Comissário de Bordo

Comissário de bordo

Ser comissário de bordo é o sonho de muitos jovens! Sem dúvida, uma profissão fascinante! Viver em viagens é, com toda a certeza, aliciante. Por isso, esta é uma profissão com cada vez mais procura.

Outros nomes para esta profissão: Assistente de Viagem, Hospedeira de Bordo, Assistente de Bordo, Tripulante de Cabine, Aeromoça (Brasil)

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Línguas, Literatura
  • Idiomas: Espanhol, Francês, Inglês, Português

Uma das grandes dificuldades é lidar com o fuso horário. Muitas vezes nem vês a luz do dia, porque sais de um lado do mundo para outro, e as diferenças de horário fazem com que fiques 24 horas sem sol, ou vice-versa.

A grande vantagem é que podes conhecer muitos países e culturas enquanto trabalhas. Existe profissão melhor para quem adora andar de avião?!

Estás animado para saber mais? Então vem connosco porque vamos contar-te tudo sobre esta profissão!

O que faz um Comissário de Bordo?

O comissário de bordo também é chamado de assistente de viagem, assistente de bordo, tripulante de cabine, e, no caso das mulheres, hospedeira.

Se seguires esta profissão, vais acompanhar os viajantes e garantir o seu bem-estar. A maior parte das vezes trabalhas em aviões, mas também podes trabalhar em transportes de longo curso, como barcos, comboios (trens), ou camionetas que fazem viagens internacionais.

À chegada, vais receber os passageiros e indicar-lhes os lugares para se sentarem. Depois ajudas a guardar as bagagens de mão dentro do avião. Antes de o avião levantar voo, dás as orientações de segurança e asseguras-te que todos os passageiros estão com os cintos postos.

Durante a viagem, vais oferecer comida e bebida aos passageiros e tirar dúvidas que surjam. Algumas companhias aéreas podem pedir que vendas alguns artigos durante a viagem, como perfumes ou revistas, por exemplo.

É importante saberes várias línguas. O inglês, o francês e o espanhol são algumas das línguas mais importantes. Como tens passageiros de muitas nacionalidades, tens de saber comunicar-te com eles. Então, quanto mais línguas souberes, melhor!

Também é importante teres autocontrolo, porque podem surgir situações inesperadas. Quando acontece algo fora do normal, as pessoas entram em pânico, e é preciso teres raciocínio rápido, agilidade e boa comunicação para manter tudo na maior tranquilidade possível.

Rotina e monotonia não fazem parte do dicionário do comissário de bordo. Todos os dias são diferentes, e isso é algo que fascina muitas pessoas!

Sem dúvida, a monotonia de um trabalho de escritório não atrai muitas pessoas. Ora, isso não acontece nunca com os assistentes de viagem!

Ficaste com vontade de saber mais? Então continua connosco!

Quais as suas funções

O comissário de bordo tem muitas funções. Podemos falar aqui algumas. Ora vê!

  • Recebe os passageiros e verifica os seus bilhetes de viagem
  • Indica os lugares corretos
  • Ajuda a guardar as bagagens
  • Explica como e quando usar os equipamentos de emergência, como os coletes salva-vidas ou as máscaras de oxigénio, por exemplo
  • Conta os passageiros que estão no veículo
  • Fecha e abre as portas
  • Assegura que todas as condições de segurança são cumpridas
  • Dá informações aos passageiros
  • Serve refeições e bebidas
  • Vende artigos
  • Presta primeiros socorros, quando é preciso
  • Mantém as cabines limpas
  • Dá apoio a passageiros com necessidades especiais

Embora o teu trabalho seja dentro do avião, barco, ou outro, a boa notícia é que podes aproveitar os intervalos das viagens para conheceres as cidades e países que vais passando.

Por exemplo, sais de Lisboa às 19h e chegas a Paris às 21h. Mas depois só tens um voo no dia seguinte às 13h, de Paris para Londres. podes aproveitar essas horinhas para conheceres a cidade e passear um pouco.

É claro que esta é uma profissão para quem gosta mesmo de viajar pelo mundo todo. Vais passar muito tempo fora de casa e longe da família. É por isso que a maioria dos comissários de bordo são jovens. No entanto, não é um requisito para seres assistente de bordo.

Saídas no Mercado de Trabalho

Todas as companhias aéreas contratam comissários de bordo. Além disso, todas as empresas que façam viagens de longo curso, como cruzeiros, por exemplo.

O mercado de trabalho é muito bom, até porque se fazem cada vez mais viagens. A globalização fez com que as pessoas tivessem de viajar mais em trabalho. Além disso, uma melhor qualidade de vida faz com que as famílias consigam viajar de férias para o exterior com maior frequência.

É por isso que existe muito trabalho nesta área. Não só para o comissário de bordo, como para pilotos, co-pilotos, controladores de tráfego aéreo, e outros funcionários de viagens.

Como entrar na carreira de Comissário de Bordo

Para seres comissário de bordo precisas ter um curso de assistente de bordo e a licença para trabalhar na área.

Para entrares no curso, em Portugal, precisas ter o 12.º ano completo. A maioria dos cursos faz uma pré-seleção para garantir que tens boas condições físicas e mentais para exerceres as funções.

Além disso, precisas ter um atestado médico aeronáutico (Cabin Crew Medical Report), porque as companhias aéreas exigem esse atestado antes de contratarem. Obviamente, conhecimentos em língua inglesa são obrigatórios!

No Brasil, para conseguir fazer o curso de comissário de bordo, precisa ter o Ensino Médio regular e mais de 18 anos. Além disso, precisa fazer o exame médico da Agência Nacional de Aviação Civil (CMA de 2.ª classe).

Depois do curso, precisa fazer um teste da ANAC para avaliar os seus conhecimentos técnicos. Só depois tem a licença para trabalhar nas companhias aéreas.

Onde estudar para ser Comissário de Bordo

Portugal:

Brasil:

Ficaste animado para te tornar comissário de bordo? Então começa hoje a trabalhar para a tua carreira! Inscreve-te num curso para assistente de bordo, porque vai valer a pena cada segundo!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima