Adestrador (amestrador)

Adestrador

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

1000€ - 1500€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Biologia Educação Física Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Português

O adestrador, ou amestrador, é a pessoa que adestra animais, sejam eles domésticos ou selvagens. Ele treina os animais para mantê-los controlados e obedientes em diferentes situações.

O adestramento de animais já é uma arte antiga, mas tem vindo a marcar uma posição forte no mercado de trabalho, principalmente no que diz respeito aos animais domésticos.

Sem dúvida, os animais de estimação ganharam um estatuto especial nos últimos tempos. Hoje, muitas pessoas olham para eles como membros da família e, por isso, estão dispostos a gastar dinheiro para que eles sejam bem treinados, educados, e com qualidade de vida.

Ao mesmo tempo, em Portugal, assim como em vários outros países em todo o mundo, proíbe-se o uso de animais para entretenimento, como no circo, por exemplo.

Ora, o campo de atuação do adestrador está cada vez mais voltado para o mercado pet.

Se gostas de animais e se tens jeito para lidar com eles, então esta pode ser uma profissão excelente. Além de lidares com animais todo o dia, é uma oportunidade de carreira única, até porque estes serviços são cada vez mais procurados.

Ficaste curioso para conhecer um pouco mais sobre esta profissão? Então continua a ler este artigo porque vamos contar-te tudo o que precisas saber para entrares nesta carreira com o pé direito.

Vamos?

O que faz um adestrador?

O adestrador, ou amestrador, como também é chamado, trabalha no adestramento de animais domésticos, como cães, ou animais selvagens, como cavalos, por exemplo. Ele treina os animais para que os donos consigam controlar o seu comportamento em diferentes situações, assim como para que os animais sejam obedientes.

O tipo de trabalho a fazer é personalizado e depende sempre do objetivo do dono do animal. Por exemplo, pode ser preciso apenas um adestramento básico no caso de animais de estimação comuns, mas também pode ser preciso um adestramento de adaptação para cães-polícia ou cães-guia, por exemplo.

O adestramento de cães é uma das possibilidades apenas. É possível trabalhar com o adestramento de outros animais.

Os cavalos são animais que nos acompanharam ao longo dos séculos. No entanto, eles são animais selvagens que precisam ser adestrados para podermos cavalgar em segurança.

Sendo assim, os adestradores são as pessoas indicadas para educá-los e amestrá-los.

Durante muitos anos, os circos usaram animais para fazer alguns números. Era comum ver elefantes, tigres, leões, macacos nos espetáculos circenses. O adestrador era o “artista” que estava à frente desses números, pois era ele que treinava esses animais.

Embora ainda existam circos com animais, em Portugal, esta prática passou a ser proibida e, por isso, não podem ser adquiridos novos animais para integrar os números de circo. Sendo assim, a figura do adestrador de circo vai deixar de existir em breve, não só em Portugal, mas em todo o mundo.

Agora que sabemos um pouco mais sobre esta profissão, vamos ver quais as funções de um adestrador.

Quais as suas funções

A rotina de trabalho do adestrador não é fácil. É preciso ter bastante paciência para adestrar os animais, até porque a maioria dos animais que chegam às suas mãos são bastante complicados.

O primeiro passo é conversar com o dono do animal para perceber qual o objetivo do adestramento. Depois é preciso conhecer o animal. Estabelecer uma boa relação com o animal é essencial. Adestradores e animais têm de ter uma relação de cumplicidade e confiança.

Depois da conversa com o dono do animal e após conhecer o animal, é preciso elaborar o melhor método de adestramento. Cada animal é diferente e, por isso, os métodos são diferentes para cada um deles.

É preciso ter conhecimento das diferentes técnicas de adestramento para conseguir colher bons frutos. Ter em conta o objetivo do adestramento é igualmente importante.

Embora muito se fale sobre adestramento de animais, uma regra de ouro é nunca bater num animal.

Bater não é solução, nem se educa um animal assim. Quando batemos num animal, a única coisa que conseguimos é fazer com que ele sinta medo e é possível que ele ataque quando se sentir ameaçado.

A melhor forma de educarmos um animal é através da recompensa. Sempre que o animal se comporta bem, sempre que ele tem o comportamento desejado, oferecemos-lhe uma recompensa, como biscoitos ou ossinhos, por exemplo.

Os adestramentos mais comuns são os de cães e cavalos, mas os objetivos são diferentes. No caso dos cavalos, o adestramento de sela é o mais comum. Este adestramento tem como objetivo permitir que o cavalo seja montado e entenda os comandos dados.

Já no caso dos cães, os objetivos podem ser vários, como, por exemplo:

  • Caça
  • Trabalho para a polícia
  • Cão-guia
  • Proteção
  • Salvamento

Saídas no mercado de trabalho

O mercado de trabalho para o adestrador é favorável. Embora estável, tem mostrado um crescimento, apesar de lento. Temos assistido a uma preocupação crescente das pessoas com os seus animais de estimação. Existe uma “humanização” dos animais de estimação, como se eles fizessem mesmo parte da família.

Isso faz com que se procurem tratamentos e serviços cada vez mais especializados, como é o caso do adestramento de cães e gatos.

Portanto, se queres uma profissão que esteja diretamente ligada a animais e com uma boa perspetiva de emprego, ser adestrador pode ser a chave do sucesso.

Como entrar na carreira de adestrador?

Embora não exista uma formação mínima para te poderes tornar adestrador, tens de aprender as técnicas de adestramento corretas para conseguires fazer um bom trabalho. Já existem cursos de adestramento de animais e várias formações na área. Portanto, se queres entrar nesta carreira, não podes deixar de fazer uma formação.

Além do gosto genuíno por animais, é muito importante que o adestrador seja uma pessoa responsável, dinâmica, com muita paciência, calma, agilidade, organizada, com raciocínio rápido e uma boa capacidade de observação.

Onde estudar para adestrador?

Portugal:

Brasil:

Se o teu sonho é ser um adestrador, então não deixes de procurar sempre pelos melhores cursos e vai-te informando de formações específicas que vão aparecendo todos os anos. Estas formações são essenciais para conseguires um bom trabalho. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso na tua vida profissional.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top