Operador de Steady Cam

operador de steady cam

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Educação Física Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O operador de steady cam, tal como o nome indica, é o profissional que opera o steady cam, ou steadicam, (equipamento que estabiliza a câmara, evitando abanões, vibrações e tremores). É, portanto, um profissional que atua no cinema, televisão, entre outras produções audiovisuais.

Para quem gosta de cinema, poder atuar em filmagens é um verdadeiro privilégio, mesmo que em cargos considerados “menores”.

Embora muitas pessoas nem sequer saibam da existência de muitos profissionais que ficam “atrás das câmaras”, a verdade é que todos, sem exceção, desempenham um papel importante para garantir a qualidade de uma produção.

Sendo assim, qualquer profissional que esteja envolvido na produção cinematográfica é importante para o produto final.

Se és um apaixonado pela 7ª arte e por produções audiovisuais, mas se preferes ficar longe dos holofotes, então estás no sítio certo. Aqui, vamos dar-te a conhecer a profissão de operador de steady cam.

Estás curioso para saber mais sobre esta carreira? Então segue connosco!

O que faz um Operador de Steady Cam?

O operador de steady cam opera um equipamento estabilizador da câmara, quando esta é operada com a mão (sem suporte). Este equipamento é particularmente importante para cenas de ação, que envolvem muito movimento de câmara e que necessita de um acessório para que esta não esteja suscetível a trepidações e solavancos.

Como é um equipamento que nem sempre é usado, o operador não faz parte da equipa de filmagens como um efetivo.

É certo que, por essa razão, pode ser considerado como um trabalhador secundário. No entanto, o que seria de um filme se a câmara estivesse sempre a tremer? Pois é! Por isso, este operador é uma peça central, garantindo que todas as imagens têm qualidade.

Quais as suas funções

O operador de steady cam tem como principal função operar o steady cam, ou seja, o equipamento que serve para estabilizar a câmara durante as filmagens, sempre que esta tenha de ser operada na mão e quando esteja sujeita a solavancos, vibrações e trepidações.

Normalmente, este é um serviço contratado para cenas de ação e, portanto, não é requerido para todo o filme.

Mesmo não fazendo parte da equipa de filmagens, este profissional segue as ordens do diretor de fotografia, para que os planos definidos pelo realizador (diretor cinematográfico, no Brasil) sejam respeitados.

Saídas no Mercado de Trabalho

O operador de steady cam pode encontrar trabalho em qualquer produção audiovisual que precise de usar este equipamento nas suas gravações. Portanto, se quiseres seguir esta profissão, podes encontrar trabalho no cinema e televisão, principalmente.

Embora possam contratar para a gravação de anúncios de publicidade e para vídeos para a internet, é um mercado muito pequeno e sem grande expressão.

Infelizmente, em Portugal, assim como no Brasil, as produções em cinema não são muitas. Ora, se são poucas as produções nacionais, há poucas vagas de trabalho para os profissionais da área (ainda mais para o operador de steady cam, pois não é necessário na equipa e atua apenas em cenas em que se exige o equipamento em questão).

Embora a televisão ofereça mais oportunidades de trabalho, a verdade é que também não procura assim tantos operadores de steady cam, o que dificulta na hora de conseguires um trabalho.

Não fazendo parte da equipa de filmagens, contrata-se este profissional para um curto espaço de tempo, por um período pré-determinado.

Sendo assim, se quiseres seguir esta carreira, vais trabalhar como profissional freelancer, ou seja, serás um trabalhador autónomo. Como tal, terás de saber gerir muito bem o teu dinheiro e a tua carreira.

Nos meses em que tens trabalho, deves gerir o dinheiro de forma que esse compense os meses em que estarás em casa, sem trabalho nenhum.

Também é importante abrires portas para outros trabalhos, como assistente de operador de câmara, por exemplo, pois podes correr o risco de não conseguir trabalho como operador de steady cam por um período longo.

Como entrar na carreira de Operador de Steady Cam?

Se gostavas de trabalhar nas filmagens de um filme ou série, o mais importante é que te mostres uma pessoa solicita, proativa, e com vontade de aprender e trabalhar. Essas são características importantes para quem quer entrar na carreira de operador de steady cam.

Não existe um curso específico para quem quer seguir esta profissão. Portanto, uma forma de aprenderes esta arte é mesmo “entrando em ação”. Procura um estágio (pode ser não remunerado) que te permita aprender tudo sobre esta atividade.

Como dissemos, é difícil conseguirmos ter uma carreira estável no setor do audiovisual, ainda mais quando somos profissionais temporários, que não são necessários em todas as cenas e em todas as produções.

Sendo assim, o conselho da equipa do Guia das Profissões é que tenhas uma formação em câmara. Não só é bom para o teu currículo, como te permite trabalhar em outros cargos, como assistente de câmara, operador de câmara, clap loader, entre outros.

Uma das grandes vantagens em tirares um curso na área é que te permite conhecer várias pessoas do meio. Como a maior parte das vagas de emprego são preenchidas por meio de uma indicação ou recomendação de outros profissionais do meio, esta é uma oportunidade de trabalhares a tua rede de contactos.

Onde estudar para Operador de Steady Cam?

Como vimos, não há um curso ou formação para operador de steady cam. No entanto, uma formação em câmara/imagem pode ser muito boa, não só para entrares no mercado de trabalho, mas também para te permitir trabalhar noutros cargos similares.

Por isso, reunimos aqui alguns cursos que te podem interessar. Ora dá uma vista de olhos!

Portugal:

Brasil:

Gostavas de trabalhar como operador de steady cam? Então não deixes de procurar um curso interessante e que vá ao encontro das tuas expectativas e aspirações de carreira. Com toda a certeza, vais conseguir tudo aquilo que desejas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top