade de fazer o curso em modalidade semipresencial ou EAD.

Onde estudar Acupuntura

Portugal:

Brasil:

Quer apostar na sua carreira de Acupuntura? Então invista na sua formação profissional específica e consiga um emprego bem remunerado, com possibilidade de crescimento e muita realização pessoal!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima